Whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mosf77

Member
Joined
Feb 21, 2016
Messages
21
Reaction score
3
Qual seria a maneira correta de se fazer o whirlpool?
Durante a fervura, nos minutos finais? Sentido Horário ou anti horário?
Grato!
 
Qual seria a maneira correta de se fazer o whirlpool?
Durante a fervura, nos minutos finais? Sentido Horário ou anti horário?
Grato!

Nem durante a fervura nem nos minutos finais...rs
Ele é feito após o resfriamento, em nosso hemisfério girando no sentido anti-horário.

Após terminado, aguardar uns 20 minutos para que tudo decante
 
Já li artigo dizendo que, deve ser feito durante a fervura. Pois a sujeira fica mais leve, e com o redemoinho, seria mais fácil de juntar no fundo da panela!
 
Já li artigo dizendo que, deve ser feito durante a fervura. Pois a sujeira fica mais leve, e com o redemoinho, seria mais fácil de juntar no fundo da panela!

Durante a fervura não, pois em ebulição nada irá para o fundo devido a agitação causada pela fervura.
O que o pessoal faz é realizar o whirlpool enquanto resfria...
Daí precisa de um chiller enrolado com diamêtro maior, para que consiga fazer o redemoinho...mas isso sempre com o fogo desligado....

Sinceramente amigo, não se preocupe em levar a menor quantidade de trub possível para o fermentador, pois isso tudo decanta durante a fermentação e não alterará o resultado final...

Um Whirlpool no fim, decantando por uns 20 min é mais do que suficiente.

Inclusive parte do trub é útil, pois possui proteínas para o fermento...
 

80% da qualidade da cerveja será determinada pela fermentação...

Afinal não fazemos cerveja, quem faz é a levedura...
Nós fazemos o mosto e damos condições de trabalho pra elas...rs
 
Nem durante a fervura nem nos minutos finais...rs
Ele é feito após o resfriamento, em nosso hemisfério girando no sentido anti-horário.

Após terminado, aguardar uns 20 minutos para que tudo decante
Whirlpool após o resfriamento?

Na imensa maioria dos casos, não, e sim antes do resfriamento já que os resíduos decantam absurdamente mais rápido.

Pode se fazer após? Sim, mas é preciso esperar mas muito... muito mais pra ter o mesmo resultado.

A questão é simples... imagine um pote de mel, com sujeiras, a temperatura ambiente. Quanto tempo os resíduos demoram para ir para o fundo?

Agora image esquentar esse mel, e fazer a comparação? Ele vai ficar muito mais "aguado", menos viscoso, e os resíduos vão para o fundo muito mais rápido.

Resfriar antes de fazer whirlpool só em casos de grandes adições de lúpulo ao final, caso o cervejeiro queira perder o mínimo de aroma possível, ou evitar isomerização de alfa ácidos.

Abraço,
 
Whirlpool após o resfriamento?

Na imensa maioria dos casos, não, e sim antes do resfriamento já que os resíduos decantam absurdamente mais rápido.

Pode se fazer após? Sim, mas é preciso esperar mas muito... muito mais pra ter o mesmo resultado.

A questão é simples... imagine um pote de mel, com sujeiras, a temperatura ambiente. Quanto tempo os resíduos demoram para ir para o fundo?

Agora image esquentar esse mel, e fazer a comparação? Ele vai ficar muito mais "aguado", menos viscoso, e os resíduos vão para o fundo muito mais rápido.

Resfriar antes de fazer whirlpool só em casos de grandes adições de lúpulo ao final, caso o cervejeiro queira perder o mínimo de aroma possível, ou evitar isomerização de alfa ácidos.

Abraço,

Guenther, tu não achas "complicado" fazer resfriamento após whirlpool quando se usa chiller de imersão?
Pergunto isso pq eu começo o resfriamento logo após a fervura e, enquanto resfria, faço pequenos movimentos no mosto pra acelerar a troca de calor, só que isso desmancharia qualquer "cone" de trub que teria se formado caso fizesse o whirlpool a quente.
A ideia seria fazer o whirlpool a quente, esperar decantar, colocar o chiller com muito cuidado, abrir a água e deixar quieto? Ou fazer o WP com o chiller já dentro da panela?
Outra coisa: whirlpool a quente não tem perigo de Hot Side Aeration?
Abraço!
 
Guenther, tu não achas "complicado" fazer resfriamento após whirlpool quando se usa chiller de imersão?

Pergunto isso pq eu começo o resfriamento logo após a fervura e, enquanto resfria, faço pequenos movimentos no mosto pra acelerar a troca de calor, só que isso desmancharia qualquer "cone" de trub que teria se formado caso fizesse o whirlpool a quente.

A ideia seria fazer o whirlpool a quente, esperar decantar, colocar o chiller com muito cuidado, abrir a água e deixar quieto? Ou fazer o WP com o chiller já dentro da panela?

Outra coisa: whirlpool a quente não tem perigo de Hot Side Aeration?

Abraço!



Tenho feito whirlpool com o mosto já frio justamente porque passei a fazer movimentos com o chiller durante o resfriamento e isso aumentou absurdamente a eficiência desse processo. Não tenho percebido aumento na turbidez da cerveja ou maior arraste de trub pro fermentador. Minha única preocupação, nesse caso, é com contaminação do mosto. O risco é maior devido ao tempo de decantação entre 20 e 30 min no meu caso, em temperatura em torno de 20ºC. Mas até o momento não contaminei nenhuma leva procedendo dessa forma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Nem durante a fervura nem nos minutos finais...rs
Ele é feito após o resfriamento, em nosso hemisfério girando no sentido anti-horário.

Após terminado, aguardar uns 20 minutos para que tudo decante
Faz realmente alguma diferença o sentido horário ou anti-horário neste processo? Qual a base disso?

E é tranquilo fazer durante o final da fervura pegando também o resfriamento (Whirlpool com bomba) para melhorar a troca de calor, certo?

Obrigado.
 
O sentido não faz diferença alguma.
E também faço whirpool após o resfriamento pois uso chiler de imersão e nesse caso acho que é mais fácil. Se usasse trocador de placas certamente faria o whirpool a quente.


Guilherme C.
 
Whirlpool após o resfriamento?

Na imensa maioria dos casos, não, e sim antes do resfriamento já que os resíduos decantam absurdamente mais rápido.

Pode se fazer após? Sim, mas é preciso esperar mas muito... muito mais pra ter o mesmo resultado.

A questão é simples... imagine um pote de mel, com sujeiras, a temperatura ambiente. Quanto tempo os resíduos demoram para ir para o fundo?

Agora image esquentar esse mel, e fazer a comparação? Ele vai ficar muito mais "aguado", menos viscoso, e os resíduos vão para o fundo muito mais rápido.

Resfriar antes de fazer whirlpool só em casos de grandes adições de lúpulo ao final, caso o cervejeiro queira perder o mínimo de aroma possível, ou evitar isomerização de alfa ácidos.

Abraço,

Depende muito do equipamento utilizado...

A maioria dos cervejeiros têm o chiller de imersão mais vendido nas lojas e mais baratos onde dificulta muito fazer antes...

Um chiller com enrolamento no diamêtro próximo das extremidades da panela resolveria, mas o que fica no centro além de impedir que seja feita a rotação é colocado 10 minutos antes de desligar o fogo para ser esterelizado.

Eu sempre faço após o resfriamento e aguardo por 20 minutos até decantar...

Perco mais tempo de processo, mas um chiller de placa por exemplo dá muito mais trabalho para limpar e sanitizar, então sinceramente acredito que o trampo final meio que se equipara, onde a maior vantagem deste é o hot break mais eficiente.

Eu tenho levado pouco trub pro fermentador dessa forma e na clarificação com gelatina o resultado é excelente...cerveja cristal...

Quando eu partir pra volumes maiores do que faço hoje que são 30 litros aí a coisa pode mudar....
 
O sentido não faz diferença alguma.
E também faço whirpool após o resfriamento pois uso chiler de imersão e nesse caso acho que é mais fácil. Se usasse trocador de placas certamente faria o whirpool a quente.


Guilherme C.

Alguma diferença faz sim, dê uma pesqiusada sobre a Força de Coriolis...

De acordo com o hemisfério onde estamos a água da privada por exemplo, gira naturalmente em um sentido ou anti-horário, ou horário...

Fazer o Whirl no mesmo sentido vai usar a força a nosso favor...

Dá muita diferença? Provavelmente não, mas eu procuro usar a física ao meu favor....
 
Faz realmente alguma diferença o sentido horário ou anti-horário neste processo? Qual a base disso?

Física, força de Coriolis, força centrípeta, diferença de pressão... tudo um pouco. O deslocamento natural em um redemoinho no hemisfério sul é anti-horário e no norte horário.
 
Uma dúvida, para meu caso que esfrio com balde de gelo.
Fazer whirlpool a quente e esperar decantar ( 20min ), transferir para o balde fermentador para depois resfriar , alterará de forma significativa no IBU final?
 
Uma dúvida, para meu caso que esfrio com balde de gelo.
Fazer whirlpool a quente e esperar decantar ( 20min ), transferir para o balde fermentador para depois resfriar , alterará de forma significativa no IBU final?

IBU não é alterado em decorrência desse processo.

O IBU é calculado com base no tempo em que o lupulo é fervido e de acordo com a OG
 
Totalmente off-topic essa discussão, mas...
A força de coriolis não influencia em absolutamente nada o whirpool de uma panela de brassagem!
Quase não influencia na rotação de tornados. Tornados tendem a girar no sentido anti-horário no hemisfério norte mas também podem girar no sentido horário! Portando a força de coriolis as vezes pode influenciar um tornado (uma coisa gigante comparado ao whirpool).
E a descarga pode girar para absolutamente qualquer lado, pois depende do fabricante do vaso sanitário!

Concordo que a física nos ajuda em muitas coisas. Mas lendas urbanas não.
Pesquisem um pouco mais... A força de coriolis explica outras situações. Muito mais complexas que o simples escoar de água num ralo de pia.
 
Valeu Guilherme, eu ia falar sobre este mito também.

"Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia": http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Mito_vortice_ pia.pdf

Enfim, o sentido em nada influencia (ufa, eu ia ter que trocar meus registros entrada/saída de lugar... hahaha).

Sobre fazer antes ou depois, como eu uso bomba, tem mais um fator: prefiro pelo menos começar antes de terminar a fervura porque aproveito a temperatura para sanitizar o caminho (registro, mangueira, bomba) para o uso durante o resfriamento. Não sei se deveria sanitizar antes disso, mas como é feito assim no chiller, acredito que não tenha problema.
 
Valeu Guilherme, eu ia falar sobre este mito também.

"Acerca de um mito: o vórtice de Coriolis no ralo da pia": http://www.if.ufrgs.br/~lang/Textos/Mito_vortice_ pia.pdf

Enfim, o sentido em nada influencia (ufa, eu ia ter que trocar meus registros entrada/saída de lugar... hahaha).

Sobre fazer antes ou depois, como eu uso bomba, tem mais um fator: prefiro pelo menos começar antes de terminar a fervura porque aproveito a temperatura para sanitizar o caminho (registro, mangueira, bomba) para o uso durante o resfriamento. Não sei se deveria sanitizar antes disso, mas como é feito assim no chiller, acredito que não tenha problema.

Último sábado fiz whirlpool a primeira vez com uma bomba que adquiri. Fiz logo após a fervura e, concomitantemente, fui fazendo o resfriamento com chiller de imersão (já imerso, sem subir e descer). Achei que ficou bem melhor do que eu fazia antes com a pá cervejeira e meu resfriamento foi até um pouco mais rápido do que o habitual. Como minha panela de fervura tem a saída na lateral, ficou bem tranquilo pra trasfegar pro fermentador e, ao que tudo indica, com pouca "sujeira".
 
Guenther, tu não achas "complicado" fazer resfriamento após whirlpool quando se usa chiller de imersão?
Pergunto isso pq eu começo o resfriamento logo após a fervura e, enquanto resfria, faço pequenos movimentos no mosto pra acelerar a troca de calor, só que isso desmancharia qualquer "cone" de trub que teria se formado caso fizesse o whirlpool a quente.
A ideia seria fazer o whirlpool a quente, esperar decantar, colocar o chiller com muito cuidado, abrir a água e deixar quieto? Ou fazer o WP com o chiller já dentro da panela?
Outra coisa: whirlpool a quente não tem perigo de Hot Side Aeration?
Abraço!
Não, dificuldade nenhuma.

Há duas opções:

1) Se usar fermentador que caiba o chiller dentro, e que seja atóxico acima de 60 graus

Nesse caso, você pode fazer o whirlpool na panela, esperar 15 minutos, e transferir o mosto quente para o fermentador, se livrando do trub. Feito isso, você resfria o mosto dentro do fermentador, e como não há mais trub, pode inclusive ficar mexendo com o chiller para resfriar mais rápido. Na minha opinião, essa é a maneira mais fácil que existe, e mais recomendada para iniciantes.

2) Quando o chiller só entra na panela

Nesse caso você faz o whirlpool, espera 15 minutos, e depois coloca o chiller já com a água aberta, bem devagar, dentro da panela, de forma que não estrague o cone de trub. Se fizer com cuidado, funciona sempre.

Já usei ambas as técnicas dezenas.... dezenas de vezes.

Sobre o HSA, não se pode super-valorizar isso. O importante é evitar coisas desnecessárias, como fazer chuveirinho durante a recirculação, transferir líquido de uma panela pra outra sem mangueira (com o mosto caindo do alto e fazendo espuma), etc. Não é necessário ficar neurótico com isso.

Pense que HSA é algo muito mais crítico em cervejarias de grande porte (pela estabilidade da cerveja ao longo dos meses), e mesmo assim, 99,99% das cervejarias que existem fazem whirlpool a quente. :)

Abraço,
 
IBU não é alterado em decorrência desse processo.

O IBU é calculado com base no tempo em que o lupulo é fervido e de acordo com a OG
Altera sim, mas nada demais.

Isomerização ocorre acima de 90 e poucos graus, mas não lembro de cabeça agora.
 
Tenho feito whirlpool com o mosto já frio justamente porque passei a fazer movimentos com o chiller durante o resfriamento e isso aumentou absurdamente a eficiência desse processo. Não tenho percebido aumento na turbidez da cerveja ou maior arraste de trub pro fermentador. Minha única preocupação, nesse caso, é com contaminação do mosto. O risco é maior devido ao tempo de decantação entre 20 e 30 min no meu caso, em temperatura em torno de 20ºC. Mas até o momento não contaminei nenhuma leva procedendo dessa forma.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Sim, movimentação durante o resfriamento com chiller de imersão aumenta muito a eficiência da troca de calor.

Como comentário... esqueça um pouco os riscos de contaminação só por exposição ao ar. Todo o mosto é contaminado, a questão é o tipo de contaminação. Bactérias do ar dificilmente sobrevivem às condições do mosto, e mesmo que sobrevivam, dificilmente conseguem fazer qualquer estrago perceptível.

Abraço,
 
Sobre o HSA, não se pode super-valorizar isso. O importante é evitar coisas desnecessárias, como fazer chuveirinho durante a recirculação, transferir líquido de uma panela pra outra sem mangueira (com o mosto caindo do alto e fazendo espuma), etc. Não é necessário ficar neurótico com isso.

Pense que HSA é algo muito mais crítico em cervejarias de grande porte (pela estabilidade da cerveja ao longo dos meses), e mesmo assim, 99,99% das cervejarias que existem fazem whirlpool a quente. :)

Abraço,

(Se for offtopic demais, só ignorar...) Já que você tocou no assunto do HSA na recirculação, eu tenho uma tampa com o chuveirinho, mas não usei ainda. O HSA neste caso é tão crítico? Eu gostaria de usar porque a panela fica tampadinha e não faz lambança (na minha opinião) da mangueira em cima da cama de grãos... Mas HSA é o maior receio.
 
O segundo método, do Chiller de imersão na panela, não eleva a quantidade de trub realizando uma camada mais consistente no fundo da panela? as proteinas decantadas a quente e a frio não ão diferentes?

Não, dificuldade nenhuma.

Há duas opções:

1) Se usar fermentador que caiba o chiller dentro, e que seja atóxico acima de 60 graus

Nesse caso, você pode fazer o whirlpool na panela, esperar 15 minutos, e transferir o mosto quente para o fermentador, se livrando do trub. Feito isso, você resfria o mosto dentro do fermentador, e como não há mais trub, pode inclusive ficar mexendo com o chiller para resfriar mais rápido. Na minha opinião, essa é a maneira mais fácil que existe, e mais recomendada para iniciantes.

2) Quando o chiller só entra na panela

Nesse caso você faz o whirlpool, espera 15 minutos, e depois coloca o chiller já com a água aberta, bem devagar, dentro da panela, de forma que não estrague o cone de trub. Se fizer com cuidado, funciona sempre.

Já usei ambas as técnicas dezenas.... dezenas de vezes.

Sobre o HSA, não se pode super-valorizar isso. O importante é evitar coisas desnecessárias, como fazer chuveirinho durante a recirculação, transferir líquido de uma panela pra outra sem mangueira (com o mosto caindo do alto e fazendo espuma), etc. Não é necessário ficar neurótico com isso.

Pense que HSA é algo muito mais crítico em cervejarias de grande porte (pela estabilidade da cerveja ao longo dos meses), e mesmo assim, 99,99% das cervejarias que existem fazem whirlpool a quente. :)

Abraço,
 
O segundo método, do Chiller de imersão na panela, não eleva a quantidade de trub realizando uma camada mais consistente no fundo da panela? as proteinas decantadas a quente e a frio não ão diferentes?
Sim, isso faz grande parte do Cold Break se formar na panela. Mas isso faz uma grande diferença, uma vantagem? Não... nada considerável, quase desprezível para homebrewers eu diria.

Abraço,
 
Olá pessoal, primeiro post no forum, mas já venho acompanhando tem alguns meses, já fiz duas levas e muito do que aprendi veio daqui do forum. Só tenho a agradecer a vocês.

Sobre o Whirlpool com bomba e resfriamento com chiller de imersão, tenho uma dúvida.
É possível fazer o WP com bomba e ao mesmo tempo o resfriamento do mosto com o chiller?
Neste caso não aguardaria os habituais 20min após o WP para que as partículas decantem formando o trub.

Entendo que com o mosto quente as partículas decantam mais rapidamente (o exemplo do mel que o Guenther usou), em contra partida o resfriamento quanto mais rápido ocorrer menos off flavors e outras características indesejáveis teremos.

Neste caso o que é melhor priorizar? Ou posso fazer os dois juntos?

Abraços
 
Olá pessoal, primeiro post no forum, mas já venho acompanhando tem alguns meses, já fiz duas levas e muito do que aprendi veio daqui do forum. Só tenho a agradecer a vocês.

Sobre o Whirlpool com bomba e resfriamento com chiller de imersão, tenho uma dúvida.
É possível fazer o WP com bomba e ao mesmo tempo o resfriamento do mosto com o chiller?
Neste caso não aguardaria os habituais 20min após o WP para que as partículas decantem formando o trub.

Entendo que com o mosto quente as partículas decantam mais rapidamente (o exemplo do mel que o Guenther usou), em contra partida o resfriamento quanto mais rápido ocorrer menos off flavors e outras características indesejáveis teremos.

Neste caso o que é melhor priorizar? Ou posso fazer os dois juntos?

Abraços
Sim, é possível fazer whirlpool e resfriar, só que após terminar o whirlpool (o redemoinho em si) como o mosto vai estar frio, terá que esperar pelo menos o dobro do tempo pra ele decantar direito... 20.. 30 minutos.

Abraço,
 
Sim, é possível fazer whirlpool e resfriar, só que após terminar o whirlpool (o redemoinho em si) como o mosto vai estar frio, terá que esperar pelo menos o dobro do tempo pra ele decantar direito... 20.. 30 minutos.

Abraço,
Guenther, primeiramente obrigado pela ajuda.

Então se é necessário esperar mais tempo para decantar perde-se um pouco de eficiência no processo. Mas analisando os prós e contras acho que ainda sim vale a pena esperar um pouco mais no fim do que fazer os processos separados.

Essa queda de eficiência seria a mesma que se deixar para fazer o whirlpool após o resfriamento? Ou seja, daria na mesma fazer junto ou após o resfriamento?
 
Guenther, primeiramente obrigado pela ajuda.

Então se é necessário esperar mais tempo para decantar perde-se um pouco de eficiência no processo. Mas analisando os prós e contras acho que ainda sim vale a pena esperar um pouco mais no fim do que fazer os processos separados.

Essa queda de eficiência seria a mesma que se deixar para fazer o whirlpool após o resfriamento? Ou seja, daria na mesma fazer junto ou após o resfriamento?
Bom, eu não considero isso perda de eficiência.

Mosto quente => líquido, aguado, mesma coisa que chocolate derretido, mel aquecido em banho maria
Mosto frio => grosso, viscoso, mesma coisa que um mel em temperatura fria.... ele tende a ficar mais "duro".

Logo, na minha visão, o importante é entender a física das coisas..... então sempre um whirlpool com o mosto frio, pelas razões acima, vai demorar mais a decantar os resíduos do que fazer o whirlpool com o mosto quente.

Sobre o que é considerado "eficiência" no processo cervejeiro (extrato vs volume).... você não tem maior eficiência de volume ou extração, então não há mais eficiência.

Agora, se for avaliar simplesmente o tempo total, aí precisa fazer comparações em:

- fazer whirlpool a quente e esperar 15 minutos
- resfriar: mais X minutos

Versus

- fazer whirlpool e resfriar ao mesmo tempo: Y minutos
- esperar uns 30 minutos pra decantar

Nessa comparação, ambos podem ser mais rápidos dependendo do equipamento.

Exemplos de tipos de resfriamento:

- chiller de imersão na panela - whirlpool a quente e depois resfriamento com chiller estático => decantamento rápido (15 minutos) e resfriamento será lento pois o mosto estará parado
- chiller de imersão na panela - resfriamento e whirlpool ao mesmo tempo, com bomba => resfriamento rápido (X minutos) mais 30 minutos após resfriamento para esperar decantar
- chiller de imersão no fermentador - whirlpool a quente, transfere para o balde e resfria com chiller de imersão com agitação => whirlpool rápido (15 minutos) e resfriamento também rápido pois pode-se ficar agitando o chiller de imersão dentro do fermentador.

Pra mim, não existe a melhor técnica.... pra mim existem várias técnicas, vários tipos de equipamento, e pra cada equipamento existe uma técnica que se encaixa perfeitamente pra ele.

Ou seja, eu faço cerveja em vários equipamentos diferentes, e uso a técnica que acho mais vantajosa pra cada tipo de equipamento.

Abraço,
 
Last edited:
Bom, eu não considero isso perda de eficiência.

Mosto quente => líquido, aguado, mesma coisa que chocolate derretido, mel aquecido em banho maria
Mosto frio => grosso, viscoso, mesma coisa que um mel em temperatura fria.... ele tende a ficar mais "duro".

Logo, na minha visão, o importante é entender a física das coisas..... então sempre um whirlpool com o mosto frio, pelas razões acima, vai demorar mais a decantar os resíduos do que fazer o whirlpool com o mosto quente.

Sobre o que é considerado "eficiência" no processo cervejeiro (extrato vs volume).... você não tem maior eficiência de volume ou extração, então não há mais eficiência.

Agora, se for avaliar simplesmente o tempo total, aí precisa fazer comparações em:

- fazer whirlpool a quente e esperar 15 minutos
- resfriar: mais X minutos

Versus

- fazer whirlpool e resfriar ao mesmo tempo: Y minutos
- esperar uns 30 minutos pra decantar

Nessa comparação, ambos podem ser mais rápidos dependendo do equipamento.

Exemplos de tipos de resfriamento:

- chiller de imersão na panela - whirlpool a quente e depois resfriamento com chiller estático => decantamento rápido (15 minutos) e resfriamento será lento pois o mosto estará parado
- chiller de imersão na panela - resfriamento e whirlpool ao mesmo tempo, com bomba => resfriamento rápido (X minutos) mais 30 minutos após resfriamento para esperar decantar
- chiller de imersão no fermentador - whirlpool a quente, transfere para o balde e resfria com chiller de imersão com agitação => whirlpool rápido (15 minutos) e resfriamento também rápido pois pode-se ficar agitando o chiller de imersão dentro do fermentador.

Pra mim, não existe a melhor técnica.... pra mim existem várias técnicas, vários tipos de equipamento, e pra cada equipamento existe uma técnica que se encaixa perfeitamente pra ele.

Ou seja, eu faço cerveja em vários equipamentos diferentes, e uso a técnica que acho mais vantajosa pra cada tipo de equipamento.

Abraço,

Mais uma excelente explicação... valeu!

Acho que não me expressei bem, desculpe!
Quando eu falei em perder eficiência, eu estava falando somente da eficiência do whirlpool:

Mosto quente -> decanta mais rápido e **melhor -> mais eficiente;
Mosto resfriado -> decanta mais lento -> menos eficiente.

** Melhor porque entendo que mesmo aguardando 30min (ou mais) com o mosto resfriado acredito que teremos menos partículas decantadas do que quando fazemos o whirlpool com o mosto quente.

Então considerando o meu equipamento (chiller de imersão na panela pois não cabe na bombona de 30L e bomba para whirlpool) acredito que na questão da eficiência do whirlpool ele se comportará ligeiramente melhor que resfriar antes, whirlpool no fim e aguardar decantar e pior que whirlpool a quente, aguardar 15/20min para decantar e resfriar em seguida. Criamos uma situação intermediaria entre as duas técnicas onde o whirlpool ocorre desde acima dos 90°C e segue até certa temperatura onde a bomba será desligada e a decantação começará a acontecer, enquanto isso ainda estamos resfriando utilizando o chiller de imersão até a temperatura desejada para inoculação do fermento. Ou seja, teremos uma decantação pior que fazer o WP com mosto quente mas melhor que com o mosto resfriado.

Abraços
 
Spoock, na última leva que fiz (uma oatmeal stout) foi exatamente desse modo que vc descreveu. E, pelo menos do meu ponto de vista, não vi diferença entre fazer ele quente, esperar decantar, pra depois fazer o resfriamento, como já fiz tb. No meu caso, como eu utilizo a mesma panela que utilizei pra água de lavagem pra colocar água gelada (água + 12kg de gelo) pro resfriamento, eu tenho que esvaziar o restinho de água da lavagem (morna) e colocar as garrafas de gelo mais a água dentro dela.... enquanto vou fazendo isso, o whirpool já tá rolando. Ganho um tempinho nesse processo.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Spoock, na última leva que fiz (uma oatmeal stout) foi exatamente desse modo que vc descreveu. E, pelo menos do meu ponto de vista, não vi diferença entre fazer ele quente, esperar decantar, pra depois fazer o resfriamento, como já fiz tb. No meu caso, como eu utilizo a mesma panela que utilizei pra água de lavagem pra colocar água gelada (água + 12kg de gelo) pro resfriamento, eu tenho que esvaziar o restinho de água da lavagem (morna) e colocar as garrafas de gelo mais a água dentro dela.... enquanto vou fazendo isso, o whirpool já tá rolando. Ganho um tempinho nesse processo.

Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk

jcmarana, bom saber que dessa forma funciona tão bem quanto fazer o WP a quente. Eu ainda não fiz esta técnica, farei na próxima leva.

A ideia é desligar a fervura, ligar a bomba (já sanitizada) e passar água da torneira no chiller até baixar a temperatura próximo dos 50°C, desligar a bomba do WP para começar a decantar e em seguida passar água com gelo da panela de lavagem no chiller até que o mosto chegue perto dos 20ºC.

Nossos processos são bem parecidos, bom saber que esta dando certo...

Abraço
 
Mais uma excelente explicação... valeu!

Acho que não me expressei bem, desculpe!
Quando eu falei em perder eficiência, eu estava falando somente da eficiência do whirlpool:

Mosto quente -> decanta mais rápido e **melhor -> mais eficiente;
Mosto resfriado -> decanta mais lento -> menos eficiente.

** Melhor porque entendo que mesmo aguardando 30min (ou mais) com o mosto resfriado acredito que teremos menos partículas decantadas do que quando fazemos o whirlpool com o mosto quente.

Então considerando o meu equipamento (chiller de imersão na panela pois não cabe na bombona de 30L e bomba para whirlpool) acredito que na questão da eficiência do whirlpool ele se comportará ligeiramente melhor que resfriar antes, whirlpool no fim e aguardar decantar e pior que whirlpool a quente, aguardar 15/20min para decantar e resfriar em seguida. Criamos uma situação intermediaria entre as duas técnicas onde o whirlpool ocorre desde acima dos 90°C e segue até certa temperatura onde a bomba será desligada e a decantação começará a acontecer, enquanto isso ainda estamos resfriando utilizando o chiller de imersão até a temperatura desejada para inoculação do fermento. Ou seja, teremos uma decantação pior que fazer o WP com mosto quente mas melhor que com o mosto resfriado.

Abraços
Não vejo isso acontecendo.

** Melhor porque entendo que mesmo aguardando 30min (ou mais) com o mosto resfriado acredito que teremos menos partículas decantadas do que quando fazemos o whirlpool com o mosto quente.

Whirlpool a frio vai decantar as mesmas partículas do whirlpool a quente, e MAIS um monte de coisas coaguladas (cold-break) que só se formam a frio, logo, o whirlpool a frio decanta mais coisas do que o whirlpool a quente.

Então, se não levarmos o cold-break em consideração, o whirlpool a quente é mais eficiente por chegar no mesmo resultado de forma mais rápida, mas não é mais eficaz.

Se levarmos o cold-break em consideração como uma suposta vantagem, o whirlpool a frio é mais eficaz (pois apesar de ser mais lento, decanta mais coisas).

---

Isso em vários casos gera até problemas de interpretação, pois a frio o que decanta primeiro é o trub mesmo, o mais pesado, o mesmo que decanta do whirlpool a quente.... só que depois lentamente grande parte do cold-break decanta por cima dele.

Enquanto o trub normal é áspero, como uma areia, e forma um cone bonitinho, o cold-break tem a consistência de um sabão, não é tão pesado, escorregadio, e boa parte dele fica em suspensão. Tudo isso, no whirlpool a quente... não se forma.... só vai se formar depois lá dentro do fermentador depois de resfriado.

Ocorre que muita gente ao fazer whirlpool a frio, quando vai esgotar a panela e o líquido começa a chegar no fundo, vê um monte de cold-break espalhado... confunde aquilo com trub, e acaba achando que "o cone não se formou". Errado.... embaixo desse monte de "trub" (que não é trub de verdade, é cold-break) espalhado, está o cone de trub pesado, então você pode tranquillamente drenar o quanto tiver que drenar de cold-break pro fermentador (afinal, com whirlpool a quente, ele iria 100% pra lá já que nem havia se formado ainda), e só cuidar pra não levar o trub de verdade, aquele cone que fica rígido ao centro.

Resumindo... pra mim a melhor técnica é whirlpool a frio, mas a vantagem é mínima já que deixar grande parte do cold-break na panela tem vantagens mínimas segundo a literatura, mas pode fazer a tendencia de Haze dentre outras mini-problemas ser menor.

Como whirlpool a quente é muito mais prático, rápido, e a vantagem do whirlpool a frio é, na minha avaliação, desprezível, em 99% dos casos eu faço a quente.... só faço a frio (ou semi-frio) em cervejas que quero reter muito aroma de lúpulo de adições tardias.

Exemplo, no meu equipamento automatizado eu faço whirlpool com recirculação pelo chiller de placas até uns 70 graus, faço adições de lúpulo de aroma, e continuo fazendo whirlpool sem recircular pelo chiller de placas..... aí espero decantar.... e depois resfrio passando direto pelo chiller de placas para o fermentador.

Abraço,
 
Last edited:
jcmarana, bom saber que dessa forma funciona tão bem quanto fazer o WP a quente. Eu ainda não fiz esta técnica, farei na próxima leva.

A ideia é desligar a fervura, ligar a bomba (já sanitizada) e passar água da torneira no chiller até baixar a temperatura próximo dos 50°C, desligar a bomba do WP para começar a decantar e em seguida passar água com gelo da panela de lavagem no chiller até que o mosto chegue perto dos 20ºC.

Nossos processos são bem parecidos, bom saber que esta dando certo...

Abraço

O que eu faço é ligar a bomba ao colocar o chiller dentro da panela, isso uns 15 minutos antes do término da fervura. A temperatura cai um pouco e logo volta à fervura.

Terminada a fervura, desligo o fogo, abro a água para o chiller e deixo a bomba ligada até o fim do resfriamento a uns 25ºC. Desligo a bomba, deixo decantar e mando para o fermentador.

Não sabia que com o mosto frio precisaria esperar mais e esperava apenas 10-15 minutos.

Mesmo assim, com bomba fraca, decantação a frio por míseros 10 minutos, veja uma foto do trub:
 

Attachments

  • IMG_20160907_173520800 (1).jpg
    IMG_20160907_173520800 (1).jpg
    46 KB · Views: 100
O que eu faço é ligar a bomba ao colocar o chiller dentro da panela, isso uns 15 minutos antes do término da fervura. A temperatura cai um pouco e logo volta à fervura.

Terminada a fervura, desligo o fogo, abro a água para o chiller e deixo a bomba ligada até o fim do resfriamento a uns 25ºC. Desligo a bomba, deixo decantar e mando para o fermentador.

Não sabia que com o mosto frio precisaria esperar mais e esperava apenas 10-15 minutos.

Mesmo assim, com bomba fraca, decantação a frio por míseros 10 minutos, veja uma foto do trub:
Não é uma regra esperar mais.... mas se quiser um mosto límpido tal qual whirlpool a quente, que fica cristalino, aí sim.

Esse trub da foto é o trub de lúpulo, pesado, áspero... esse decanta relativamente rápido mesmo a frio.

No entanto.. lembre-se... fazer whirlpool a frio...... e começar o whirlpool a quente, e terminar ele a frio, não é a mesma coisa. Por mais que se mantenha movimento, tem coisas que decantam e vão pro fundo imediatamente, mesmo que o whirlpool esteja em movimento, então boa parte daquilo ali decantou enquanto estava quente.

Abraço,
 
Durante muitas brassagens fazia whirpool a quente e depois resfriava com chiller de imersão, mas sempre demorava muito pra resfriar.

Agora faço whirpool mais uma ou duas vezes durante o resfriamento e , mesmo esperando decantar um pouco no final, o tempo de resfriamento diminuiu bastante e parece que o trub continua bem formado.

Pelo que percebo mesmo que passe algum trub pro fermentador ele vai decantar e ficar junto com o fermento no final da fermentação, não impactando na limpidez da cerveja.

Abcs
 
Whirlpool a frio vai decantar as mesmas partículas do whirlpool a quente, e MAIS um monte de coisas coaguladas (cold-break) que só se formam a frio, logo, o whirlpool a frio decanta mais coisas do que o whirlpool a quente.

Opa, aprendi mais uma hoje.

Então se for feito whirlpool a quente o que decantará em seguida é somente trub. ok!
Como não podemos fazer um novo whirlpool ao fim do resfriamento, se simplesmente aguardarmos mais um tempo (20min? 30min?) é possível decantar cold-break ou necessariamente deve haver um whirlpool para que se forme e decante o cold-break?

Isso em vários casos gera até problemas de interpretação, pois a frio o que decanta primeiro é o trub mesmo, o mais pesado, o mesmo que decanta do whirlpool a quente.... só que depois lentamente grande parte do cold-break decanta por cima dele.

Enquanto o trub normal é áspero, como uma areia, e forma um cone bonitinho, o cold-break tem a consistência de um sabão, não é tão pesado, escorregadio, e boa parte dele fica em suspensão. Tudo isso, no whirlpool a quente... não se forma.... só vai se formar depois lá dentro do fermentador depois de resfriado.

Ocorre que muita gente ao fazer whirlpool a frio, quando vai esgotar a panela e o líquido começa a chegar no fundo, vê um monte de cold-break espalhado... confunde aquilo com trub, e acaba achando que "o cone não se formou". Errado.... embaixo desse monte de "trub" (que não é trub de verdade, é cold-break) espalhado, está o cone de trub pesado, então você pode tranquillamente drenar o quanto tiver que drenar de cold-break pro fermentador (afinal, com whirlpool a quente, ele iria 100% pra lá já que nem havia se formado ainda), e só cuidar pra não levar o trub de verdade, aquele cone que fica rígido ao centro.

Olha aí, mais uma informação muito interessante. Porque tanto na primeira quanto na segunda leva que fiz deve ter ocorrido de decantar o cold-break e por isso não consegui enxergar o cone de trub.

Resumindo... pra mim a melhor técnica é whirlpool a frio, mas a vantagem é mínima já que deixar grande parte do cold-break na panela tem vantagens mínimas segundo a literatura, mas pode fazer a tendencia de Haze dentre outras mini-problemas ser menor.

Como whirlpool a quente é muito mais prático, rápido, e a vantagem do whirlpool a frio é, na minha avaliação, desprezível, em 99% dos casos eu faço a quente.... só faço a frio (ou semi-frio) em cervejas que quero reter muito aroma de lúpulo de adições tardias.

Exemplo, no meu equipamento automatizado eu faço whirlpool com recirculação pelo chiller de placas até uns 70 graus, faço adições de lúpulo de aroma, e continuo fazendo whirlpool sem recircular pelo chiller de placas..... aí espero decantar.... e depois resfrio passando direto pelo chiller de placas para o fermentador.

Abraço,

Então, a sugestão anterior de fazer o whirlpool com a bomba e aguardar uns 30min após resfriar/desligar bomba acredito eu ser a melhor técnica para meu equipamento. Vou fazer dessa forma na próxima leva e posto os resultados aqui.

Valeu Guenther, leio muito tuas postagens por aqui, aprendi muito com os teus posts e as conversas de outros usuários que leio pelos tópicos.. Nesta segunda leva que esta fermentando estou tomando alguns cuidados que você informa no tópico sobre "fermentação, clarificação, maturação"... com certeza será melhor que a primeira leva.

[ ] 's
 
Oi galera. Já que o assunto é whirlpool, deixo eu lançar uma aqui.

Alguém aí já experimentou não fazer whirlpool?

Fiquei pensando sobre isso em uma brassagem umas semanas atrás, pois planejei fazer a frio, porém antes mesmo de começar o redemoinho meu mosto já estava bem límpido ao fim do resfriamento (da fervura pra 18ºC em 30min com chiller de imersão). Mesmo assim fiz o whirlpool...

Aí, hoje, resolvi testar a técnica "no-whirlpool" (isso existe?). Fiz isso pelos seguintes motivos: por me parecer que só o resfriamento já me dava um mosto relativamente limpo; por entender que a posição da minha torneira da panela já me dá uma segurança de deixar pra trás as coisas que decantarem, sem a necessidade de "concentrá-las" num cone central; e, ao fim, por entender que levar um bocado de trub pro fermentador não vai me trazer grandes malefícios (vide experimento do Brulosophy, e de outros sites, e postagens recentes da Yeast Facts no Facebook).

E aí, alguém tb já experimentou um "no-whirlpool"?

Segue resultado na foto.
 

Attachments

  • no-whirlpool.jpg
    no-whirlpool.jpg
    53.7 KB · Views: 74
Um dos melhores esclarecimentos que já tive sobre essa etapa do processo. Sempre fiz o whirpool a frio, e agora vejo que estava confundindo o cold break com trub, e ficava "indiginado" por não conseguir levar para o fermentador o volume calculado.

Obrigado meu caro.

Isso em vários casos gera até problemas de interpretação, pois a frio o que decanta primeiro é o trub mesmo, o mais pesado, o mesmo que decanta do whirlpool a quente.... só que depois lentamente grande parte do cold-break decanta por cima dele.

Enquanto o trub normal é áspero, como uma areia, e forma um cone bonitinho, o cold-break tem a consistência de um sabão, não é tão pesado, escorregadio, e boa parte dele fica em suspensão. Tudo isso, no whirlpool a quente... não se forma.... só vai se formar depois lá dentro do fermentador depois de resfriado.

Ocorre que muita gente ao fazer whirlpool a frio, quando vai esgotar a panela e o líquido começa a chegar no fundo, vê um monte de cold-break espalhado... confunde aquilo com trub, e acaba achando que "o cone não se formou". Errado.... embaixo desse monte de "trub" (que não é trub de verdade, é cold-break) espalhado, está o cone de trub pesado, então você pode tranquillamente drenar o quanto tiver que drenar de cold-break pro fermentador (afinal, com whirlpool a quente, ele iria 100% pra lá já que nem havia se formado ainda), e só cuidar pra não levar o trub de verdade, aquele cone que fica rígido ao centro.
 
Back
Top