É possível fazer balde maturador com uma tupperware quadrada de 10 litros?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bduque

Well-Known Member
Joined
May 8, 2020
Messages
54
Reaction score
10
Location
Belo Horizonte
Olá
Sou novo por aqui
Estou na minha décima brassagem. Uso um freezer de 120 litros (baixinho) e consigo colocar dois baldes de 12 litros simultaneamente para fermentar e, posteriormente, maturar. Estou fazendo uma kveik fora dele porque quero acelerar pra suprir minha sede e conseguir esperar as carbonatações da despensa chegarem num nível aceitável, antes de tomar tudo.
Então... tenho uma tupperware grandinha, de 10 litros
13982721-D96A-42C0-B329-440BE16816EA.jpeg

Tipo está da foto. Pensei em colocar uma torneira nela e usar como balde maturador. Acho que ela veda bastante bem e poderia entrar num compartimento do freezer que fica inutilizado
7D0FC08A-B170-46AA-97AD-899B8D1FE9B2.jpeg

Nesta parte de cima é mais frio. Seu pq já congelei uma cerveja aí, enquanto as de baixo maturavam a 5 graus.
Tem problema eu usar a tupperware para maturar? Não sei como vou controlar a temperatura, mas são outros 500
Nunca mudei de balde pra maturar, então, uma pergunta que pode ser idiota, mas... tem que ter airlock em balde maturador?

muito obrigado por antecipado!
Tenho aprendido muito com vcs do fórum!!
Abraços!
 
Taca lhe pau marco véio... Se estiver bem sanitizada e vedar legal não vejo por que não usar .. nem precisa da torneira! Use uma mangueira para esvaziar quando terminar...
 
Taca lhe pau marco véio... Se estiver bem sanitizada e vedar legal não vejo por que não usar .. nem precisa da torneira! Use uma mangueira para esvaziar quando terminar...
Maravilha!!!
Muito obrigado!!
Isso vai agilizar bem minha produção!!
Abraço!
Que tamanho tem os fermentadores que você está usando?

12 Litros
Mas acabam recebendo uns 9 litros de mosto... fica mais de um litro no fundo com a lama (vou lavar a levedura, por isso não vou usar gelatina desta vez). Então devem ir para a tupperware uns 8 litros, no máximo 9
 
Você vai conseguir maturar uma no tupperware ao mesmo tempo que fermenta outra nos baldes? A diferença de temperatura do freezer em cima é suficiente?
 
Amigo
Olá
Sou novo por aqui
Estou na minha décima brassagem. Uso um freezer de 120 litros (baixinho) e consigo colocar dois baldes de 12 litros simultaneamente para fermentar e, posteriormente, maturar. Estou fazendo uma kveik fora dele porque quero acelerar pra suprir minha sede e conseguir esperar as carbonatações da despensa chegarem num nível aceitável, antes de tomar tudo.
Então... tenho uma tupperware grandinha, de 10 litrosView attachment 123522
Tipo está da foto. Pensei em colocar uma torneira nela e usar como balde maturador. Acho que ela veda bastante bem e poderia entrar num compartimento do freezer que fica inutilizadoView attachment 123524
Nesta parte de cima é mais frio. Seu pq já congelei uma cerveja aí, enquanto as de baixo maturavam a 5 graus.
Tem problema eu usar a tupperware para maturar? Não sei como vou controlar a temperatura, mas são outros 500
Nunca mudei de balde pra maturar, então, uma pergunta que pode ser idiota, mas... tem que ter airlock em balde maturador?

muito obrigado por antecipado!
Tenho aprendido muito com vcs do fórum!!
Abraços!

Amigo, tem um canal no youtube que se chama "Tulio Costa", ele mostra o passo a passo de uma cream ale que maturou em um tapoware(acho que é assim que se escreve. rsrsr). O cara é gente boa, responde as dúvidas e ajuda bastante.
 
Obrigado a todos pelas respostas!
Vou dar meu relato.
Eu havia resultado, em uma só brassagem, três baldes com og baixa (infelizmente... estou me adaptando ao equipamento novo), 1050. Coloquei dois pra fermentar no freezer a 18 graus com Nottingham e um de fora com vos kveik da lallemand. Botei o kveik na tupperware, depois de fermentar, e deixei de fora do freezer pra curtir o dry hopping. Peguei de volta o fermento pra reaproveitar e, ontem, como aqui está muito frio à noite, pus no freezer, subindo a temperatura para 20,5 graus, pra já entrarem as nottingham no descanso do diacetil.
Não sei pq só atenuaram até 1012, uma nottingham e a kveik (a outra não testei, julguei desnecessário).
a diferença de temperatura entre a parte de baixo e de cima do freezer foi ilusória. Fica só entorno de 0,5 grau. Mas como o potenciômetro do freezer quebrou, me sempre que liga, vem no máximo. Qualquer dia desses eu conserto. Só isso pode explicar uma garrafa congelar encima, quando embaixo estava setado a 5 graus.
Enfim, está dando certo. Quando eu tiver mais coragem e sede, preparo a tupperware para testar como fermentador.
Abraços para todos que me ajudaram!!
 
Olá
Sou novo por aqui
Estou na minha décima brassagem. Uso um freezer de 120 litros (baixinho) e consigo colocar dois baldes de 12 litros simultaneamente para fermentar e, posteriormente, maturar. Estou fazendo uma kveik fora dele porque quero acelerar pra suprir minha sede e conseguir esperar as carbonatações da despensa chegarem num nível aceitável, antes de tomar tudo.
Então... tenho uma tupperware grandinha, de 10 litrosView attachment 123522
Tipo está da foto. Pensei em colocar uma torneira nela e usar como balde maturador. Acho que ela veda bastante bem e poderia entrar num compartimento do freezer que fica inutilizadoView attachment 123524
Nesta parte de cima é mais frio. Seu pq já congelei uma cerveja aí, enquanto as de baixo maturavam a 5 graus.
Tem problema eu usar a tupperware para maturar? Não sei como vou controlar a temperatura, mas são outros 500
Nunca mudei de balde pra maturar, então, uma pergunta que pode ser idiota, mas... tem que ter airlock em balde maturador?

muito obrigado por antecipado!
Tenho aprendido muito com vcs do fórum!!
Abraços!

Resposta rapida: SIM DÁ!
Até caixa organizadora de plastico eu já vi usar e fazer cerveja boa! rsrs
 
Back
Top