Produzir 200 litros - DICAS/AJUDA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ygor Soares

Well-Known Member
Joined
Jun 21, 2020
Messages
78
Reaction score
26
Location
Belo Horizonte
Olá pessoal!

Comprei um freezer Metalfrio D420 (419 litros) e estou querendo fermentar e maturar 200 litros de cerveja nele.

Atualmente faço 40 litros de cerveja em uma bombona de 50l, com uma panela de 27 litros (faço duas brassagens para completar o volume de fermentação)

Meu set cervejeiro é totalmente básico. Tenho uma panela de mostura de 27 litros e uma de lavagem de 15 litros. Então eu faria 10 brassagens( Vou tentar fazer em três dias) para completar esse volume de 200 litros. ( Insano isso hehe)

Vocês me indicam comprar mais 3 bombonas de 50L ou compro menores ( 20l ou 30l, por exemplo)? Minha limitação está no peso, senão colocaria duas de 100 e pronto.

Alguém aqui já fez várias brassagens para completar um volume específico para fermentação?

Além dessa dica, teriam alguma recomendação?
 
Eu iria na de 60 litros, 50 final em cada e com espaço suficiente para a fermentação acontecer sem problema de transbordamento. 4 bombonas e fecha os 200 litros. Todo mundo feliz !
 
Cuidado pra não dar um tiro no pé... 10 brassagens em dois dias é bem complicado. Mas enfim, as bombonas você pode optar pelas de 50 ou 60... Na real, se fosse eu no seu caso não faria essa loucura não. Faria aí no máximo 3 brassagens por dia (eu passo uma semana inteira todo mês fazendo 2 por dia e é bem complicado). Sendo assim, você poderia por exemplo encher uma bombona por dia ou até duas, fazendo uma receita mais concentrada e diluindo em água no fermentador.

E aproveitando, tenho bombonas de 50 e 60 pra vender completas, parei de usar a uns três meses porque comprei uns fermentadores cônicos.
Estão todas completas em ótimo estado com poço em inox, torneira 29E redutor de sedimentos, se tiver interesse chama no whats que a gente negocia. Tenho TB 2 fermentadores de polipropileno 110L cônico a venda
 
Cuidado pra não dar um tiro no pé... 10 brassagens em dois dias é bem complicado. Mas enfim, as bombonas você pode optar pelas de 50 ou 60... Na real, se fosse eu no seu caso não faria essa loucura não. Faria aí no máximo 3 brassagens por dia (eu passo uma semana inteira todo mês fazendo 2 por dia e é bem complicado). Sendo assim, você poderia por exemplo encher uma bombona por dia ou até duas, fazendo uma receita mais concentrada e diluindo em água no fermentador.

E aproveitando, tenho bombonas de 50 e 60 pra vender completas, parei de usar a uns três meses porque comprei uns fermentadores cônicos.
Estão todas completas em ótimo estado com poço em inox, torneira 29E redutor de sedimentos, se tiver interesse chama no whats que a gente negocia. Tenho TB 2 fermentadores de polipropileno 110L cônico a venda

Então meu caro, me passa seu contato de whats pra gente negociar umas bombonas...
 
Estpu pensando em comprar uma panela de 60 litros pra agilizar esse processo.
Tenho a venda uma N60 de 125 litros com tampa e torneira e uma outra N45 que usava dentro dela, furada nas laterais com fundo falso em inox... Já fiz 80L nela, mas normalmente eram levas de 50 a 60. 1200,00 leva as duas com a bomba de recirculação e uma bombona de 50L
 
Dúvida de curioso: como vocês envasam, carbonatam e armazenam esse tanto de cerveja?

Sempre encontrei aí o limite para eu aumentar minha produção.
 
Uma pergunta simples, esse seu freezer que comprou é horizontal? Tenho bombonas de 60 lts para fermentação e de 50 lts para maturacao, nao cabem mais que duas no freezer!
 
Uma pergunta simples, esse seu freezer que comprou é horizontal? Tenho bombonas de 60 lts para fermentação e de 50 lts para maturacao, nao cabem mais que duas no freezer!

O meu freezer é da marca Metalfrio d420 com 419 litros, horizontal. Ele tem 1331 mm x 690 mm. Nele eu coloco 6 bombonas de 50 litros e mais duas de 20 litros no compartimento menor que fica na divisória encima do motor. E cabe facilmente.
 
Dúvida de curioso: como vocês envasam, carbonatam e armazenam esse tanto de cerveja?

Sempre encontrei aí o limite para eu aumentar minha produção.

Divido o mosto a ser fermentado em alguns fermentadores. Utilizo o método no chill. Vou deixando as bombonas com mosto atingirem a temperatura de inoculação enquanto mais mosto é produzido. Quando estão todas na temperatura ideal, inoculo o fermento e segue o jogo. Isso não interfere na qualidade da cerveja. Na Austrália, por exemplo, é muito comum comprar galões de mosto pronto e só inocular e fermentar como quiser em casa. Mas voltando a sua dúvida. Divido o envase e o priming em dois dias. O armazenamento faço em caixas de cerveja em um canto da casa. Moro sozinho e tenho espaço hehe.
 
Divido o mosto a ser fermentado em alguns fermentadores. Utilizo o método no chill. Vou deixando as bombonas com mosto atingirem a temperatura de inoculação enquanto mais mosto é produzido. Quando estão todas na temperatura ideal, inoculo o fermento e segue o jogo. Isso não interfere na qualidade da cerveja. Na Austrália, por exemplo, é muito comum comprar galões de mosto pronto e só inocular e fermentar como quiser em casa. Mas voltando a sua dúvida. Divido o envase e o priming em dois dias. O armazenamento faço em caixas de cerveja em um canto da casa. Moro sozinho e tenho espaço hehe.
200 litros em primming, temos um herói aqui.
 
Ygor,
Pra fazer essa quantidade de 200 l , a mosturação em partes não vejo problema.
Mas você precisa de pelo menos uns 5 post mix de 19 l para carbonatar em duas levas com CO2.
Fazendo priming dificilmente você terá padronização de todas as garrafas, sem falar da oxidação, da trabalheira e risco de explosão em série.
Essa litragem já não é mais artesanal caseira. Dá pra fazer, mas precisa de equipamentos, se você investir num fermentador de inox pressurizável daí sim, já sai carbonatada do fermentador para a garrafa. Fica a dica!
 
200 litros em primming, temos um herói aqui.
E ai galera.... Eu estou fazendo atualmente 200 litros por leva... Temos uma panela de fervura de 270litros.....depois da fermentação Coloco 50 litros no post mix e barril... O resto primming na garrafa. Faço o primming pra 50 litros... Na trasfega para o a bombona coloca uns 5 litros de breja e o primming, no final da transferência já vai ter tudo bem homogêneo sem aeração.

Confesso que não é muito prático... Muito a melhorar ainda mas estamos indo....
 
Ygor,
Pra fazer essa quantidade de 200 l , a mosturação em partes não vejo problema.
Mas você precisa de pelo menos uns 5 post mix de 19 l para carbonatar em duas levas com CO2.
Fazendo priming dificilmente você terá padronização de todas as garrafas, sem falar da oxidação, da trabalheira e risco de explosão em série.
Essa litragem já não é mais artesanal caseira. Dá pra fazer, mas precisa de equipamentos, se você investir num fermentador de inox pressurizável daí sim, já sai carbonatada do fermentador para a garrafa. Fica a dica!

Guaraci, obrigado pelas dicas.

Tem dois anos que faço, regularmente, 40 litros de cerveja em casa. Sempre rende em torno de 65 garrafas. Faço priming com exatamente a mesma quantidade de açúcar (esterilizada) em cada garrafa, pois já compro a medida correta pronta. Nunca houve problemas com a carbonização, aliás, estão sempre ótimas. O que eu vou fazer é simplesmente dividir em 5 seções.
 
Last edited:
200 litros em primming, temos um herói aqui.

Opa!

Assim como eu comentei com o Guaraci, faço regularmente 40 litros de cerveja já a dois anos. Rende sempre em torno de 65 garrafas.
Compro o priming já pronto, na medida correta de uma garrafa de 600 ML. Coloco o açúcar, coloco a cerveja e envaso as 65.
O que eu farei é multiplicar por 5 esse trabalho.
Nada de "sobrenatural" hehehe.
 
Opa!

Assim como eu comentei com o Guaraci, faço regularmente 40 litros de cerveja já a dois anos. Rende sempre em torno de 65 garrafas.
Compro o priming já pronto, na medida correta de uma garrafa de 600 ML. Coloco o açúcar, coloco a cerveja e envaso as 65.
O que eu farei é multiplicar por 5 esse trabalho.
Nada de "sobrenatural" hehehe.
Garrafas novas ou reaproveitadas?
Realmente eu "tô perplecto"
 
Perplecto é ótimo, me lembra o Gil Brother Away.

Utilizo garrafas reaproveitadas. Tem uma casa de eventos que fica na esquina de minha casa que me fornece, toda semana, as garrafas "frescas", ou seja, recém utilizadas.

Muito raramente eu compro algumas pra completar o volume.

No mais é:

Agua, sabão, escovar e escorrer > iodofor e escorrer> Alcool 70 e escorrer. Em cada uma delas.
 
Hermanito, vai produzindo de acordo com a sua disponibilidade esses 200l e mantendo o freezer sempre em uso.

Se quiser variar estilos, faça alguns que sejam fermentados e maturados na mesma faixa de temperatura (Pale Ale e Dry Stout, por exemplo).

Mas 10 brassagens em 2/3 dias é coisa sobrehumana...
 
E ai galera.... Eu estou fazendo atualmente 200 litros por leva... Temos uma panela de fervura de 270litros.....depois da fermentação Coloco 50 litros no post mix e barril... O resto primming na garrafa. Faço o primming pra 50 litros... Na trasfega para o a bombona coloca uns 5 litros de breja e o primming, no final da transferência já vai ter tudo bem homogêneo sem aeração.

Confesso que não é muito prático... Muito a melhorar ainda mas estamos indo....
No auge da minha produção, era 180l envasados todo final de semana com primming. Basta um auxílio do escorredor de garrafas na limpeza e uma seringa no envase que resolve o problema da oxidação e resíduo de alvejante.
 
Hermanito, vai produzindo de acordo com a sua disponibilidade esses 200l e mantendo o freezer sempre em uso.

Se quiser variar estilos, faça alguns que sejam fermentados e maturados na mesma faixa de temperatura (Pale Ale e Dry Stout, por exemplo).

Mas 10 brassagens em 2/3 dias é coisa sobrehumana...

Pois é. Vou comprar uma panela de 60 litros pra reduzir esse trampo.
 
O meu freezer é da marca Metalfrio d420 com 419 litros, horizontal. Ele tem 1331 mm x 690 mm. Nele eu coloco 6 bombonas de 50 litros e mais duas de 20 litros no compartimento menor que fica na divisória encima do motor. E cabe facilmente.

Cara, dá uma avaliada boa nessa premissa sua. Eu tenho um metalfrio de 546L e consigo colocar no maximo 3 bombonas de 60L e uma de 50L (isso porque eu subi a tampa na parte do motor com madeira). Confere ai as fotos das que estao no cold agora mesmo...

Eu estou fazendo 230L em sistema de BIAB e transfego tudo para kegs e faço carbonatação forçada. Se precisar de alguma dica só me chamar.
 

Attachments

  • freezer2.jpeg
    freezer2.jpeg
    30.7 KB · Views: 14
  • freezer1.jpeg
    freezer1.jpeg
    39.5 KB · Views: 16
Cara, dá uma avaliada boa nessa premissa sua. Eu tenho um metalfrio de 546L e consigo colocar no maximo 3 bombonas de 60L e uma de 50L (isso porque eu subi a tampa na parte do motor com madeira). Confere ai as fotos das que estao no cold agora mesmo...

Eu estou fazendo 230L em sistema de BIAB e transfego tudo para kegs e faço carbonatação forçada. Se precisar de alguma dica só me chamar.


Opa!

Quero sim contar com a sua ajuda. Vou mandar as fotos das minhas.
 
Back
Top