Weiss WB-06

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Manjabosco

Active Member
Joined
Feb 10, 2016
Messages
28
Reaction score
2
Location
cruz alta
Boa noite prezados.
fiz essa receita de uma WEISS com WB-06 e estou tentando evitar o famoso "Ácido"que a levedura trás, pois sei que (na minha opinião) o M20 é melhor, mas anda muito difícil de conseguir, então, vou tentar aprender a fazer WEISS com o WB-06, também sei que ela está "fora do estilo" não quero mandar ela para concurso e sim tentar evitar alguns sintomas indesejados, andei estudando a levedura, lendo bastante e cheguei a conclusão que fazer uma OG mais alta e uma fermentação mais baixa pode ajudar em evitar esses sintomas, então, o que acham? A receita completa está em anexo.
 

Attachments

  • WeissWB06_20220310.pdf
    112.6 KB · Views: 9
Cara, nunca tive problema de acidez com wb-06... Mas uma coisa é certa, fermentando entre 16 - 18° nós cinco primeiros dias a breja fica melhor... Costumava fermentar em ambiente 20 - 25° e tinha bons resultados, mas nunca tive acidez...
 
Eu acredito que esse problema de acidez do WB-06 tenha a ver com água usada. Acho que é q explicação mais plausível, pq muitos tem esse problema e outros já dizem que só conseguem fazer uma boa Weiss com ele. Sou do time do M20. Com ele consegui a Weiss que desejava, fermentando a 17. Já usei o WB-06 e o weizen da LevTeck. Não ficaram ruins, mas uma leve acidez estava presente.
 
Boa noite prezados.
fiz essa receita de uma WEISS com WB-06 e estou tentando evitar o famoso "Ácido"que a levedura trás, pois sei que (na minha opinião) o M20 é melhor, mas anda muito difícil de conseguir, então, vou tentar aprender a fazer WEISS com o WB-06, também sei que ela está "fora do estilo" não quero mandar ela para concurso e sim tentar evitar alguns sintomas indesejados, andei estudando a levedura, lendo bastante e cheguei a conclusão que fazer uma OG mais alta e uma fermentação mais baixa pode ajudar em evitar esses sintomas, então, o que acham? A receita completa está em anexo.

Amigo, só vou te fazer uma observação:
Pelomenos no concurso da AcervA que eu participo, a “disputa” para mim é o de menos. Ao contrário.
A gente recebe as súmulas de cada juiz (e são sommeliers renomados) contendo a descrição da nossa cerva, características, comentário sobre adequação ao estilo, defeitos, etc.
E isso sem o avaliador saber de quem é a amostra, sem te conhecer, sem camaradagem, sem desqualificação prévia…
Valeu pra mim muito mais a pena isso do que qualquer medalha.
Abração!
 
O que vi do WB-06 é fazer um pitch rate baixo, que aí por incrivel que pareça ele nao acidifica. Quanto a fazer boa Weiss, eu uso somente o da BIO4 fermentando a 17 graus...é tiro e queda!
 

Latest posts

Back
Top