Winter Specialty Spiced Beer

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Joined
May 19, 2015
Messages
200
Reaction score
68
Oi Galera!
Friozinho já chegou com tudo e gostaria de brassar uma cerva com a cara do inverno. Pesquisando o BCJP cheguei neste estilo que achei bem interessante.

Vamos a receita para 20 litros:

OG:1.062
FG:1.016
ABV: 6.02%
IBU: 25.45
SRM: 16.74


Fermentáveis:
4.7 kg de Pilsen --- 80%
0.6 kg crystal 120L --- 10%
0.6 Kg açucar mascavo --10%

Lúpulo:
Segundo o estilo, apenas para amargor.
15g de magnum aos 60 minutos de fervura.

Fermento:
Aqui se encontra minha maior dúvida. Qual fermento usar?
pensei no S-04 mas vi uma receita gringa que o cara usou o US-05.
Como sou iniciante ainda, não conheço o perfil destes fermentos, vou usar o US-05 pela primeira vez em uma APA neste final de semana, então não tenho opinião. Pensei no T-58, mas dai o estilo muda para Belgian Specialty Ale, visto que para este estilo pode praticamente tudo.

Adjuntos:
Cravo da india (7 unidades) à 10 min de fervura
150g de Gengibre à 15 min de fervura;


O que acham? Gostaria de informações principalmete dos fermentos e das quantidades das especiarias... pretendo brassar esse nenê em maio, vai ficar pronta no friozão mesmo.
 
Se você deseja uma cerveja mais frutada, então S-04.

Caso deseje uma mais limpa, então US 05.
 
Vai sim! Vai deixar ela mais seca e conferir sabor. Este tipo de cerveja tem uma graduação alcoólica maior, e o mascavo confere este ABV que falta.

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Esta receita parece que vai ficar bem simples. Você pode buscar maior complexidade tratando-se de spiced ale. Usar um fermento belga, por exemplo, já adiciona uma nova e complexa camada de sabor que pode combinar bem com as especiarias. É uma sugestão para que a cerveja não fique unilateral.
 
Oi Gustavo... Pensei no T58 justamente p dar um tcham a mais!

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Estou com um s04 sobrando, vou com esse. Quanto à brassagem, vou fazer 1h30min, 40 a 57 e 50 a 68.


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Vai fazer essa receita Martin? Tem coragem de postar o resultado? Vou fazer ela só mês que vem pq já tô com uma Waizen e uma APA engatilhada p esse mês....

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
Farei no fim de semana do dia 13 de maio. Se ainda servir pra ti, posto sim!


Sent from my iPhone using Tapatalk
 
Mas é um detalhe dispensável


Sent from my iPhone using Tapatalk

não é por isso. a essa temperatura a protease ainda está trabalhando, e 40' a essa temperatura vai quebrar todas as tuas proteínas em proteínas pequenas, e tua cerveja vai ficar sem corpo e sem retenção de espuma
 
não é por isso. a essa temperatura a protease ainda está trabalhando, e 40' a essa temperatura vai quebrar todas as tuas proteínas em proteínas pequenas, e tua cerveja vai ficar sem corpo e sem retenção de espuma



Como tu me sugeres fazer?
 
Como tu me sugeres fazer?

Eu faria só sacrificação mesmo. Pra FG 1.016, eu faria a uns 68ºC.
Se quer dar uma complexidade maior (eu não faria), pode fazer uma parada ferulica aos 42ºC (uns 10 min). Só que tu tem que ter uma potência legal no fogão pra fazer a subida... se demorar uns 15 minutos passando pela faixa da protease já pode prejudicar a consistência de tua espuma.
sugiro esquentar em separado parte da água de mostura e adicionar ela pra subir a temperatura mais rapidamente.
Outra opção é trabalhar com o teu grist de maltes (o centeio dá uma característica condimentada bem legal), ou adicionar especiarias. Pode mudar teu malte base para munich ou vienna (pelo menos em parte), usar candy sugar... as opções são muitas!
 
Galera, analisando esta tabela
http://www.hominilupulo.com.br/wp-content/uploads/2011/08/tabelas-especiarias-2.jpg
e outros posts que achei sobre adição de especiarias, realmente estou confuso na quantidade de Gengibre desta receita...
A tabela sugere o uso de até 160g de gengibre para uma receita de 20 litros, li alguns posts aqui no fórum e em receitas pela internet quantidades que não chegam perto nem da metade desta tabela. Alguem tem esperiencia com o gengibre que possa compartilhar suas percepções? Medo de deixar a breja enjoativa....
 

Latest posts

Back
Top