Lupulagem Profunda. DIP HOP IPA by Duendes Barbudos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Gu_MAZZA

Well-Known Member
Joined
Mar 12, 2017
Messages
505
Reaction score
318
A Duendes Barbudos é por enquanto uma cervejaria experimental, a ideia é testar novos métodos, processos, receitas e tudo oq for diferente.
Aqui também é uma atrás da outra, não podemos perder tempo, deixa o tempo longo pra maturação apenas. :p

Nessa breja vamos testar o processo de Dip Hop, que consiste em adicionar os lúpulos no fermentador mais o mosto quente (uns 10%) e esse lúpulo vai ficar ali até o fim da fermentação e será removido aos poucos durante o cold cash.
Os lúpulos selecionados tem um alto nível de "survavible compounds" e foram escolhidos para um complementar o outro e assim não puxar somente para um perfil, há um equilíbrio entre os compostos "sobreviventes".

Volume do lote: 45L
Eficiência de 70%
6.2% ABV, 51 IBUs, 10 EBC

12Kg - Pale Ale - Malteurop

10g Warrior - first wort hopping
40g Ekuanot - 5mim
40g Idaho 7 - 5mim
30g Chinook - 5mim
110g Ekuanot - Dip Hop 70°C 50mim
110g Idaho 7- Dip Hop 70°C 50mim
70g Chinook- Dip Hop 70°C 50mim

*Dip Hop - os valores de temperatura e tempo foram uma tentativa de estipular o IBU, o processo foi executado adicionando o mosto a 80°C no fermentador e ficou por 60mim.

7.6g Cloreto de cálcio
8g Sulfato de magnésio
16.6g Sulfato de cálcio
1und pastilha Whirlfloc

1pct BRY-97 - dupla propagação com mosto a 1.035 e 1,6L, cada propagação utilizou metade do sachê.

Brassagem
45ºC - 5mim
65ºC - 60mim
78ºC - 5mim
97ºC - 60mim

Fermentação
20ºC - 5 dias (mas o tempo correto é até chegar numa atenuação de 70% pelo menos)
24ºC - 2 dias (descanso do diacetil, nessa etapa o tempo é até o diacetil sumir)
2ºC - 5 dias (cold crash)

Receita no BrewFather

IMG_20220208_093419.jpg

Para quem se interessar, as cervejas da Duendes Barbudos sempre faço storys no instagram e tem um destaque no meu perfil, é a terceira cerveja da saga Duendes Barbudos então cola lá, me segue e já dá um bizu nos destaques.
mazza_handmade_nametag (1).png
www.instagram.com/mazza_handmade
 
Dia da brassagem 08/02/22

Comecei a brassagem 9:00 da manhã pq num double-mash vai quase o dia todo. o_O
A receita foi dividida em duas e a fervura tbm teve que ter uma parte separada pq a panela ferve no máx 41L e eu tive 59L pra ferver.

No segundo Mash tive um B.O grande, a panela jogou mosto pra fora da panela e descobriu a resistência que logo começou a caramelizar e queimar o mosto, felizmente foi pouco e não deixou gosto nem aroma de queimado então acabei repondo mais uns 3L de água e finalizei a brassagem.

Faltando 30mim pro fim da fervura dei inicio ao Dip Hop.
Adicionei os lúpulos no fermentador e depois coloquei o mosto que fervi numa outra panela, foram aproximadamente 4L.

IMG_20220208_171627.jpg

IMG_20220208_171632.jpg


Mosto adicionado
IMG_20220208_172024.jpg


Lupulagem dos 5mim da fervura.
IMG_20220208_170436.jpg


Resolvi não esperar chegar na temperatura de fermentação então a levedura foi inoculada as 22hs do dia da brassagem com o mosto a 27°C.
O volume no fermentador foi de 40L, acho que acabei perdendo mais que os 3L que adicionei mas pelo menos a FG ficou dentro do esperado.
 
Last edited:
Hoje dia 10/02/22 a fermentação está no modo Super Fast, acho que a BRY está se achando uma Kveik. 😂

Como havia dito no diário da BR-Ale eu iria melhorar minha propagação, dito e feito e o resultado se vê nessa fermentação vigorosa e rápida.

BR - 01.jpg


Se ela continuar comendo desse jeito, em 48hs já atenuou tudo. 😎
BR - 02.jpg
 
Eu já venho a um tempo estudando e planejando fazer o Dip Hop e assim que peguei o cônico ele entrou na fila das brejas que vou fazer nele, daí o Jamal esses tempo começou a falar do DIP e então me elucidou algumas dúvidas que fez eu repensar a lupulagem que havia planejado.
Dá uma olhada no canal dele, tem informação bem interessante pra esse assunto.
 
Sexta 11/02

Subi a temperatura pra 24° pois o densímetro apresentava sinal de que iria estabilizar e o blow-off borbulhando menos, tive que me seguir por essas referências pois as amostras tirada pela torneira superior vinham carregadas de lúpulo e mesmo deixando decantar não sobrava líquido pra conseguir coletar e medir com o refratômetro. Coloquei o filtro DM-fit e foi impossível também pq praticamente não passava nem uma gota.
Dessa vez a medição com o Densímetro wi-fi não ficou precisa pq com certeza grudou krausen demais na tampa e consequentemente lúpulo pela quantidade e agitação que tinha, daí isso mudou o equilibro (angulo) do equipamento que é oq ele usa pra saber a densidade, mas ele fez sua função e conseguiu me mostrar que realmente a fermentação estava estabilizando e já era hora de algumas atitudes serem tomadas. Observe o gráfico.
BR - 03.jpg


Domingo 13/02

Pela manhã eu finalmente consegui retirar uma amostra suficiente pra que depois de decantada sobrasse alguma coisa límpida pra medir com o refratômetro. Com essa amostra fiz a medição e comprovei que o gráfico me mostrava a realidade mas com valores não precisos e então resolvi seguir com a cerveja normalmente.
Depois da observação fui começar a descida pro Cold Cash e quando chegou nos 18° então pensei em começar a remoção do trub pq pelo menos a levedura iria estar mais líquida se comparado com ela em temperaturas mais baixas. Tive que injetar algumas vezes CO2 pela torneira para conseguir descompactar e assim começar a remoção, que até o momento foram só 2L mas estimo que ainda tem mais uns 3L pra perder e isso já estava no planejamento.
WhatsApp Image 2022-02-13 at 16.03.23.jpeg


OBS: Os valores mostrados com amostras retiradas durante a fermentação e medidas no refratômetro, utilizo o app BrewKing para fazer a conversão e saber o real valor.
 
A Duendes Barbudos é por enquanto uma cervejaria experimental, [...]

Nessa breja vamos testar o processo de Dip Hop, [...}

Olheeee.... se eu não reutiliza-se a lama essa seria uma boa e diferente técnica de lupulagem a se fazer em especial em uma NEIPA...

Vou testar na ultima utilização de lama minha.... é algo que ta rolando na gringa? vou no google tb...
 
Olheeee.... se eu não reutiliza-se a lama essa seria uma boa e diferente técnica de lupulagem a se fazer em especial em uma NEIPA...

Vou testar na ultima utilização de lama minha.... é algo que ta rolando na gringa? vou no google tb...

Eu parei de reutilizar lama, a não ser Lager que vc faz uma breja só pra propagar a lama pra próxima.
Hoje em dia eu guardo alguns poucos ml da propagação anterior e só trabalho com propagação.


Pode até ser que de bom em NEIPAs (agora é só Hazy Ipa ... :p), mas teria que explorar o DH na breja também. Nessa resolvi testar só o Dip Hop e deixei a água com mais sulfato pra ficar bem seca e amarga tipo West Coast que só vai faltar o DH tbm pra chegar numa nessa. rsrsrsrsrs
 
Eu parei de reutilizar lama, a não ser Lager que vc faz uma breja só pra propagar a lama pra próxima.
Hoje em dia eu guardo alguns poucos ml da propagação anterior e só trabalho com propagação.


Pode até ser que de bom em NEIPAs (agora é só Hazy Ipa ... :p), mas teria que explorar o DH na breja também. Nessa resolvi testar só o Dip Hop e deixei a água com mais sulfato pra ficar bem seca e amarga tipo West Coast que só vai faltar o DH tbm pra chegar numa nessa. rsrsrsrsrs

Mas isso é certeiro MANO⚠! Nego que quer fazer IPA que nem eu com água da cachoeira que só dá Belga pode carca 1kg de lúpulo que ela não fica nessa pegada que nós ipalovers gostamos!

Custei a renovar menus paradigmas e depois do vídeo do JAMAL finalmente fiz uma IPA que coloca no chinelo...mas no chinelo mesmo, tipo, a roleta de 120 IBU que tomei estes dias a 20 mangos 500ml uhauhaua....

💯Como o fórum me ensinou muito, vou deixar a deixa máxima minha que descobri rsss , Faz um Dry Hoping desse blend a frio! É de babar os queixo kkkkk
Eu fiz em 90L .

Cryo de Cascade- 50gr
Eukuanot- 100gr
Azacca- 100gr

Á 7 dias do envase em 0 ou 6º .... mas andei tendo problema na última Red IPA com semelhante dosagem de tarl de Hop Creep , que nem sabia existir...depois vo pesquisar aqui no fórum a respeito.... fiquei sabendo hontem quando liguei pro pessoal da Lev Tek querendo izolar os bixo que tão pipocando garrafa aqui uhauhauha
 
Back
Top