White IPA - Dúvida na Lupulagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Salve salve cervejeiros e cervejeiras!!
Minha primeira White IPA, vou brassar na segunda-feira.

Receita 20L BIAB

Malte de Trigo 70%
Malte Munich 30%

Lúpulos:
Northern Brewer - 7,5g - 60'
Mandarina Bavaria - 30g - 15'
Mandarina Bavaria - 30 g - 10'
Mandarina Bavaria - 30g - 5'
Dry Hop Mandarina Bavaria - 30g - Durante 5 dias logo após fermentação primária terminada

Fermentis US-05 2pct
Água pH 5.53

Rampas Mosturação:
45ºC - 15'
68ºC - 60'
72ºC - 10'
Fervura 60'

T de fermentação - 18ºC
T de maturação - 25ºC

OG 1,062
IBU 39,8
EBC 14,1
ABV 6,5%
FG 1,014

Dúvidas - é minha primeira IPA! Todas as minhas brassagens envolvem bastante malte de trigo e decidi explorar na lupulagem dessa vez.

Os tempos escolhidos para as adições estão bacanas?
Alguma sugestão para alcançar uma expressão cítrica e suavemente doce ainda maior?
Pessoal que tem experiência com IPAs, devo fazer esse dry hopping ou deveria adicionar aqueles 30g por exemplo no 0'?



Valeeeeu :D;)
 

Attachments

  • Capturar.JPG
    Capturar.JPG
    77.5 KB · Views: 22
Se você estiver falando do estilo Specialty IPA: White IPA, seria legal você pensar em alguns ajustes....a base de malte, geralmente, é de malte pale ale e trigo. Talvez uns 60-70% Pale Ale e o resto de trigo.
Já o fermento utilizada é aquele utilizado na Belgian Wit...quanto a lupulagem, ela diz respeito ao uso de lúpulos cítricos americanos, mas essa combinação que você vai utilizar acredito que deixará ela bem legal! O tempo das adições parecem bem legais.

Quanto a definição do lupulo, se você quiser um aroma maior, faz DH...se você quiser um impacto maior no sabor, coloque no tempo 0'.

Se você quer uma expressão mais cítrica, talvez valha a pena a adição de cascas de laranja/limão siciliano.

Espero ter ajudado!
 
O mandarina bavaria é puro tangerina. Vai bem tanto em adições a 0´quanto no DH. Eu iria de 0´
 
Atualizando!

Brassei essa receita de White IPA ontem pela manhã e tive uma pequena surpresa desagradável - foi minha primeira receita com uma quantidade tão grande de malte e na hr de remover o saco de grãos fiz uma bagunça básica.

Porém a eficiência do meu setup continua me impressionando, apesar das perdas e da bagunça eu acabei a fervura com 2L a mais de mosto e na concentração de 1060 - (Estava previsto 2L a menos e 1062)

Bom eu acabei alterando a ultima adição de lúpulo, segui a dica dos colegas (jeanpaullopes e rodfon) e coloquei a última Mandarina no 0'.
Consegui resfriar de forma efetiva e rápida (aqui em SP a temperatura caiu ontem e hoje).
Outra alteração das minhas brassagens tradicionais, foi que na transferência para o balde maturador coloquei duas camadas de voal para filtrar na saida e foi incrível a quantidade de lúpulo que segurou.
(VOCÊS RECOMENDAM UTILIZAR UMA BAZOOKA (JUNTO AO BIAB) QUANDO UTILIZAR GRANDE QUANTIDADE DE LÚPULO??)

Gostei mto do aroma que estava na cozinha, bem lupulado e forte (e picante).
Foi direto para a fermentação em 18ºC.

Dúvida:
Sendo uma IPA, devo manter a temperatura estável em 18ºC ou devo ir aumentando 1ºC por dia até 25ºC?! (US-05)


Mais uma vez muuuuuito obrigado pelas dicas e ajudas! Esse fórum é FODA! :D:D:D
 
Atualizando!

Brassei essa receita de White IPA ontem pela manhã e tive uma pequena surpresa desagradável - foi minha primeira receita com uma quantidade tão grande de malte e na hr de remover o saco de grãos fiz uma bagunça básica.

Porém a eficiência do meu setup continua me impressionando, apesar das perdas e da bagunça eu acabei a fervura com 2L a mais de mosto e na concentração de 1060 - (Estava previsto 2L a menos e 1062)

Bom eu acabei alterando a ultima adição de lúpulo, segui a dica dos colegas (jeanpaullopes e rodfon) e coloquei a última Mandarina no 0'.
Consegui resfriar de forma efetiva e rápida (aqui em SP a temperatura caiu ontem e hoje).
Outra alteração das minhas brassagens tradicionais, foi que na transferência para o balde maturador coloquei duas camadas de voal para filtrar na saida e foi incrível a quantidade de lúpulo que segurou.
(VOCÊS RECOMENDAM UTILIZAR UMA BAZOOKA (JUNTO AO BIAB) QUANDO UTILIZAR GRANDE QUANTIDADE DE LÚPULO??)

Gostei mto do aroma que estava na cozinha, bem lupulado e forte (e picante).
Foi direto para a fermentação em 18ºC.

Dúvida:
Sendo uma IPA, devo manter a temperatura estável em 18ºC ou devo ir aumentando 1ºC por dia até 25ºC?! (US-05)


Mais uma vez muuuuuito obrigado pelas dicas e ajudas! Esse fórum é FODA! :D:D:D

Vamos por partes:

Se usar muito lúpulo (no teu caso nem tão grande assim hehehe) aposte em um bom whirlpol e não use bazoca se ela for do modelo reto (ela vai ficar bem no meio do teu cone). Em vez disto, use um tubo pescador ou mesmo um joelho na válvula para para coletar bem na parede da panela e até o fundo da mesma.

Quanto a fermentação, eu iria com 18ºC até 75% da atenuação e subiria para 22-24ºC e deixaria ai por uns 3-5 dias. Já que é o US-05 e tu imagina um perfil limpo e neutro.

Na foto minha brassagem de sábado agora de uma Brown Ale. Olhe lá o joelho e o cone.
 

Attachments

  • IMG_20180707_113202257.jpg
    IMG_20180707_113202257.jpg
    30.6 KB · Views: 53

Latest posts

Back
Top