Weiss Ficou Estranha - O que faço???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Apr 2, 2016
Messages
6
Reaction score
0
Olá pessoal.

Meu nome é Rodrigo.

Fui fazer a minha segunda leva e algo saiu errado, vejam se alguem consegue me ajudar a descobrir o que aconteceu de errado.

Fiz uma Weiss há alguns dias. Ao meu ver tudo ocorreu bem durante todo o processo, OG 1056 conforme o esperado, precisei colocar um pouco de aguá apos a fervura. Em 5 dias já havia chegado na FG esperada 1015, deixei por mais 2 dias até completar 7 dias de fermentação entre 20 e 22 graus.
Foram 2 baldes de 10 litros, um com levedura Munich e outro WB06.


Fiz a troca de balde, passei para a geladeira e ficou mais 15 dias a 10 graus.
Passado esse tempo, fiz o primming com 5g de açucar por litro e deixei na temperatura de 22 graus as garrafas. Quando chegou em 2,5Kgf/Cm² (5 dias após o envase) abri uma para experimentar e estava horrível.

Não sei descrever ao certo o sabor, mas ficou com pouco gás, xôxa, meio doce, com gosto de mosto, apertando na boca, sei lá.
O fato é que fiz tudo certinho e depois de tanto tempo esperando tive uma decepção. Os dois baldes ficaram do mesmo jeito.
Tudo foi sanitizado direitinho.

Na primeira que fiz deixei passar várias coisas tipo, não fiz whirpool, a densidade OG ficou 1017 e a FG 1013, deixei pegar bastante ar ao fazer o trasvazamento para maturar, etc, etc, e ainda assim ficou boa. Agora que fiz tudo certinho deu este problema.

Alguem tem idéia do que pode ter dado errado no processo? Será que se eu esperar mais tempo com ela na garrafa ainda pode melhorar?

Obrigado.
 
Boa tarde meu amigo cervejeiro,
Pelo seu relato entendo que 5g de açúcar para 1l de cerveja é muito pouco, entendo que você deveria ter colocado algo entre 7 e 8 g de açúcar por litro de cerveja. Acho que vc está com uma cerveja choca por não ter carbonatado corretamente.
Fiz 40 l de uma weiss é deu tudo certinho até colocar na garrafa, porém em uma única garrafas acho que coloquei mais de 5g de açúcar por garrafas de 600ml, o resultado foi que uma garrafa estourou. Dá próxima vez vou medir 7g de açúcar por litro e não mais 8g como fiz, não quero correr esse risco novamente. Peguei todas as garrafas e coloquei na geladeira para não correr de mais esse risco. O sabor está espetacular da minha weiss.
 

Attachments

  • weiss.JPG
    weiss.JPG
    89.7 KB · Views: 116
  • weiss 2.JPG
    weiss 2.JPG
    94 KB · Views: 113
Parabens meu amigo.
Ficou bonita, deu água na boca.

Então, da primeira vez que fiz coloquei 7g/l e achei que tinha ficado com muito gás. Li em alguns lugares que a regra era tipo carbonatação baixa=5g, media=6g e alta=7g. O pessoal da loja onde comprei tambem falou p fazer assim.

Como foi o seu calendário de fermentação, maturação, carbonatação?

Obrigado pelo retorno.
 
Espera mais alguns dias, as minhas tento resistir a tentação e deixar carbonatar por pelo menos 7 dias.
 
5 dias de garrafa e já abriu, segura essa ansiedade aí Rodrigo kkk A cerveja muda muito depois de mais alguns dias engarrafada, minhas weiss ficam com a espuma e sabor legais depois de 18, 20 dias engarrafadas;

Pra que trocar de balde depois da fermentação? Só aumenta o risco de contaminação, troque de balde somente na hora de envasar.

E por que 15 dias a 10 graus?
 
Fiz minha primeira Weiss e engarrafei nesse fds. Vamos ver como ficou... Usei o WB-06 tb. OG 1,048 FG 1,011
 
Rodrigo

Fiz a minha segunda e foi uma weiss tbm, ficou ótima! olha o post - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407781

Meu processo foi sem maturação (pois esse tipo de breja quanto mais " verde " melhor)
Fiz a prévia ativação/hidratação do fermento e inoculei nas mesma temp do mosto 25º. Como vc fez a inoculação do seu fermento?

Utilizei algo entre 7,8 de Gramas por litro na carbonatação (foi no olho pq não tinha exata certeza da quantidade de litros que eu tinha)

Ainda tenho garrafas desta leva que estão engarrafadas desde dia 19.03 e até agora nenhuma explodiu

As minhas impressões foram, a primeira que abri com 7 dias já estava com bastante espuma, porém o CO2 ainda não tinha incorporado totalmente no liquido, porém estava bem gostosa
A próxima eu abri com 14 dias, ai a história já mudou...ficou perfeita!

Como foi a sua mostura?

Com a minha pouca experiencia, eu chuto que o que pode ter dado errado foi a sua maturação (que acabou fazendo-a perder suas características) seu pouco tempo de carbonatação, sua trasfega de balde (algo que realmente não é necessário) a alta temperatura inicial de fermentação (20º) e talvez a forma como conduziu a mostura

abs
 
Abri uma mini garrafa da minha Weiss com apenas 3 dias após engarrafada. Já tem espuma legal, mas o gosto esta um pouco azedo, tipo vinagre. Usei fermento WB-06. Se contaminou seria a primeira das minhas 5 brassagens. Vamos ver daqui uns dias se esse gosto meio azedo aumenta...
 
Coltro,

Boa noite amigo.

A primeira weiss que fiz pedia p ficar 7 dias fermentando a 18 graus, 10 dias maturando a 10 graus e depois engarrafar. N me lembro se falava qtos dias deveria ficar na garrafa, era uma receita do programa beersmith. Eu abri com 7 dias na garrafa, mas realmente ela foi ficando melhor a medida que os dias foram passando. Havia colocado uns 8g/litro e fiquei com a sensação de que tinha muito gás, por isso nessa coloquei só 5.

Vou seguir seus conselhos e esperar um pouco mais, mas estou com pouca esperança nesta...rsrs
 
Rodolfender

Obrigado pelas considerações, deixe-me tentar respondê-lo:

Rodrigo

Fiz a minha segunda e foi uma weiss tbm, ficou ótima! olha o post - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407781

Meu processo foi sem maturação (pois esse tipo de breja quanto mais " verde " melhor)
Fiz a prévia ativação/hidratação do fermento e inoculei nas mesma temp do mosto 25º. Como vc fez a inoculação do seu fermento?

Fiz a inoculação com água mineral (300ml para 2 sachês). Deixei por 30 minutos aproximadamente.

Utilizei algo entre 7,8 de Gramas por litro na carbonatação (foi no olho pq não tinha exata certeza da quantidade de litros que eu tinha)

Ainda tenho garrafas desta leva que estão engarrafadas desde dia 19.03 e até agora nenhuma explodiu

As minhas impressões foram, a primeira que abri com 7 dias já estava com bastante espuma, porém o CO2 ainda não tinha incorporado totalmente no liquido, porém estava bem gostosa
A próxima eu abri com 14 dias, ai a história já mudou...ficou perfeita!

Como foi a sua mostura?

Na mostura fiz 52 graus por 30 minutos, 65 graus por 1 hora e 75 por 10 minutos.
Como vc lida com o problema de que cada ponto da panela fica com uma temperatura diferente, as vezes o centro está com 62 e proximo a lateral 70.


Com a minha pouca experiencia, eu chuto que o que pode ter dado errado foi a sua maturação (que acabou fazendo-a perder suas características) seu pouco tempo de carbonatação, sua trasfega de balde (algo que realmente não é necessário) a alta temperatura inicial de fermentação (20º) e talvez a forma como conduziu a mostura

A receita do beersmith pedia p fermentar entre 18 e 22 graus por 7 dias.
Acho que uma coisa pode realmente ser o principal problema, na hora de medir a densidade durante a fermentação, ao abrir a torneira eu não havia tirado o pote de alcool 70 da mangueira (airlock improvisado), neste momento foi alcool para dentro do balde. Depois aconteceu de novo ao fazer a trasfega. Acho que algo em torno de uns 150ml de alcool 70 para 8 litros de cerveja.
Vc acha que o alcool pode ter causado esse gosto estranho? Eu arrisco a dizer que está com gosto de alcool.


abs
__________________
Rodolfo Fontaneli
 
Coltro,

Boa noite amigo.

A primeira weiss que fiz pedia p ficar 7 dias fermentando a 18 graus, 10 dias maturando a 10 graus e depois engarrafar. N me lembro se falava qtos dias deveria ficar na garrafa, era uma receita do programa beersmith. Eu abri com 7 dias na garrafa, mas realmente ela foi ficando melhor a medida que os dias foram passando. Havia colocado uns 8g/litro e fiquei com a sensação de que tinha muito gás, por isso nessa coloquei só 5.

Vou seguir seus conselhos e esperar um pouco mais, mas estou com pouca esperança nesta...rsrs

Bom Dia Rodrigo!

- Então esse negócio da receita pedir "x" dias de fermentação, é só o tempo médio que dura uma fermentação, não quer dizer que a fermentação da sua cerveja vai terminar dentro de 07 dias, pode ser mais ou menos dias, e depende de uma série de fatores. Parafraseando um post do Guenther: "as leveduras não tem um gerente que fica lá dentro do fermentador cobrando elas, vamos gente, nós só temos mais dois dias para terminar essa fermentação" kkk;

- E outra coisa, a maturação é um processo eterno, desde o final da fermentação a cerveja está maturando e esse processo dura até o final da vida dela. Quando for executar uma etapa, você precisa saber o por que dela ser feita, eu não vejo motivo para deixar uma weiss maturando a 10 graus por 15 dias, por que vai estar em uma temperatura abaixo da faixa de trabalho do fermento, então ele não vai alterar quase nada na cerveja;

- E faltou uma etapa no seu processo, que é a fermentação secundária, essa sim tem bastante impacto sobre a cerveja.

- Não se apegue tanto as receitas, na parte de fermentação principalmente, elas não são muito fiéis a nossa realidade, nessa etapa precisa praticar o seu lado artesão rsrs.

- Dá uma lida nos tópicos fixos do blog, principalmente esse do Guenther sobre as etapas de fermentação e maturação que é bem completo: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

- E se precisar de ajuda nas próximas weiss me dá um toque, é o estilo que mais gosto de fazer...tanto que já fiz 14 kkkk não consegui fazer uma Franziskaner ainda, mas já aprendi uma ou outra coisa rsrs.
 
segue respostas

Rodolfender

Obrigado pelas considerações, deixe-me tentar respondê-lo:

Rodrigo

Fiz a minha segunda e foi uma weiss tbm, ficou ótima! olha o post - http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407781

Meu processo foi sem maturação (pois esse tipo de breja quanto mais " verde " melhor)
Fiz a prévia ativação/hidratação do fermento e inoculei nas mesma temp do mosto 25º. Como vc fez a inoculação do seu fermento?

Fiz a inoculação com água mineral (300ml para 2 sachês). Deixei por 30 minutos aproximadamente.
Você não ferveu a água? Da última vez eu utilizei algo em torno de 600ml para dois sachês, não tive problemas na fermentação.

Utilizei algo entre 7,8 de Gramas por litro na carbonatação (foi no olho pq não tinha exata certeza da quantidade de litros que eu tinha)

Ainda tenho garrafas desta leva que estão engarrafadas desde dia 19.03 e até agora nenhuma explodiu

As minhas impressões foram, a primeira que abri com 7 dias já estava com bastante espuma, porém o CO2 ainda não tinha incorporado totalmente no liquido, porém estava bem gostosa
A próxima eu abri com 14 dias, ai a história já mudou...ficou perfeita!

Como foi a sua mostura?

Na mostura fiz 52 graus por 30 minutos, 65 graus por 1 hora e 75 por 10 minutos.
Como vc lida com o problema de que cada ponto da panela fica com uma temperatura diferente, as vezes o centro está com 62 e proximo a lateral 70.

Cara, ainda não me preocupei com isto pq coloco o termômetro em um lugar e mantenho ele ali sem mexer (para não bagunçar minha câmara de grãos) O que percebi é, sempre desligar o fogo com a temp uns 3 ou 2 graus abaixo do que vc deseja, pois uma vez eu desliguei a 66 graus e para minha surpresa alguns minutos depois subiu para 68...e sempre pegar leve no fogo. Nunca usar o fogo alto.

Com a minha pouca experiencia, eu chuto que o que pode ter dado errado foi a sua maturação (que acabou fazendo-a perder suas características) seu pouco tempo de carbonatação, sua trasfega de balde (algo que realmente não é necessário) a alta temperatura inicial de fermentação (20º) e talvez a forma como conduziu a mostura

A receita do beersmith pedia p fermentar entre 18 e 22 graus por 7 dias.
Acho que uma coisa pode realmente ser o principal problema, na hora de medir a densidade durante a fermentação, ao abrir a torneira eu não havia tirado o pote de alcool 70 da mangueira (airlock improvisado), neste momento foi alcool para dentro do balde. Depois aconteceu de novo ao fazer a trasfega. Acho que algo em torno de uns 150ml de alcool 70 para 8 litros de cerveja.
Vc acha que o alcool pode ter causado esse gosto estranho? Eu arrisco a dizer que está com gosto de alcool.

Olha, comigo já ocorreu de alguns poucos ml´s de álcool que estavam dentro do meu airlock em S descer para bombona, mas diluiu em aproximadamente 35 litros de breja..então não senti diferença nenhuma. Mas acho que no seu caso pode ter sim alterado o sabor dela...sem falar que este álcool faz mal para o consumo

abs
__________________
Rodolfo Fontaneli
 

Latest posts

Back
Top