Weiss socorro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndiAmantino

New Member
Joined
Jun 27, 2017
Messages
3
Reaction score
0
Eu fiz minha primeira Weiss e ela estava fermentando até 9 dias a 20 graus. Mais eu tive que passar ela para o freezer pois fiz uma lager e o fermentador não caberia no meu freezer. E nessa mudança eu simplismente me descuidei e esqueci de aumentar a temperatura do meu freezer. Então a Weiss está a 0 graus faz 2 dias.
Oque faço? Devo aumentar a temperatura gradualmente ou devo deixar a zero grau?

Eu iria deixar ela a 20 graus 10 dias
Depois 15 dias 15 graus e depois 7 dias a zero.

Por favor me dêem uma luz?
Forcei a parada de fermentação? Tem como voltar?
 
Eu aumentaria a temperatura e ainda faria o descanso de diacetil a 24 °C por alguns dias e depois baixaria a temperatura. Creio que este processo, após você ter se enganado e baixado a temperatura, não trará grandes problemas à sua cerveja.

Abraços.
 
Aumentei para 20 graus hoje. Vou por pra 24 quantos dias me recomenda para deixar no 24 graus?
 
Eu fiz minha primeira Weiss e ela estava fermentando até 9 dias a 20 graus. Mais eu tive que passar ela para o freezer pois fiz uma lager e o fermentador não caberia no meu freezer. E nessa mudança eu simplismente me descuidei e esqueci de aumentar a temperatura do meu freezer. Então a Weiss está a 0 graus faz 2 dias.
Oque faço? Devo aumentar a temperatura gradualmente ou devo deixar a zero grau?

Eu iria deixar ela a 20 graus 10 dias
Depois 15 dias 15 graus e depois 7 dias a zero.

Por favor me dêem uma luz?
Forcei a parada de fermentação? Tem como voltar?

9 dias em 20 graus vc não precisa elevar a temperatura, era só zerar e envasar mesmo depois disso.
 
Eu aumentaria a temperatura e ainda faria o descanso de diacetil a 24 °C por alguns dias e depois baixaria a temperatura. Creio que este processo, após você ter se enganado e baixado a temperatura, não trará grandes problemas à sua cerveja.

Abraços.

Descanso de diacetil é para fermentos que geram muito diacetil.
No caso de Weiss, mesmo, a maioria das leveduras secas como o WB-06, Bavarian Wheat, praticamente não geram nada. Aliás o termo descanso de diacetil não é tão correto.
Eu prefiro chamar de fermentação secundária, que é onde as leveduras consomem boa parte dos by products da primária, liberam alguns compostos sulfurosos e etc.

Quanto ao Socorro do nosso amigo @AndiAmantino , ele precisa avaliar a própria cerveja, experimentando.

Uma Weiss com 9 dias a 20c, normalmente já vai ter terminado a secundária também, principalmente se o Pirching Rate, e oxigenação foram corretos e se a fermentação correu bem.

Aumentamos para 25c para acelerar a atividade das leveduras e consequentemente precisar de menos tempo na secundária.

Tudo bem levar de 0 pra 25c? Tudo bem.

Era necessário? Talvez não...
 
Eu estava anciosa para fazer uma weiss e aí eu só tinha um fermentador de 68 litros sobrando. Acabei fazendo apenas 20 litros e colocando no fermentador de 68. Ela demorou um pouco para começar a fermentar no 9 dia ela estava fermentando bem pouco. Hoje vou medir a densidade dela. Eu subi para 20 graus a temperatura dela. Vou aumentar mais 5 graus então é deixo por mais 7 dias.
 
Eu estava anciosa para fazer uma weiss e aí eu só tinha um fermentador de 68 litros sobrando. Acabei fazendo apenas 20 litros e colocando no fermentador de 68. Ela demorou um pouco para começar a fermentar no 9 dia ela estava fermentando bem pouco. Hoje vou medir a densidade dela. Eu subi para 20 graus a temperatura dela. Vou aumentar mais 5 graus então é deixo por mais 7 dias.

Se você estiver se baseando pelo airlock/blowoff é normal ter essa sensação de "fermentar menos" pelo headspace gigante, mas o que acontece é que fermenta igual. 9 dias a 20C é provável que deu tempo de fazer primária e secundária, mas não é garantido, sempre meça a densidade.
 
sou do time que 9 dias com piching adequado vai ter fermentado com consumo de diacetil, ainda mais a 20°C
 
sou do time que 9 dias com piching adequado vai ter fermentado com consumo de diacetil, ainda mais a 20°C

Eu concordo também, inclusive, depois de 2 dias a 0 grau eu ja engarrafaria.
Minhas weiss ficam 3 dias a 3 graus e vão pra garrafa.
:mug:
 
Back
Top