Ajuda com a Cerveja da Casa - Bolnd Ale 10L - BIAB

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celio Rubens

Active Member
Joined
Jan 13, 2021
Messages
27
Reaction score
2
Location
Piraju, São Paulo
Cerveja da Casa - Bolnd Ale 10L

Parâmetros aproximados:

OG: 1039
FG: 1008
ABV: 4%
IBU: 13
EBC: 6

Maltes:
1,6 kg Pilsen
200g Vienna

Lúpulos:
5g Nugget p/ amargor (adicionar no início da fervura).
5g Cascade p/ aroma (adicionar 5 minutos antes do fim da fervura).

Fermenmto:
11,5g US-05 (01 sachê).
Obs.: Não diz quanto do sachê é pra usar. 01 pacote acho que é muito.

Mostura:

Etapa 1: Aquecer a água (em média 2,6 L/kg de malte) a 66°C e manter durante 90 minutos.

Etapa 2: Elevar a temperatura para 76°C (Mash Out) e manter durante 5 minutos.

Etapa 3: Realizar a lavagem, utilizando 1,5x a quantidade de água inicial mantendo a temperatura a 76°C durante 10 minutos.

Fervura:
Realizar a fervura durante 60 minutos, adicionando os lúpulos nos tempos indicados acima. Obs.: ao iniciar a fervura procure ter em média 15% de água a mais do que o volume final desejado.

Fermentação e Maturação:
Fermentar por 7 dias a 19°C.
Marrurar por 10 dias a 5°C.

Priming:
Preparar a solução com 7g se açúcar por litro de cerveja, inserir na cerveja e mantê-la por 10 dias a 18°C.

... Salientamos que as quantidades de água se referem a uma média utilizada para equipamentos compostos por um caldeirão de mostura e um caldeirão de fervura. Para outros métodos, como BIAB pu Single Vessel, devem ser utilizadas as quantidades de acordo com o perfil de cada equipamento.

Essa é a receita que recebi com o Kit BIAB paras 10 litros. Na verdade a receita é vaga no que se refere ao meu equipamento que é o BIAB 10L...

Estou com dúvidas sobre essa receita e de como proceder para obter uma cerveja de boa qualidade.

Na etapa 1 diz que é pra aquecer 2,6L/kg de malte(1,8 de malte), ou seja: 4,68 litros de água.. não é pouca água para 10 litros de cerveja, ou pouco malte???

Na etapa 3 diz que é para fazer a lavagem com 1,5x a quantidade de água inicial(7,02 litros de água)... Mas no método BIAB não devemos colocar toda a água no caldeirão de mostura e não fazer a lavagem dos grãos???

Na fervura a obs. diz que é para iniciar a fervura com 15% a mais de água do que o volume final desejado... Mas dá pra fazer 10 litros de cerveja com só isso de malte???

Na verdade não sei quanto de água usar para essa quantidade de malte(1,8kg) se mesmo sendo um BIAB devo fazer a lavagem dos grãos... tô com medo de iniciar essa brassagem e estragar o material todo.

Meu kit é o BIAB de 10 litros composto por 1 caldeirão de 15,3L e um balde fermentador de 12,5L + saco de voil.

Desculpem-me pelo longo texto, mas é que tô perdido nessa receita da Casa da Cerveja.

Alguém pode me ajudar por favor???

Desde já agradeço muitíssimo!!
 
Coloquei a receita no Brewfather (recomendo que utilize algum software para mexer nas receitas) para ver se os parâmetros batem com o estilo. Pode observar que ABV, OG, FG IBU batem com o que vc descreveu....
Não acrescentei o fermento pq pode utilizar sem medo 1 pacote para 10l, não será muito. Dificilmente algum dia irá utilizar muito fermento em alguma receita.
Quanto à quantidade de água, já que utiliza BIAB, creio que com um volume pré-fervura de 15l está bom. Na imagem que acrescentei pra mim daria volume pré-frvura de 17l pq minha panela é de 45l, dai eu perco mais no fundo com o trub, logo ele já calcula que preciso de mais água. Mas isso se vc souber qnt perde na fervura e no trub já pode ter uma boa ideia da qnt de água pré-fervura.
1612542104146.png


Não sei qual o malte pilsen q vem na receita, pode ser que o SRM seja maior, eu coloquei como se fosse o Agraria, e o Vienna da Agraria tbm...

Abraço.
 
Coloquei a receita no Brewfather (recomendo que utilize algum software para mexer nas receitas) para ver se os parâmetros batem com o estilo. Pode observar que ABV, OG, FG IBU batem com o que vc descreveu....
Não acrescentei o fermento pq pode utilizar sem medo 1 pacote para 10l, não será muito. Dificilmente algum dia irá utilizar muito fermento em alguma receita.
Quanto à quantidade de água, já que utiliza BIAB, creio que com um volume pré-fervura de 15l está bom. Na imagem que acrescentei pra mim daria volume pré-frvura de 17l pq minha panela é de 45l, dai eu perco mais no fundo com o trub, logo ele já calcula que preciso de mais água. Mas isso se vc souber qnt perde na fervura e no trub já pode ter uma boa ideia da qnt de água pré-fervura.
View attachment 125758

Não sei qual o malte pilsen q vem na receita, pode ser que o SRM seja maior, eu coloquei como se fosse o Agraria, e o Vienna da Agraria tbm...

Abraço.
Obrigado pela atenção!

Meu caldeirão tem um Trub de: 1,300L, mas não sei a taxa de evaporação... nunca foi usado.
Já o fermentador tem um Trub de: 1,120L.

Os maltes não vêm especificado qual malte é... se é Agrária ou outro qualquer... não tenho como informar, a receita é muito vaga.

Você recomendou 15L de água iniciais para uma produção de 10L finais, então pergunto:
Não é pouco malte(1,8kg de malte) para tanta água???

Mais uma vez, muito obrigado por sua atenção!!!
 
Coloquei a receita no Brewfather (recomendo que utilize algum software para mexer nas receitas) para ver se os parâmetros batem com o estilo. Pode observar que ABV, OG, FG IBU batem com o que vc descreveu....
Não acrescentei o fermento pq pode utilizar sem medo 1 pacote para 10l, não será muito. Dificilmente algum dia irá utilizar muito fermento em alguma receita.
Quanto à quantidade de água, já que utiliza BIAB, creio que com um volume pré-fervura de 15l está bom. Na imagem que acrescentei pra mim daria volume pré-frvura de 17l pq minha panela é de 45l, dai eu perco mais no fundo com o trub, logo ele já calcula que preciso de mais água. Mas isso se vc souber qnt perde na fervura e no trub já pode ter uma boa ideia da qnt de água pré-fervura.
View attachment 125758

Não sei qual o malte pilsen q vem na receita, pode ser que o SRM seja maior, eu coloquei como se fosse o Agraria, e o Vienna da Agraria tbm...

Abraço.
Digitalizei a receita... veja aí como é vaga.
 

Attachments

  • Blond Ale 10L.png
    Blond Ale 10L.png
    273.8 KB · Views: 20
Como te falei, os parâmetros bateram, mas na faixa mínima para o estilo, seria o mínino de grãos necessários.
Se considerar esses valores que vc falou (1,3l de trub na panela + 1,1l no ferm. + 10% de evaporação (aproxim.) se utilizar 15L + 1,8l de absorção dos grãos), precisaria em torno de 15,7L pré-fervura (considerando 1,5L de evaporação +-).

Pode parecer pouco pq no BIAB vc usa toda água de uma vez só, mas creio que vai sair cerveja hahahaha
 
Como te falei, os parâmetros bateram, mas na faixa mínima para o estilo, seria o mínino de grãos necessários.
Se considerar esses valores que vc falou (1,3l de trub na panela + 1,1l no ferm. + 10% de evaporação (aproxim.) se utilizar 15L + 1,8l de absorção dos grãos), precisaria em torno de 15,7L pré-fervura (considerando 1,5L de evaporação +-).

Pode parecer pouco pq no BIAB vc usa toda água de uma vez só, mas creio que vai sair cerveja hahahaha
Muito agradecido por sua ajuda amigo!
 
Como te falei, os parâmetros bateram, mas na faixa mínima para o estilo, seria o mínino de grãos necessários.
Se considerar esses valores que vc falou (1,3l de trub na panela + 1,1l no ferm. + 10% de evaporação (aproxim.) se utilizar 15L + 1,8l de absorção dos grãos), precisaria em torno de 15,7L pré-fervura (considerando 1,5L de evaporação +-).

Pode parecer pouco pq no BIAB vc usa toda água de uma vez só, mas creio que vai sair cerveja hahahaha
Por favor, só mais um detalhe!

Meu caldeirão é de 15,3L, então terei que utilizar menos água do que você recomendou... e ainda tem a adição de 1,8kg de malte.

Posso utilizar 14L na pré-fervura e o restante de água utilizar em uma mini lavagem ou simplesmente adicioná-la na fervura?

Obrigado!!!
 
Eu colocaria 10L de água inicial, e após suspender o saco acrescentaria água até chegar na OG pré fervura (pode ser por lavagem que eu acho melhor ou simplesmente direto na panela). Recomendo atentar mais a OG pré fervura do que na quantidade de água, e também meça quantidade pré fervura e faça uma nova medição depois de 10 minutos, daí vc saberá a média de fervura do seu equipamento certinho...
 
Eu colocaria 10L de água inicial, e após suspender o saco acrescentaria água até chegar na OG pré fervura (pode ser por lavagem que eu acho melhor ou simplesmente direto na panela). Recomendo atentar mais a OG pré fervura do que na quantidade de água, e também meça quantidade pré fervura e faça uma nova medição depois de 10 minutos, daí vc saberá a média de fervura do seu equipamento certinho...
Olá, amigo!

Você me deu boas sugestões!
A sugestão do controle da OG é bastante interessante, não havia pensado nisso.
Pretendo fazer uma medição da água pré-fervura e depois de 15 minutos fazer outra medição para ter uma mésia, pois 15 x 4 = 60min... então saberia a taxa de evaporação do meu equipamento se é que eu entendi você direito.

O que você acha disso???

Muito obrigado por sua ajuda!
 
Olá, amigo!

Você me deu boas sugestões!
A sugestão do controle da OG é bastante interessante, não havia pensado nisso.
Pretendo fazer uma medição da água pré-fervura e depois de 15 minutos fazer outra medição para ter uma mésia, pois 15 x 4 = 60min... então saberia a taxa de evaporação do meu equipamento se é que eu entendi você direito.

O que você acha disso???

Muito obrigado por sua ajuda!
É exatamente isso que eu falei! Mas em 10', daí 10x6 = 60 minutos. Eu costumo me basear sempre na OG pré fervura, e ajusto a intensidade da fervura de acordo com o litragem final (claro que precisa saber a taxa primeiro). Obs: não teste com água porque dá diferença. Você terá que fazer umas 3,4 Brassagens pra ter certeza da sua taxa... Após isso, já ficará meio automático a quantidade de água que deverá usar.
 
Cerveja da Casa - Bolnd Ale 10L

Parâmetros aproximados:

OG: 1039
FG: 1008
ABV: 4%
IBU: 13
EBC: 6

Maltes:
1,6 kg Pilsen
200g Vienna

Lúpulos:
5g Nugget p/ amargor (adicionar no início da fervura).
5g Cascade p/ aroma (adicionar 5 minutos antes do fim da fervura).

Fermenmto:
11,5g US-05 (01 sachê).
Obs.: Não diz quanto do sachê é pra usar. 01 pacote acho que é muito.

Mostura:

Etapa 1: Aquecer a água (em média 2,6 L/kg de malte) a 66°C e manter durante 90 minutos.

Etapa 2: Elevar a temperatura para 76°C (Mash Out) e manter durante 5 minutos.

Etapa 3: Realizar a lavagem, utilizando 1,5x a quantidade de água inicial mantendo a temperatura a 76°C durante 10 minutos.

Fervura:
Realizar a fervura durante 60 minutos, adicionando os lúpulos nos tempos indicados acima. Obs.: ao iniciar a fervura procure ter em média 15% de água a mais do que o volume final desejado.

Fermentação e Maturação:
Fermentar por 7 dias a 19°C.
Marrurar por 10 dias a 5°C.

Priming:
Preparar a solução com 7g se açúcar por litro de cerveja, inserir na cerveja e mantê-la por 10 dias a 18°C.

... Salientamos que as quantidades de água se referem a uma média utilizada para equipamentos compostos por um caldeirão de mostura e um caldeirão de fervura. Para outros métodos, como BIAB pu Single Vessel, devem ser utilizadas as quantidades de acordo com o perfil de cada equipamento.

Essa é a receita que recebi com o Kit BIAB paras 10 litros. Na verdade a receita é vaga no que se refere ao meu equipamento que é o BIAB 10L...

Estou com dúvidas sobre essa receita e de como proceder para obter uma cerveja de boa qualidade.

Na etapa 1 diz que é pra aquecer 2,6L/kg de malte(1,8 de malte), ou seja: 4,68 litros de água.. não é pouca água para 10 litros de cerveja, ou pouco malte???

Na etapa 3 diz que é para fazer a lavagem com 1,5x a quantidade de água inicial(7,02 litros de água)... Mas no método BIAB não devemos colocar toda a água no caldeirão de mostura e não fazer a lavagem dos grãos???

Na fervura a obs. diz que é para iniciar a fervura com 15% a mais de água do que o volume final desejado... Mas dá pra fazer 10 litros de cerveja com só isso de malte???

Na verdade não sei quanto de água usar para essa quantidade de malte(1,8kg) se mesmo sendo um BIAB devo fazer a lavagem dos grãos... tô com medo de iniciar essa brassagem e estragar o material todo.

Meu kit é o BIAB de 10 litros composto por 1 caldeirão de 15,3L e um balde fermentador de 12,5L + saco de voil.

Desculpem-me pelo longo texto, mas é que tô perdido nessa receita da Casa da Cerveja.

Alguém pode me ajudar por favor???

Desde já agradeço muitíssimo!!

Olá amigo!

Realmente, eu não entendo porque as brewshops complicam tanto o método do BIAB que é para ser simples.

Nesse processo que eles citaram, você precisará de mais uma panela para fazer aquecer a água de lavagem.

De toda forma, minha recomendação seria:

1- Utilize uma proporção maior de agua/malte. 4 a 5 litros/kg. 2,6 litros/kg é uma proporção de tribloco, onde a lavagem é muito maior que a agua de mostura.

2- Para uma proporção de 5 litros/kg, você começará com aproximadamente 10litros para essa quantidade de malte.

3- Após a mostura, pela absorção dos grãos (aproximadamente 1,5 litro até 1,8 litro), você precisará adicionar cerca de 5 a 6 litros para ter na pre fervura algo entre 13 e 14 litros. Essa adição de agua pode ser tanto pela lavagem dos grãos (aumentando eficiência) ou diretamente no mosto.

4- Pos fervura você chegará em algo perto 11 litros

5- Consideranfo uma perda no trub de 1 litro você terá no fermentador 10 litros e conseguirá engarrafar cerca de 9 litros.

Uma observação: Essa quantidade de malte me parece bem baixa para uma OG de 1039 com BIAB onde a eficiência é menor.

No mais, boa sorte! Vai dar tudo certo!!

Um abração
 
Para este método BIAB, junto ao seu equipamento vai um passo a passo de como utilizá-lo com qualquer receita independente de qual seja, nele está escrito como trabalhar com a quantidade de água. Por isso na receita tem falando Para outros métodos, como BIAB ou Single Vessel, devem ser utilizadas as quantidades de acordo com o perfil de cada equipamento. No seu caso essa informação está na ali na apostila.

Simplificando, somando as quantias de água e se o resultado der 14 ou 15 litros utilize 2/3 disso até um pouco mais, para fazer a mostura, após quando remover os grãos pode por o restante no caldeirão jogando ou não por cima dos grãos na hora de remover o Bag.
Quando fizer uma receita e ver que sobrou mais espaço no caldeirão pode utilizar mais água inicialmente até encher ele, e deixar o mínimo para realizar a diluição posterior a mostura.
 
90 minutos na mostura acho exagerado, pois os maltes atuais são muito bem modificados.
Já 60 minutos na fervura com malte Pilsen acho arriscado para uma cerveja leve como esta.
Talvez 60 minutos na mostura seja suficiente. Faça o teste do iodo.
Na fervura, no mínimo 75min, na minha opinião.
Quanto à proporção de água mostura/lavagem eu utilizo 60%/40% no BIAB.
 
90 minutos na mostura acho exagerado, pois os maltes atuais são muito bem modificados.
Já 60 minutos na fervura com malte Pilsen acho arriscado para uma cerveja leve como esta.
Talvez 60 minutos na mostura seja suficiente. Faça o teste do iodo.
Na fervura, no mínimo 75min, na minha opinião.
Quanto à proporção de água mostura/lavagem eu utilizo 60%/40% no BIAB.
Amigo, agradeço muito suas considerações!!!
 
Considerando tudo o que foi dito aqui no forum, pretendo fazer o seguinte:

1- Mostura: Aquecer 10,5L de água, já com o Bag, a 72°C.

2- Adicionar os grãos; a temperatura cairá um pouco, deve ficar a 66°C e 68°C por 90 minutos. Fazer teste de iodo a partir dos 60 minutos.

3- Se necessário repetir o teste de iodo a cada 10 minutos até atingir o ponto ideal.

4- Mash Out: Elevar a temperatura a 76°C por 5 minutos.

5- Lavagem: Suspender o bag e lavar os grãos com cerca de 5L de água mantendo a temperatura a 76°C e até atingir a OG recomendada na receita.

6- Fervura: Ferver durante 60 minutos adicionando os lúpulos nos tempos indicados na receita.
Obs.: Iniciar a fervura com 15 a 20% de água a mais da quantidade desejada... cerca de 12 litros.

7- Quando completa a fervura desligar o fogo e fazer o "whirlpool" por alguns instantes.

8- Resfriamento: Resfriar o mosto abaixo de 30°C... transferir o mosto para o balde fermentador fazendo "Splash" para adicionar oxigênio.

9- Medir a OG: Se a OG for maior que a sugerida, diluir com mais água. Se estiver memor que a sugerida pela receita, manter a fervura por mais algum tempo.

10- Inoculação do fermento: Hidratar o fermento antes de adicioná-lo ao mosto. Para 1 pct de 11g, use entre 110 a 160 ml de água potável a uma temperatura aproximada de 24°C. Uma vez cheio o balde, adicionar a levedura, mexer o mosto e fechar o fermentador e coloque o "Airlock" com sanitizante.

11- Fermentação: Fermentar por 7 dias, temperatura de 19°C aproximadamente. Colher amostra DF.

12- Maturação: Maturar por 10 dias a 5°C.

13- Priming: Preparar uma solução com 60gr de açúcar refinado numa panela co 140 ml de água. Misturar bem e ferver por 2 ou 3 minutos, depois inserir ma cerveja e mexer devagar.

14- Envasar e manter a cerveja por 10 dias a 18°C.

O que os amigos acham desse procedimento???
 
Considerando tudo o que foi dito aqui no forum, pretendo fazer o seguinte:

4- Mash Out: Elevar a temperatura a 76°C por 5 minutos.

8- Resfriamento: Resfriar o mosto abaixo de 30°C... transferir o mosto para o balde fermentador fazendo "Splash" para adicionar oxigênio.

10- Inoculação do fermento: Hidratar o fermento antes de adicioná-lo ao mosto. Para 1 pct de 11g, use entre 110 a 160 ml de água potável a uma temperatura aproximada de 24°C. Uma vez cheio o balde, adicionar a levedura, mexer o mosto e fechar o fermentador e coloque o "Airlock" com sanitizante.

Celio, tenho um setup bem parecido com o seu. Quando comecei, fiz um passo-a-passo bem parecido com o seu e isso ajudou muito a organizar os processos, eu só mudaria algumas poucas coisas:
- 5lts de água para lavagem a 75ºC
- Mashout a 75ºC por 10min
- Transfiro abaixo de 30ºC e levo para a geladeira até abaixar para 18ºC
- Inoculo 1/2 pacote de levedura (faço duas receitas com um pcte)
Quanto a fazer duas receitas com um pcte de levedura, estou fazendo isso desde a 3 brassagem e estou gostando da experiência pq as brejas estão saindo bem boas, além de diminuir os custos.
Boas brassagens para você e para todos!
 
Considerando tudo o que foi dito aqui no forum, pretendo fazer o seguinte:

1- Mostura: Aquecer 10,5L de água, já com o Bag, a 72°C.

2- Adicionar os grãos; a temperatura cairá um pouco, deve ficar a 66°C e 68°C por 90 minutos. Fazer teste de iodo a partir dos 60 minutos.

3- Se necessário repetir o teste de iodo a cada 10 minutos até atingir o ponto ideal.

4- Mash Out: Elevar a temperatura a 76°C por 5 minutos.

5- Lavagem: Suspender o bag e lavar os grãos com cerca de 5L de água mantendo a temperatura a 76°C e até atingir a OG recomendada na receita.

6- Fervura: Ferver durante 60 minutos adicionando os lúpulos nos tempos indicados na receita.
Obs.: Iniciar a fervura com 15 a 20% de água a mais da quantidade desejada... cerca de 12 litros.

7- Quando completa a fervura desligar o fogo e fazer o "whirlpool" por alguns instantes.

8- Resfriamento: Resfriar o mosto abaixo de 30°C... transferir o mosto para o balde fermentador fazendo "Splash" para adicionar oxigênio.

9- Medir a OG: Se a OG for maior que a sugerida, diluir com mais água. Se estiver memor que a sugerida pela receita, manter a fervura por mais algum tempo.

10- Inoculação do fermento: Hidratar o fermento antes de adicioná-lo ao mosto. Para 1 pct de 11g, use entre 110 a 160 ml de água potável a uma temperatura aproximada de 24°C. Uma vez cheio o balde, adicionar a levedura, mexer o mosto e fechar o fermentador e coloque o "Airlock" com sanitizante.

11- Fermentação: Fermentar por 7 dias, temperatura de 19°C aproximadamente. Colher amostra DF.

12- Maturação: Maturar por 10 dias a 5°C.

13- Priming: Preparar uma solução com 60gr de açúcar refinado numa panela co 140 ml de água. Misturar bem e ferver por 2 ou 3 minutos, depois inserir ma cerveja e mexer devagar.

14- Envasar e manter a cerveja por 10 dias a 18°C.

O que os amigos acham desse procedimento???


Caro confrade, para a primeira leva, lembre-se de anotar tudo o que faz, para conseguir melhorar ou corrigir nas próximas.
Sobre seu processo, vamos lá:
Ao adicionar os grãos, lembre-se de desligar o fogo e controlar a temperatura constante, caiu 2º ligue o fogo, atingiu a temperatura, desligue, sempre mexendo o mosto, para manter a temperatura uniforme e evitar caramelização quando o fogo estiver ligado.
Sobre a quantidade de água na fervura, desencane, se estiver com a OG pré-fervura siga o jogo, e anote tudo, isso serve de parâmetro para conhecer seu equipamento pra próxima brassagem (sim, o resultado final será menos quantidade que o esperado, pelo menos na primeira brassagem).
Priming: Aqui você tem que tomar muito cuidado, essa opção que está fazendo é a melhor mas tem seus poréns. Se for adicionar toda a calda na cerveja, recomendo que faça a trasfega da cerveja para outro recipiente com o prime já dentro (misture a cerveja na calda e não a calda na cerveja, mas com cuidado, para evitar a oxidação). Se você misturar a calda no seu balde de fermentação e mexer, como sugerido, irá levantar toda a lama decantada com o cold e não será legal.
Sugiro ver o vídeo do Canal do Chopp, ele faz uma brassagem passo a passo, muito bom pra iniciantes.

Espero ter ajudado.
 
Celio, tenho um setup bem parecido com o seu. Quando comecei, fiz um passo-a-passo bem parecido com o seu e isso ajudou muito a organizar os processos, eu só mudaria algumas poucas coisas:
- 5lts de água para lavagem a 75ºC
- Mashout a 75ºC por 10min
- Transfiro abaixo de 30ºC e levo para a geladeira até abaixar para 18ºC
- Inoculo 1/2 pacote de levedura (faço duas receitas com um pcte)
Quanto a fazer duas receitas com um pcte de levedura, estou fazendo isso desde a 3 brassagem e estou gostando da experiência pq as brejas estão saindo bem boas, além de diminuir os custos.
Boas brassagens para você e para todos!
Olá amigo!

Agradeço suas dicas!
 
Caro confrade, para a primeira leva, lembre-se de anotar tudo o que faz, para conseguir melhorar ou corrigir nas próximas.
Sobre seu processo, vamos lá:
Ao adicionar os grãos, lembre-se de desligar o fogo e controlar a temperatura constante, caiu 2º ligue o fogo, atingiu a temperatura, desligue, sempre mexendo o mosto, para manter a temperatura uniforme e evitar caramelização quando o fogo estiver ligado.
Sobre a quantidade de água na fervura, desencane, se estiver com a OG pré-fervura siga o jogo, e anote tudo, isso serve de parâmetro para conhecer seu equipamento pra próxima brassagem (sim, o resultado final será menos quantidade que o esperado, pelo menos na primeira brassagem).
Priming: Aqui você tem que tomar muito cuidado, essa opção que está fazendo é a melhor mas tem seus poréns. Se for adicionar toda a calda na cerveja, recomendo que faça a trasfega da cerveja para outro recipiente com o prime já dentro (misture a cerveja na calda e não a calda na cerveja, mas com cuidado, para evitar a oxidação). Se você misturar a calda no seu balde de fermentação e mexer, como sugerido, irá levantar toda a lama decantada com o cold e não será legal.
Sugiro ver o vídeo do Canal do Chopp, ele faz uma brassagem passo a passo, muito bom pra iniciantes.

Espero ter ajudado.

Salve amigo!!!
Gostei de suas dicas.

Assisti o vídeo que você sugeriu e o Rodrigo do Canal do Chopp não fez o Mash Out, disse que no BIAB não se faz Mash Out.
Você teria algo a acrescentar sobre isso?

Muito agradecido!!!
 
Salve amigo!!!
Gostei de suas dicas.

Assisti o vídeo que você sugeriu e o Rodrigo do Canal do Chopp não fez o Mash Out, disse que no BIAB não se faz Mash Out.
Você teria algo a acrescentar sobre isso?

Muito agradecido!!!

Muitos dizem que o mash-out é atingido quando vc eleva pra fervura, mas eu sempre faço.
 
Back
Top