Witbier com pimenta rosa e hibisco

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jul 22, 2014
Messages
11
Reaction score
1
Olá pessoal,

Fiz uma receita de Witbier este final de semana e gostaria da opinião
de vocês. Eu sempre fiz esta receta com limão e coentro, porém
desta vez quis mudar. Usei hibisco e pimenta rosa.

Para uma leva de 40 litros, usei:

6,2 kg de malte pilsen
2,30kg de trigo não maltado
0,60 kg de aveia em flocos

10g de lúpulo Nugget (first wort)
7g de lúpulo Nugget (60mim)
7g de lúpulo Nugget (30mim)
15g de lúpulo Ahtanum (20mim)
10g de lúpulo Ahtanum (5mim)

30g de hibisco aos 5mim
50g de pimenta rosa aos 5mim

1 pacote de levedura Fermentis S-33

Parada proteica - 50ºC por 30 mim
Sacarificação - 65ºC por 90mim
Mash out - 15min a 78ºc
Batch Sparge - 78ºc


1ª Fermentação 20ºC por 7 dias.
Clarificação/Maturação 2ºc por 7 dias.
Refermentação/Carbonatação na garrafa 15 dias.

Esta foi a receita criada, segue na 1ª fermentação
gostaria da opinião de vocês
Quando estiver pronto, posto aqui os resultados..

Cheers
:mug:
 
Nunca usei pimenta rosa (só malagueta numa IPA) mas sou perito em Hibisco, já fiz 8 Blonds e uma Saison com e bichinha. Pra 40 litros vc usou pouquíssimo, nem vai aparecer. Na minha última, a Saison Hibisco, usei, para um volume final de 65 litros, 150g nos 5min finais e mais 200g no final da fermentação secundária, pra dar cor. Deixa uma ácidez extremamente agradável e que eleva muito a drinkability. E o hibisco da maturação apenas adiciona cor, ela ficou cor de rosa bem forte mesmo, uma beleza!

Abraço!
 
Achei a foto e o rótulo da primeira Hibisco, base Blond Ale, foi minha segunda leva, em Março de 2012.

Abraço!
 

Attachments

  • Hibisco 2.jpg
    Hibisco 2.jpg
    54.6 KB · Views: 461
  • Hibisco.jpg
    Hibisco.jpg
    28.4 KB · Views: 627
1 pacote de fermento é muito pouco pra 40 litros. Sugiro usar 2 ou 3 pacotes.
 
Uma dúvida, uma witbier com hibisco não estaria quase virando uma saison?
Pergunto devido ao próprio nome do estilo.
 
Uma dúvida, uma witbier com hibisco não estaria quase virando uma saison?
Pergunto devido ao próprio nome do estilo.

Por que? são estilos diferentes...
Uma coisa uma coisa, outra coisa outra coisa... mesmo que o estilo da cerveja diga que ela é branca, se adicionar hibisco numa wit ela vai ter mais sabor, aroma e aparência e sensação de wit do que de saison, porque todos os outros ingredientes serão de wit... :D
 
falando em hibisco aqui só achei ele dissecado vendem em uns pacotinhos na feira é esse tipo mesmo usado ?
eles vendem aqui para fazer chá ..
 
Fala pessoal, obrigado pela opinião de vocês.

1º O fermento:
É a segunda geração (lama) do fermento, entre tando usei um pacote
para o 1º de 40L e a atenuação chegou em 1010. Eu sempre faço uma
reidratação e aero bem o mosto, assim consigo uma melhor eficiência
do fermento.

2º @paulopinho - O hibisco que utilizei foi o seco em pacotinhos :mug:

3º Sim, apesar de não ir limao e coentro ainda é uma wit. Engarrafei neste
final de semana, apesar de não ter gás ainda ficou show o resultado.
Se eu tivesse provado esta cerveja sem saber o que era, com certeza eu chutaria que seria uma wit.
A pimenta rosa substituiu muito bem o coentro.
Já o hibisco ficou show, bem cítrico.

Obs: coloquei mais 100g na maturação. Ficou um rosa bem claro, como um vinho rose. Na próxima receita colocarei mais hibisco na maturação.

Final de semana que vem irei provar. Postarei aqui os resultados e fotos
abraços
cheers

:tank: :mug: :ban:
 
Henrique. Esse hibiscus na maturação dá só cor nê? Como vc coloca esse hibiscus na maturação? Ferve em água para sanitizar?.
 
Oi cara.

Quero fazer uma cerveja desta mesma cor que a sua, e leve também. Pensei no Hibisco e agora vi suas dicas, muito boas por sinal. Mas gostaria de saber se só fica com essa cor se colocar hibisco na maturação também, porque eu queria que pudesse apenas na fervura já deixar esta cor. Não tem como né? Caso contrário eu teria que colocar hibisco demais e estragando o gosto talvez?
 
Já usei pimenta rosa em um witbier.

bom resultado.

Só um aviso aos alérgicos: Pimenta rosa é o fruto da aroeira, então alérgicos a planta devem ficar de olho.
 
Estava querendo usar pimenta rosa em uma witbier, mas não saberia quanto usar... você usou quanto na sua? como ficou? procuro algo q não fique muito marcante, pra não ficar enjoativo...

pensei em usar junto com coentro e a laranja, só como um plus, será que ficaria bom?

:mug:
 
Estava querendo usar pimenta rosa em uma witbier, mas não saberia quanto usar... você usou quanto na sua? como ficou? procuro algo q não fique muito marcante, pra não ficar enjoativo...

pensei em usar junto com coentro e a laranja, só como um plus, será que ficaria bom?
 
Estava querendo usar pimenta rosa em uma witbier, mas não saberia quanto usar... você usou quanto na sua? como ficou? procuro algo q não fique muito marcante, pra não ficar enjoativo...

pensei em usar junto com coentro e a laranja, só como um plus, será que ficaria bom?
Usei em torno de 10g para 18l de fervura.

Poderia ser um pouco mais.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Estava querendo usar pimenta rosa em uma witbier, mas não saberia quanto usar... você usou quanto na sua? como ficou? procuro algo q não fique muito marcante, pra não ficar enjoativo...

pensei em usar junto com coentro e a laranja, só como um plus, será que ficaria bom?
Usei em torno de 10g para 18l de fervura.

Usei 10g para 18l
Poderia ser um pouco mais.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
essa tal pimenta rosa ou aroeira não presta pra cerveja pelo menos para meu gosto e de uns amigos aqui que já usaram... e melhor usar pimenta jamaicana
 
Back
Top