Whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Um dos melhores esclarecimentos que já tive sobre essa etapa do processo. Sempre fiz o whirpool a frio, e agora vejo que estava confundindo o cold break com trub, e ficava "indiginado" por não conseguir levar para o fermentador o volume calculado.

Obrigado meu caro.

Realmente, Arenare, muito bem observado. Já li e reli tópicos e comentários sobre whirpool aqui e em outros lugares, inclusive do próprio Guenther. Mas esse aí não deixa dúvidas. Sensacional.
 
Exemplos de tipos de resfriamento:

- chiller de imersão na panela - whirlpool a quente e depois resfriamento com chiller estático => decantamento rápido (15 minutos) e resfriamento será lento pois o mosto estará parado
- chiller de imersão na panela - resfriamento e whirlpool ao mesmo tempo, com bomba => resfriamento rápido (X minutos) mais 30 minutos após resfriamento para esperar decantar
- chiller de imersão no fermentador - whirlpool a quente, transfere para o balde e resfria com chiller de imersão com agitação => whirlpool rápido (15 minutos) e resfriamento também rápido pois pode-se ficar agitando o chiller de imersão dentro do fermentador.

Pra mim, não existe a melhor técnica.... pra mim existem várias técnicas, vários tipos de equipamento, e pra cada equipamento existe uma técnica que se encaixa perfeitamente pra ele.

Ou seja, eu faço cerveja em vários equipamentos diferentes, e uso a técnica que acho mais vantajosa pra cada tipo de equipamento.

Abraço,[/QUOTE]

@Guenther,

Você acabou não comentando sobre a possibilidade de usar um Chiller de contrafluxo e fazer o Whirlpool com bomba de recirculação, devolvendo o mosto para a panela de fervura constantemente até seu resfriamento, para depois mandar para o fermentador...
Em sua opinião, seria válido usar uma técnica semelhante à que vc usa em seu equipamento automático (Chiller de placas), reduzindo a temperatura até 70º C e Whirlpool ao mesmo tempo, depois desligar a bomba e continuar a resfriar pelo "Contrafluxo" até a temperatura desejada - podendo considerar aquele repouso de 20/30 minutos após desligar a bomba de whirlpool para reiniciar o resfriamento.
Obs.: Usando duas bombas (uma para recircular e whirlpool; e outra para o Chiller.
Ou vc teria alguma sugestão/observação para fazer.
Abraço,
 
Back
Top