Weiss com adstringencia!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Nov 30, 2021
Messages
15
Reaction score
3
Location
Curitiba, PR
Pessoal, abri minha weiss (receita bem vagabund*) hoje, e ela está bastante seca, amarrando a boca. Foi uma weiss que adicionei suco de maracujá natural coado, cerca de 150ml pra 5 litros de cerveja. Li que o maracujá é rico em tanino, que é o que causa esse off-flavor. Adicionei o suco logo que iniciei o cold crash, que ficou por 48h a 4°C e envasei com priming 6g/L, 7 dias hj quando abri a primeira. Acreditam que possa ter sido o maracujá que fez isso? Fiz 10 litros nessa brassagem e então transferi 5 pra um galao e os outros 5 pra outro. Tem problema?
 
Last edited:
Me parece pouco provável que tenha sido o suco.

Outros fatores que podem causar são:
temperatura de mostura muito alta
pH da mostura alto
Algum problema com o Malte (velho ou com a moagem muito fina)

Já eliminou essas possibilidades?
 
Last edited:
Pessoal, abri minha weiss (receita bem vagabund*) hoje, e ela está bastante seca, amarrando a boca. Foi uma weiss que adicionei suco de maracujá natural coado, cerca de 150ml pra 5 litros de cerveja. Li que o maracujá é rico em tanino, que é o que causa esse off-flavor. Adicionei o suco logo que iniciei o cold crash, que ficou por 48h a 4°C e envasei com priming 6g/L, 7 dias hj quando abri a primeira. Acreditam que possa ter sido o maracujá que fez isso? Fiz 10 litros nessa brassagem e então transferi 5 pra um galao e os outros 5 pra outro. Tem problema?
Lavagem dos grãos, com agua muito quente tb gera adstringência.
 
Pessoal, abri minha weiss (receita bem vagabund*) hoje, e ela está bastante seca, amarrando a boca. Foi uma weiss que adicionei suco de maracujá natural coado, cerca de 150ml pra 5 litros de cerveja. Li que o maracujá é rico em tanino, que é o que causa esse off-flavor. Adicionei o suco logo que iniciei o cold crash, que ficou por 48h a 4°C e envasei com priming 6g/L, 7 dias hj quando abri a primeira. Acreditam que possa ter sido o maracujá que fez isso? Fiz 10 litros nessa brassagem e então transferi 5 pra um galao e os outros 5 pra outro. Tem problema?
O que vc chama de adstringencia? Ser seca amarrando a boca é uma coisa. Adstringencia é uma sensação do tipo vc colocar o pó de chá preto na boca.....
 
Me parece pouco provável que tenha sido o suco.

Outros fatores que podem causar são:
temperatura de mostura muito alta
pH da mostura alto
Algum problema com o Malte (velho ou com a moagem muito fina)

Já eliminou essas possibilidades?
Mostura foi feita a 65, lavagem 70, já o pH nao tenho como dizer pq não tenho equipamento pra isso, moagem também está ok! E estava vendo uns tópicos por aqui, vi que o pessoal usa 10ml de suco por litro de cerveja, o meu ficou na casa dos 40 praticamente, aí fazendo as contas, achei a possibilidade de ter usado em excesso, está cítrica, toma um gole da vontade de tomar outro, só que de água kkkkkk. Lembrando que não é uma weiss de verdade, usei fermento de pão, 11g pra 5L e farinha de trigo pra receita, junto ao pilsen.
 
Last edited:
Pessoal, abri minha weiss (receita bem vagabund*) hoje, e ela está bastante seca, amarrando a boca. Foi uma weiss que adicionei suco de maracujá natural coado, cerca de 150ml pra 5 litros de cerveja. Li que o maracujá é rico em tanino, que é o que causa esse off-flavor. Adicionei o suco logo que iniciei o cold crash, que ficou por 48h a 4°C e envasei com priming 6g/L, 7 dias hj quando abri a primeira. Acreditam que possa ter sido o maracujá que fez isso? Fiz 10 litros nessa brassagem e então transferi 5 pra um galao e os outros 5 pra outro. Tem problema?

Já percebi que a levedura levedura wb 06 dá um pouco de tanino.
 
Mostura foi feita a 65, lavagem 70, já o pH nao tenho como dizer pq não tenho equipamento pra isso, moagem também está ok! E estava vendo uns tópicos por aqui, vi que o pessoal usa 10ml de suco por litro de cerveja, o meu ficou na casa dos 40 praticamente, aí fazendo as contas, achei a possibilidade de ter usado em excesso, está cítrica, toma um gole da vontade de tomar outro, só que de água kkkkkk. Lembrando que não é uma weiss de verdade, usei fermento de pão, 11g pra 5L e farinha de trigo pra receita, junto ao pilsen.

eu ja fiz uma APA, 50 litros com 1 litro de maracujá, não tive problema.

- Vale lembrar que a acidez e adstringência são sensações diferentes, de repente pede um segunda ou terceira opinião de alguem
- Ainda acho que seria mais provável ter sido o não ajuste do pH (principalmente na lavagem)
- Há outros fatores ai que com certeza são mais provaveis que o suco, como a levedura para pão e farinha de trigo
 
eu ja fiz uma APA, 50 litros com 1 litro de maracujá, não tive problema.

- Vale lembrar que a acidez e adstringência são sensações diferentes, de repente pede um segunda ou terceira opinião de alguem
- Ainda acho que seria mais provável ter sido o não ajuste do pH (principalmente na lavagem)
- Há outros fatores ai que com certeza são mais provaveis que o suco, como a levedura para pão e farinha de trigo
Vou deixar carbonatar mais um pouco, quinta feira abro outra e chamo alguem pra provar, aí venho acrescentar no tópico a opinião! Valeu!
 
Mostura foi feita a 65, lavagem 70, já o pH nao tenho como dizer pq não tenho equipamento pra isso, moagem também está ok! E estava vendo uns tópicos por aqui, vi que o pessoal usa 10ml de suco por litro de cerveja, o meu ficou na casa dos 40 praticamente, aí fazendo as contas, achei a possibilidade de ter usado em excesso, está cítrica, toma um gole da vontade de tomar outro, só que de água kkkkkk. Lembrando que não é uma weiss de verdade, usei fermento de pão, 11g pra 5L e farinha de trigo pra receita, junto ao pilsen.
Já havia feito essa mesma receita sem o maracujá?
Parece-me uma receita bem heterodoxa, se não tiver o controle do processo com esses ingredientes fica bem difícil determinar a causa do problema, podendo inclusive ser oriundo da relação entre eles.
Sempre que tento inovar em algo procuro fazer em alguma receita/processo cujos resultados são bem conhecidos (lote controle), com apenas uma variável (suco de maracujá, no seu caso).
Quando introduzimos várias alterações fica difícil determinar o que causou um off flavor ou outra característica sensorial.
 
Mostura foi feita a 65, lavagem 70, já o pH nao tenho como dizer pq não tenho equipamento pra isso, moagem também está ok! E estava vendo uns tópicos por aqui, vi que o pessoal usa 10ml de suco por litro de cerveja, o meu ficou na casa dos 40 praticamente, aí fazendo as contas, achei a possibilidade de ter usado em excesso, está cítrica, toma um gole da vontade de tomar outro, só que de água kkkkkk. Lembrando que não é uma weiss de verdade, usei fermento de pão, 11g pra 5L e farinha de trigo pra receita, junto ao pilsen.
A Economia é a base da PORCARIA ....nunca esqueça isso
 
Fermento de pão é feito para fazer pão, você não vai conseguir fazer cerveja desse jeito. Weiss leva malte de trigo, não farinha de trigo.
Esse é o tipo de barato que sai caro: você economiza uma mixaria e acaba tendo uma "cerveja" intragável. Não vale a pena, melhor comprar Itaipava no mercado.
 
Na verdade a levedura de pão é a mesma utilizada para se fazer cerveja, porém não há seleção das cepas e nem garantia que não haverá nada ali que possa trazer sabores / aromas desagradáveis ou algum controle de qualidade para distinguir se a cepa é americana, inglesa, etc... Mas se olhar no verso do pacote de fermento de pão encontrará a informação de que trata-se da Saccharomyces cerevisiae.

Mas concordo 100% com o que dizem em relação a economia x qualidade, eu também não arriscaria usar farinha de trigo ou fermento de pão em uma cerveja, mas somos livres para testar.
 
Na verdade a levedura de pão é a mesma utilizada para se fazer cerveja, porém não há seleção das cepas e nem garantia que não haverá nada ali que possa trazer sabores / aromas desagradáveis ou algum controle de qualidade para distinguir se a cepa é americana, inglesa, etc... Mas se olhar no verso do pacote de fermento de pão encontrará a informação de que trata-se da Saccharomyces cerevisiae.

Mas concordo 100% com o que dizem em relação a economia x qualidade, eu também não arriscaria usar farinha de trigo ou fermento de pão em uma cerveja, mas somos livres para testar.
É a mesma especie mas cada uma passa por melhoramento genético para seu determinado fim. A de álcool combustível é modificada pra produzir mais rápido,a de cachaça pra maior resistência ao álcool, a de pão não sei, deve ser pra produzir mais gás...
Então apesar de será mesma espécies elas são diferentes o suficientes pra ter esse impacto sim
 
É a mesma especie mas cada uma passa por melhoramento genético para seu determinado fim. A de álcool combustível é modificada pra produzir mais rápido,a de cachaça pra maior resistência ao álcool, a de pão não sei, deve ser pra produzir mais gás...
Então apesar de será mesma espécies elas são diferentes o suficientes pra ter esse impacto sim

Até onde minha ignorância permite conjecturar me parece que as que são vendidas pra cerveja são cepas isoladas, ao passo que as que são vendidas pra pão não o são, de modo que temos diversas cepas misturadas ali e consequentemente o comportamento é imprevisível. Sai uma breja aleatória. Mas sai cerveja.
Certa feita usei numa sobra de mosto, sem muita expectativa de nada. Até que deu bom. A breja ficou agradável e foi melhor que jogar aquele mosto fora.
 
Até onde minha ignorância permite conjecturar me parece que as que são vendidas pra cerveja são cepas isoladas, ao passo que as que são vendidas pra pão não o são, de modo que temos diversas cepas misturadas ali e consequentemente o comportamento é imprevisível. Sai uma breja aleatória. Mas sai cerveja.
Certa feita usei numa sobra de mosto, sem muita expectativa de nada. Até que deu bom. A breja ficou agradável e foi melhor que jogar aquele mosto fora.
Mas aí toda levedura Ale seria igual e toda levedura lager seria igual (se todas fosse a msm cepa isolada) por isso temos várias leveduras ales cada uma recomendada pra uma série de estilos e não para todos. São variações genéticas dentro da mesma especie.

Mesma coisa que pegar uma cachorro pug pra fazer pastoreio ou um são Bernardo pra criar em apartamento. São todos da memsa espécies mas são diferentes geneticamente.
 
eu ja fiz essa "Weiss de pobre" do canal cerveja facil, onde leva Farinha de trigo e Fermento de pão.
ficou bem boa e sem nenhum problema, o pessoal de casa tomou praticamente toda em 1 semana, apenas nao coloquei suco de maracuja, nao acho que o fermento de pao seja o problema, ele tem suas limitações mas faz o trabalho.
talvez a farinha de trigo, algumas contem muito ferro.
 
Não sou expert, mas moagem muito fica tb não pode ser causa de adstringência? Ou Não?!, agora tem que ver se essa sensação de boca não é pura e simplesmente pela breja ter secado demais...qual FG dela? pois se breja secou demais e ainda teve fruta citrica/acida.... e pelo que li o amigo colocou a fruta em cold e já envasou.....eu costumo usar 10% do volume da breja em frutas..já usei maracujá em polpa de mercado congelada.......mas sempre maturação.....assim levedura consome o açúcar.....cuidado com garrafa explodindo..pois se vc colocou 6 gramas por litro, e ainda tinha frutose a ser consumida.....pode ter criado uma granadinha......sei por testes que garrafa 600 cerveja aguenta 11g/L..pois já fiz isso numa American Wheat e Numa Wit......
 
Back
Top