Whirlpool

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Danielscanoni

Active Member
Joined
Jul 24, 2015
Messages
28
Reaction score
3
Galera, qual é a necessidade do whirlpool se podemos peneirar (com aquela peneira de tela bem fina) o mosto antes de levar para o fermentador??

Eu sei que deve ter alguma explicação lógica pra isso, mas não conseguir achar...
 
Galera, qual é a necessidade do whirlpool se podemos peneirar (com aquela peneira de tela bem fina) o mosto antes de levar para o fermentador??

Eu sei que deve ter alguma explicação lógica pra isso, mas não conseguir achar...

Porque Whirpool é uma forma muito mais simples e eficiente de não levar a sujeira de lúpulo pro fermentador. É uma técnica realmente muito fácil de fazer, e não é a toa que é feita há séculos na indústria cervejeira, ao invés de usar filtros.

Mesmo peneiras mais finas vão ter dificuldade de reter partículas pequenas de lúpulo. Quando ele é processado em pellets, muitas partes ficam em migalhas. Fora isso é muito rápido pra gerar um acúmulo na peneira, entupimento, e começar a transbordar por cima (eu sei pq ja fiz isso, bem no começo). Daí é um desespero, sujeira, desprdício sem falar na exposição desnecessária que o mosto tá tendo com utensílios extra, que vão necessitar de outra sanitização e ao ambiente também.

Somente largando a mangueira que sai da panela pra dentro do balde/bombona e cobrindo parcialmete com a tampa enquanto o mosto é escoado da panela já evita um risco de contaminação que vc vai ter colocando coisas no caminho.

Abraço
 
Entendi, obrigado pela resposta, Tiago. Tive dificuldades, pois meu chiller está com o diâmetro muito pequeno, então ele desmanchou quando fui resfriar o mosto.
 
Entendi, obrigado pela resposta, Tiago. Tive dificuldades, pois meu chiller está com o diâmetro muito pequeno, então ele desmanchou quando fui resfriar o mosto.

Nesse caso vc pode fazer whirpool a frio. Depois de resfriar retira o chiller e faz o whirpool com colher sanitizada. Uns 5 ou 10 minutos devem bastar pra formar o cone de lúpulo.

Abraço
 
Nesse caso vc pode fazer whirpool a frio. Depois de resfriar retira o chiller e faz o whirpool com colher sanitizada. Uns 5 ou 10 minutos devem bastar pra formar o cone de lúpulo.

Abraço

Maneiro! Me desculpe a insistência, mas e se eu fizesse o resfriamento no balde fermentador?
Assim:
1- Faço o whirlpool;
2- Faria a transferência para o fermentador;
3- Resfriava com o chiller.
 
Maneiro! Me desculpe a insistência, mas e se eu fizesse o resfriamento no balde fermentador?
Assim:
1- Faço o whirlpool;
2- Faria a transferência para o fermentador;
3- Resfriava com o chiller.
Sim, podes fazer isso.

Na verdade, para iniciantes ou para quem tem dificuldades com whirlpool, essa é a técnica mais recomendada.

Só precisa ter certeza de que o teu fermentador é atóxico mesmo em alta temperatura (baldes brancos vendidos nas brewshops normalmente são).

Abraço,
 
Sim, podes fazer isso.

Na verdade, para iniciantes ou para quem tem dificuldades com whirlpool, essa é a técnica mais recomendada.

Só precisa ter certeza de que o teu fermentador é atóxico mesmo em alta temperatura (baldes brancos vendidos nas brewshops normalmente são).

Abraço,

O meu é desses brancos. Mas por precaução, vou dar uma leve resfriada e depois fazer o whirlpool. Assim ainda vai estar quente pra todas as partículas se aglutinarem bem e não fazer a transferência com temperaturas próximas de 90-95 graus.
 
O meu é desses brancos. Mas por precaução, vou dar uma leve resfriada e depois fazer o whirlpool. Assim ainda vai estar quente pra todas as partículas se aglutinarem bem e não fazer a transferência com temperaturas próximas de 90-95 graus.
Bom, é algo pessoal.

Eu não resfrio nada antes de fazer transferência. Apago o fogo, faço whirlpool direto, espero decantar, e transfiro.

Efetivamente, não tem motivo pra você fazer isso... um trabalho a mais desnecessário.

Abraço,
 
Boa tarde. Pretendo fazer dessa forma. Whirlpool apos a fervura, transfega para o balde fermentator (com cuidaro para não oxidar o mosto quebte) e ai resfriar.
Mas tenho dúvidas em relação à aeração do mosto apos o resfriamento. Pois se eu resfrio na panela, posso transferir por gravidade e deixar a queda fazer essa aeração (borbolhas). Mas como o mosto ja vai estar no balde, oq recomenda? Tampar o balde e dar a velha chacoalhada? Kkkk

Obrigado.
 
Back
Top