WitBier 10 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fdonat

Member
Joined
May 6, 2016
Messages
6
Reaction score
2
Boa noite galera!!
primeiro post, primeira Wit!

até entao só fiz APA´s entao meu conhecimento nas belgas só veio do forum!!

quero fazer uma wit sabado e gostaria da opinião de voces sobre a receita que montei..
anexei a receita, mas basicamente pretendo usar (para 10 litros):
1,6 kg malte pilsen
1,0 kg trigo maltado
0,15 kg aveia (nao maltado)
0,07 kg acidificado

26g lupulo crystal @ 60
5g de coentro @ 10
20g casca laranja bahia @ 10

levedura T-58 1 pct

rampas mostura:
15min @ 42ºC
15min @ 56ºC
60min @ 64ºC

o que acham???
valeu!!
 

Attachments

  • Orwit.pdf
    116.7 KB · Views: 56
Boa noite amigo!

Já fiz Witbiers com o T58, e -para o meu paladar - não gostei. Prefiro o M21 ou o S33.
Normalmente, as receitas de Witbier levam trigo não maltado, que você não incluiu, e nunca usei malte acidificado.
Com relação as rampas, eu incluiria 10 de Mash Out a 77ºC.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Boa noite amigo!

Já fiz Witbiers com o T58, e -para o meu paladar - não gostei. Prefiro o M21 ou o S33.
Normalmente, as receitas de Witbier levam trigo não maltado, que você não incluiu, e nunca usei malte acidificado.
Com relação as rampas, eu incluiria 10 de Mash Out a 77ºC.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
Valeu! Quanto de trigo vc recomenda? Adiciono aos 42 tbm? Reduz um dos outros?
Abraço

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk
 
Valeu! Quanto de trigo vc recomenda? Adiciono aos 42 tbm? Reduz um dos outros?
Abraço

Enviado de meu SM-A710M usando Tapatalk


O que o @mferreira quis dizer é para você trocar o trigo maltado pelo trigo NÃO maltado..
 
Positivo. Perfeito o que disse o amigo @dcunhamaciel.
Pode fazer o Mash In nos 42ºC de todos os grãos.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
@fdonat não esqueça de verificar se a simples substituição irá manter os parâmetros da cerveja que você desenhou inicialmente. Talvez seja necessário ajustar a quantidade.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
@fdonat não esqueça de verificar se a simples substituição irá manter os parâmetros da cerveja que você desenhou inicialmente. Talvez seja necessário ajustar a quantidade.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
M21 a Mangroove é top.

Em tempo, eu só faço minhas Wits com trigo maltado normal, e uso alguma coisa de aveia, uns 10%.

Abraço,
 
M21 a Mangroove é top.

Em tempo, eu só faço minhas Wits com trigo maltado normal, e uso alguma coisa de aveia, uns 10%.

Abraço,

Algum motivo para usar o maltado ao invés do não maltado ???

Sempre usei o T-58, dá próxima vez vou usar o M21 para ver a diferença..
 
Algum motivo para usar o maltado ao invés do não maltado ???

Sempre usei o T-58, dá próxima vez vou usar o M21 para ver a diferença..
Sim.... trigo maltado não tem excesso de proteína, não tem excesso de beta glucans, não preciso fazer rampas, é mais fácil de conseguir, etc.

Ou seja, minha questão é o contrário...... "tenho algum forte motivo, que não seja tradição, pra usar trigo não maltado?".... não tenho. Já fiz testes, e com trigo não maltado, na minha visão, não há grandes vantagens, então faço o mais fácil e uso malte de trigo. :)
 
Boa noite galera!!
primeiro post, primeira Wit!

até entao só fiz APA´s entao meu conhecimento nas belgas só veio do forum!!

quero fazer uma wit sabado e gostaria da opinião de voces sobre a receita que montei..
anexei a receita, mas basicamente pretendo usar (para 10 litros):
1,6 kg malte pilsen
1,0 kg trigo maltado
0,15 kg aveia (nao maltado)
0,07 kg acidificado

26g lupulo crystal @ 60
5g de coentro @ 10
20g casca laranja bahia @ 10

levedura T-58 1 pct

rampas mostura:
15min @ 42ºC
15min @ 56ºC
60min @ 64ºC

o que acham???
valeu!!

Eu fiz uma com T-58 e gostei muito...

Coloquei limão siciliano e laranja na minha...ficou espetacular...

Experimente o limão ;)
 
Brassei uma Witbier e li muita coisa antes sobre uso de trigo maltado e não maltado. Uma das características que dizem vir do não-maltado é uma maior turbidez, que eu queria. Acabei usando 50% de cada junto com Pilsen.

Usei também, além de coentro, casca de bergamota, gengibre e pimenta vermelha. O gosto está fantástico! Picante mas sem exagero, e há apenas uma nota suave do gengibre (achei a Barco Thai Weiss muito puxada no gengibre).

Só que pré-maturei por 10 dias e ela ficou pouco turva para meu gosto. Na próxima devo deixar menos tempo na clarificação.

Prosit! :mug:
 
Faço como o @ kleberdiabolin citou: parte maltado e parte não. Provei uma que um amigo fez com limão siciliano que ficou muito boa.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Faço como o @ kleberdiabolin citou: parte maltado e parte não. Provei uma que um amigo fez com limão siciliano que ficou muito boa.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

Eu só fiz uma e fiz exatamente dessa forma...parte maltado e parte não?

Fiz assim, pois não tinha o não maltado suficiente...

Porém acredito que valha a pena testar, como sugeriu o Guenther, pois se a diferença for mínima, vale mais a pena usar o maltado, para não precisar ficar fazendo parada proteica...
 
poisé galera..
foi justamente oq li, que nao maltado é só mais trabalho e nao dá praticamente diferença no sabor/corpo etc.. de qualquer forma estou considerando a parada proteica!
vou tentar essa receita ai mudando para o M21 e depois posto aqui o resultado!!

valeu galera!!!
 

Latest posts

Back
Top