Weiss com WB-06

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

atinha

Member
Joined
May 18, 2015
Messages
11
Reaction score
0
Havia feito algumas weiss com fermento munich da lallemand, e resolvi experimentar com WB-06, para ver a diferença de características entre ambos.
A weiss ficou melhor, mais aromática, mais aredondada, porém, um pouco mais ácida e picante, que parece ser o normal desse fermento, que incomoda um pouco.
Será que poderia colocar um pouco de bicarbonato para quebrar um pouco essa acidez, antes de envasar?
Alguém já fez isso?:D
 
Havia feito algumas weiss com fermento munich da lallemand, e resolvi experimentar com WB-06, para ver a diferença de características entre ambos.
A weiss ficou melhor, mais aromática, mais aredondada, porém, um pouco mais ácida e picante, que parece ser o normal desse fermento, que incomoda um pouco.
Será que poderia colocar um pouco de bicarbonato para quebrar um pouco essa acidez, antes de envasar?
Alguém já fez isso?:D
Cara, primeiro, qual é o pH da água que estás utilizando?
 
Cara, primeiro, qual é o pH da água que estás utilizando?

6,26, corrijo para 5,2 na hora da brassagem.
Sempre o mesmo procedimento, somente nessa troca de fermento aconteceu isso.
Já achei vários posts no fórum e pesquisas pela net que falam dessa maior acidez do wb-06.
O PH do produto está em torno de 3,86 nesse momento, gostaria de subir para uns 4,10 à 4,3, já estaria bom.
 
Ok, então... Weiss tem tendência natural a serem mais ácidas........... e tu estás acidificando tua água, que já tem um pH razoavelmente baixo....... ou seja, o que achas que vai acontecer?

Primeira coisa a fazer é..... deixa a água como está, justamente pra alcalinidade natural dela puxar o pH final da cerveja pra cima. :)

Abraço,
 
Ok, então... Weiss tem tendência natural a serem mais ácidas........... e tu estás acidificando tua água, que já tem um pH razoavelmente baixo....... ou seja, o que achas que vai acontecer?

Primeira coisa a fazer é..... deixa a água como está, justamente pra alcalinidade natural dela puxar o pH final da cerveja pra cima. :)

Abraço,

ok!! mas só no WB-06? de qualquer forma farei isso na próxima leva.....
e sobre minha questão do bicarbonato, alguma chance?:D
 
ok!! mas só no WB-06? de qualquer forma farei isso na próxima leva.....
e sobre minha questão do bicarbonato, alguma chance?:D
Cara, eu nunca fiz, nem vi ninguém fazer em vários anos ninguém fazer uso de bicarbonato pra Weiss, justamente porque normalmente não tem necessidade alguma.

Ou seja, tu vais user bicarbonato pra diminuir a acidez excessiva..... que tu estás gerando por acidificar a água, então porque não simplesmente.. não acidificar?

Nunca vi casos de problemas de acidez causados pelo WB-06, e sim por outros fatores, como esse.
 
Cara, eu nunca fiz, nem vi ninguém fazer em vários anos ninguém fazer uso de bicarbonato pra Weiss, justamente porque normalmente não tem necessidade alguma.

Ou seja, tu vais user bicarbonato pra diminuir a acidez excessiva..... que tu estás gerando por acidificar a água, então porque não simplesmente.. não acidificar?

Nunca vi casos de problemas de acidez causados pelo WB-06, e sim por outros fatores, como esse.

para a próxima leva ok, mas o problema está agora, hoje, produto pronto.
 
Ouço falar com certa frequencia sobre essa acidez causada pelo wb-06. Até compreendo essa característica relatada.. já usei esse fermento algumas vezes. Não é um azedo lático, nem acético... é uma característica desse fermento. Vale mais a pena vc trocar de fermento, o wb-06 não faz uma weiss muito boa mesmo.

Eu acho que adicionar o bicarbonato pode reduzir na prática a acidez, mas não tenho certeza que isso vá melhorar esse sabor característico do fermento.
Por que vc não simplesmente serve num copo e adiciona um pouco, pra testar?

De qualquer forma cuidado, porque bicarbonato vem com sódio, ele pode estragar tua cerveja. E também desapegue um pouco dessa leva, se ficou ruim é muito improvável funcionar qualquer conserto, corrija na próxima.

Abraço
 
para a próxima leva ok, mas o problema está agora, hoje, produto pronto.
Ah, entendi.

Bom, aí eu não sou o melhor pra indicar, porque eu sou contra corrigir cerveja depois de pronta. Prefiro ficar com ela do jeito que estar, e corrigir a técnica... assim depois que fizer outra leva, ainda tenho a anterior com o problema original pra comparar.

Abraço,
 
Ouço falar com certa frequencia sobre essa acidez causada pelo wb-06. Até compreendo essa característica relatada.. já usei esse fermento algumas vezes. Não é um azedo lático, nem acético... é uma característica desse fermento. Vale mais a pena vc trocar de fermento, o wb-06 não faz uma weiss muito boa mesmo.

Eu acho que adicionar o bicarbonato pode reduzir na prática a acidez, mas não tenho certeza que isso vá melhorar esse sabor característico do fermento.
Por que vc não simplesmente serve num copo e adiciona um pouco, pra testar?

De qualquer forma cuidado, porque bicarbonato vem com sódio, ele pode estragar tua cerveja. E também desapegue um pouco dessa leva, se ficou ruim é muito improvável funcionar qualquer conserto, corrija na próxima.

Abraço

Tiago,
É uma picancia na língua e céu da boca, que no terceiro já não se senti muito, parece ser do fermento mesmo essa característica.
Vou fazer esse teste do copo, e ver a proporção, depois posto os resultados.
Ela da pra beber de boa, só gostaria de fazer esse teste para melhorar.
Qual seria um fermento indicado para uma Weizen típica? M20 nunca usei, nem fermentos líquidos, usei até hoje somente o munich da lallemand.:mug:
 
Ah, entendi.

Bom, aí eu não sou o melhor pra indicar, porque eu sou contra corrigir cerveja depois de pronta. Prefiro ficar com ela do jeito que estar, e corrigir a técnica... assim depois que fizer outra leva, ainda tenho a anterior com o problema original pra comparar.

Abraço,

ela da pra beber de boa, mas gostaria de fazer um teste.
 
Tiago,
É uma picancia na língua e céu da boca, que no terceiro já não se senti muito, parece ser do fermento mesmo essa característica.
Vou fazer esse teste do copo, e ver a proporção, depois posto os resultados.
Ela da pra beber de boa, só gostaria de fazer esse teste para melhorar.
Qual seria um fermento indicado para uma Weizen típica? M20 nunca usei, nem fermentos líquidos, usei até hoje somente o munich da lallemand.:mug:

Eu gosto do hefeweizen da bio4... nunca usei o m20.
 
Como falado acima, o Heffeweizen Ale – SY055 da BIO4 tem um resultado muito bom. Recomendaria ele.
 
Também já fiz uma com esse fermento, foi pro ralo... mas na época não tinha nem controle de fermentação então acredito que o problema foi ainda mais acentuado.

Vou fazer minha segunda weiss esse fim de semana, starter do Bio4 já tá rolando :)


Essa correção pra 5.2, é da água ou da mostura? Porque se você corrige toda a água que usa pra 5.2, os grãos puxam pra mais baixo ainda. É o pH da mostura que você tem que corrigir, não da água, a água de lavagem estando abaixo de 6 já está bom, se você fizer fly sparging(pra batch sparging pelo que entendi não é tão necessário).
 
Tiago,
É uma picancia na língua e céu da boca, que no terceiro já não se senti muito, parece ser do fermento mesmo essa característica.
Vou fazer esse teste do copo, e ver a proporção, depois posto os resultados.
Ela da pra beber de boa, só gostaria de fazer esse teste para melhorar.
Qual seria um fermento indicado para uma Weizen típica? M20 nunca usei, nem fermentos líquidos, usei até hoje somente o munich da lallemand.:mug:
Faz muito tempo, mas e ai amigo, fez o teste do bicarbonato?
 
Back
Top