Weiss com Maracujá. Alguém já fez?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tomazela

Well-Known Member
Joined
Jan 12, 2016
Messages
1,696
Reaction score
471
Salve galera.

Estou pretendendo usar fruta em minhas levas pela primeira vez.
Como fiz uma Weiss que ficou com OG bem abaixo do que eu pretendia, vou tentar dar um UP nela com maracujá.

Para 50 litros, pensei em usar 900ml de poupa fresca que irei pasteurizar e adicionar na secundária.

Quem já fez, quais as percepções? Pretendo que o maracujá fique sutil.
 
Um amigo fez uma recentemente, deu 300g poupa fresca de maracujá para 20l, ficou bem sutil, eu usaria mais. Só ão me lembro quando ele usou, se foi fervura ou secundária.
Acho que 900 para 50l seria adequado, ficaria interessante.
 
Bom dia camarada!
Tenho uma saison na secundária, e nela eu tenho costume de colocar polpa de maracujá.
Faço levas de 40 litros, e coloco 400ml de polpa fresca, e coada, e essa quantia já fica bem evidente, mais que isso a cerveja viraria um refrigerante de maracujá kk, mas acho que isso depende muito de estilo pra estilo (minha saison fica com og de 1.060).
Coloco no fim da primária, quando a atenuação está quase chegando no ponto.
A primeira vez que fiz coloquei após a secundária, com a cerveja à 10°... E como faço priming já sabe, garrafas espumando, mas nada de explosões. Foi falta de experiência na época, hoje colocando na secundária esse problema terminou.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 

Attachments

  • bb-decepcionado-2.jpg
    bb-decepcionado-2.jpg
    21.2 KB · Views: 66
Bom dia camarada!
Tenho uma saison na secundária, e nela eu tenho costume de colocar polpa de maracujá.
Faço levas de 40 litros, e coloco 400ml de polpa fresca, e coada, e essa quantia já fica bem evidente, mais que isso a cerveja viraria um refrigerante de maracujá kk, mas acho que isso depende muito de estilo pra estilo (minha saison fica com og de 1.060).
Coloco no fim da primária, quando a atenuação está quase chegando no ponto.
A primeira vez que fiz coloquei após a secundária, com a cerveja à 10°... E como faço priming já sabe, garrafas espumando, mas nada de explosões. Foi falta de experiência na época, hoje colocando na secundária esse problema terminou.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Legal amigo.
Se suas levas de 40L com 400ml já ficam evidentes, irei adicionar seguindo as mesmas proporções.
Na vdd eu havia pensado em 900ml, considerando as sementes.
Se você está dando uma batida no liquidificador e extraindo somente a polpa, pode ser que a proporção seja próximo do q imaginei.

Vc dá uma batida e peneira certo?
 
Eu uso um coador, e vou amassando as sementes com uma colher pra retirar apenas o líquido, mas óbvio que perco bastante suco sem colocar as sementes junto.
E se for colocar com as sementes, com certeza essa proporção vai mudar, quanto? Só com experimento.
uploadfromtaptalk1490878328621.jpg

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
É sério. Fiz uma hopped Weiss há alguns meses e usei bastante citra no dry hop. Isso conferiu um aroma e sabor marcante de maracujá. O lupulo possui outras características mas essa dominou. Claro que a fruta traz outras coisas inclusive no ABV.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
 
É sério. Fiz uma hopped Weiss há alguns meses e usei bastante citra no dry hop. Isso conferiu um aroma e sabor marcante de maracujá. O lupulo possui outras características mas essa dominou. Claro que a fruta traz outras coisas inclusive no ABV.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk
Já experimentei uma NE IPA feita com citra, realmente lembrava muito o maracujá, fica ótimo, mas realmente a fruta trás outras características. Vai de cada um, se for por comodidade ou medo de usar frutas, é uma boa o Citra.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
É sério. Fiz uma hopped Weiss há alguns meses e usei bastante citra no dry hop. Isso conferiu um aroma e sabor marcante de maracujá. O lupulo possui outras características mas essa dominou. Claro que a fruta traz outras coisas inclusive no ABV.

Enviado de meu SM-G930F usando Tapatalk

Eu uso muito o Citra.
Pra mim ele confere mais aroma de Manga, do que maracujá...
 
Eu uso um coador, e vou amassando as sementes com uma colher pra retirar apenas o líquido, mas óbvio que perco bastante suco sem colocar as sementes junto.
E se for colocar com as sementes, com certeza essa proporção vai mudar, quanto? Só com experimento.
View attachment 118738

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Vou usar uma proporção um pouco abaixo da sua, pois minha OG e amargor são mais baixos.

Irei dar uma batida no liquidificador, mas coisa muito rápida, para evitar moer a semente e poder extrair a polpa...depois irei peneirar.

:)

Valeu
 
Já experimentei uma NE IPA feita com citra, realmente lembrava muito o maracujá, fica ótimo, mas realmente a fruta trás outras características. Vai de cada um, se for por comodidade ou medo de usar frutas, é uma boa o Citra.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Se Citra fosse igual a maracujá, não faria sentido usar o lúpulo, até porque 1Kg de maracujá custa uns R$4,00 e 1Kg de Citra custa uns R$300,00 ...rs
 
Eu usaria mais, uma vez usei 1,5 litros coados adicionado em 5 litros de cerveja, ficou bom. E nao precisa pasteurizar, só vai perder aroma, o ph é bem baixo, dificil ter algo problematico.
 
Poxa vida! Aí fica difícil definir uma proporção adequada kkk
Curioso esse assunto, creio que a percepção sobre a fruta deve variar muito conforme OG/IBU, ou quem sabe até sobre o girst de maltes. Talvez o tipo de maracujá (utilizo o azedo).
As diferenças de proporções que usamos é grande.
Legal esse tópico.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk
 
Poxa vida! Aí fica difícil definir uma proporção adequada kkk
Curioso esse assunto, creio que a percepção sobre a fruta deve variar muito conforme OG/IBU, ou quem sabe até sobre o girst de maltes. Talvez o tipo de maracujá (utilizo o azedo).
As diferenças de proporções que usamos é grande.
Legal esse tópico.

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

huahuahua...sim, é bem complicado.

Mas as maiores referências que encontrei na net tendem para a que você mencionou.

A percepção varia muito, além das variedades de frutas...é bem complicado.

Eu prefiro começar com pouco e caso fique fraco, posso adicionar mais.

Se eu já chutar o balde pra 1,5 litros, complica...
 
Eu usaria mais, uma vez usei 1,5 litros coados adicionado em 5 litros de cerveja, ficou bom. E nao precisa pasteurizar, só vai perder aroma, o ph é bem baixo, dificil ter algo problematico.

Eu prefiro fazer dessa forma, mas concordo contigo de que os riscos são baixos, visto que a cerveja está praticamente pronta, com presença de álcool, pH baixo e poucos nutrientes, porém podem haver leveduras selvagens na fruta (no maracujá dificilmente, por ter uma casca bem espessa) e elas acabarem consumindo mais açúcares e consequentemente podendo mudar minha FG.

Na pasteurização lenta, a 65c por 30 minutos em panela fechada, não irá perder muito aroma não.

Vou deixar maturando por uns 5 dias, para garantir que o açúcar da fruta seja consumido e não ter problemas na carbonatação.
 
Para aproximadamente 55 litros de Weiss, adicionei 450 ml de polpa fresca.

6 maracujás grandes.

Adicionei no liquidificador dei uma batida para extrair melhor a polpa das sementes, sem quebrá-las, para não ir semente pro tanque e peneirei.

Então pasteurizei por 30 minutos entre 65c e 70c e em seguida botei pra congelar durante a noite.

Coloquei hoje de manhã. Agora é aguardar refermentar o açúcar da fruta. Provavelmente vou deixar mais uma semana, pois estava no início da secundária.
 
Quando ao aroma de maracujá por lúpulo, o Amarillo é muito maracujá. Confere aroma nos 5 min e dry hopping e sabor aos 20 min.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Já fiz várias levas de APA/IPA com maracujá. Se me permite, acho que adicionar maracujá na weiss vai acabar com toda as características do estilo. Mas é apenas a minha opinião.

Já usei lúpulos amarillo, citra, galaxy e cascade.

Para acentuar o maracujá e o sabor cítrico, para mim, os melhores são citra e galaxy. São perfeitos para o maracujá.

Acho que usei por volta de 300g de polpa de maracujá. Fiz a pasteurização a 65ºC durante 30 minutos.

Adicionei quando a primária começou a diminuir.
 
Já fiz várias levas de APA/IPA com maracujá. Se me permite, acho que adicionar maracujá na weiss vai acabar com toda as características do estilo. Mas é apenas a minha opinião.

Já usei lúpulos amarillo, citra, galaxy e cascade.

Para acentuar o maracujá e o sabor cítrico, para mim, os melhores são citra e galaxy. São perfeitos para o maracujá.

Acho que usei por volta de 300g de polpa de maracujá. Fiz a pasteurização a 65ºC durante 30 minutos.

Adicionei quando a primária começou a diminuir.

Eu concordo contigo...mas o motivo de ter adicionado a fruta, foi pq a minha OG ficou um lixo e a cerveja ficaria sem graça.

Posso terminar de estragar ela...rs...mas já estou aproveitando a ocasião para testar a utilização de frutas...
 
Atualizando...

Fiz uma prova de aroma e sabor da cerveja na secundária.

O aroma de maracujá é perceptível, porém não agressivo.

O sabor é mais sutil do que o aroma...

Antes de passar as minha conclusões finais sobre as medidas de polpa utilizada no resultado, vou testar a breja engarrafada, afinal com o CO² borbulhando os aromas tendem a ser mais evidenciados.

[ ]´s
 
boa tarde pessoal... alguem pode me ajudar gostaria de uma boa receita de weiss com maracuja... poderiam me ajudar?
 
Depende qual é o foco, acho que o tipico perfil weiss com sabor de banana e cravo não combina com maracuja. Fiz cerveja ácida com maracujá duas vezes, com 50/50 malte pils/trigo, uma vez com lactobacillus antes da fermentação e uma vez depois.

Se não quiser fazer ácida com bactérias, uma solução simples é OG 1040-1050, IBU menos de 15, 15% de maracujá e dry hop com citra, galaxy ou nelson sauvin, por exemplo. O fermento pode ser algo neutro ou algo que de sabor a fruta, como WLP644.
 
Opa blz?

Então eu fiz uma Weiss com maracuja ( não considero weiss e sim uma fruitbeer), eu fiz a weiss normalmente e adicionei 600 gramas de polpa de maracuja em 11 lt de cerveja, fiz isso quando começou a fermentação secundaria.
Curiosidades:
1 - a Lama ficou tanta que cobriu a torneira do fermentador (acho que foi o açucar da fruta que fez os bichinhos aumentarem tanto)
2 - se conseguir colocar a poupa em uma bag ajuda, pois os bagaços entopem a torneira (de qualquer forma a lama me fez sifonar o liquido)
3- ficou uma cerveja excepcional, sério, eu amei o resultado.
 
Atualizando...

Fiz uma prova de aroma e sabor da cerveja na secundária.

O aroma de maracujá é perceptível, porém não agressivo.

O sabor é mais sutil do que o aroma...

Antes de passar as minha conclusões finais sobre as medidas de polpa utilizada no resultado, vou testar a breja engarrafada, afinal com o CO² borbulhando os aromas tendem a ser mais evidenciados.

[ ]´s

Atualizando 2...

Após engarrafadas, o aroma e sabor de maracujá ficou bastante sutil, quase imperceptível para quem não tem o paladar aguçado.
Alguns identificaram que a cerveja estava com uma pegada cítrica, mas não souberam dizer que era maracujá.

Caso eu faça uma nova tentativa, colocaria 11ml de polpa por litro.

Lembrando que a polpa foi batida bem pouco no liquidificador (sem triturar demais as sementes), para separar a polpa da semente e então peneirada.
 
Back
Top