Whirlpool paddle para aerar o mosto

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fcamello

Well-Known Member
Joined
Jul 17, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Amigos,

Comprei um whirlpool paddle como o da imagem anexada (http://www.norcalbrewingsolutions.com/store/Brewing_Paddle_Ultimate_Whirlpool_Paddle.html) e uma das características descritas seria a possibilidade de aerar o mosto com ele. Fiz uma pergunta para a loja perguntando se eles acreditavam que esse paddle geraria aeração suficiente para uma boa fermentação com levedura líquida. Eles responderam que acreditavam que sim, a utilização conectada a uma furadeira por uns 3 a 6 minutos geraria quantidade de O2 suficiente. No entanto, eles não fizeram nenhuma medição de O2 dissolvido para confirmar isso.
Ontem utilizei o paddle no mosto resfriado pela primeira vez antes de inocular a levedura líquida após realizar um generoso starter (faço levas de 20 L). De fato, a movimentação do mosto gerou uma quantidade razoável de espuma. O lag-time foi de umas 15 horas até aparecer as primeiras bolhas no air-lock.

Minha dúvida é se existe alguma maneira de eu ter a mínima ideia se esse aparato está aerando suficientemente meu mosto. Só consigo isso comprando um sensor de O2 dissolvido (algo que não cogito fazer) ou posso ter uma ideia de outra maneira?

Agradeço desde já!

Um abraço!
 

Attachments

  • 0593_Ultimate_Whirlpool_Aeration_Paddle_Stir_End2_Logo.jpg
    0593_Ultimate_Whirlpool_Aeration_Paddle_Stir_End2_Logo.jpg
    65.2 KB · Views: 64
De acordo com o livro Yeast, O ideal seria entre 8 ppm e 10 ppm (partes por milhão) e em testes realixados por eles são gerados os seguintes índices de acordo com os respectivos métodos:

chacoalhando o balde: 2,71 ppm
30 segundos de oxigênio puro: 5,12 ppm
60 segundos de oxigênio puro: 9,20 ppm
120 segundos de oxigênio puro: 14,08 ppm

Puro chute mas imagino que com o paddle fique entre 2,71 ppm e 5,12 ppm.
 
Back
Top