Conversão de postmix pin lock pra ball lock: alguém já fez?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Krishna

Well-Known Member
Joined
Sep 17, 2016
Messages
476
Reaction score
138
Ei Pessoal!

Adquiri um postmix cornelius da Coca cola, usado. Comprei no Lamas daqui de bh. Ele é originalmente pin lock.

Esse postmix, assim como outros que eles vendiam, eram bem antigos, em estado razoável. A tampa é ainda daquele modelo antigo reforçado, e a válvula de alivio antiga, que vc tem que apertar com algo tipo uma chave de fenda. As borrachas, de um modo geral, estão bem velhas. Vou ter que trocar todas e também comprar uma tampa nova.

Nessa pegada, e pra passar pra ball lock, e pra testar e antes de comprar qualquer coisa, peguei um postmix ball lock que tenho (bem novo), desmontei e peguei a tampa nova dele e os conectores novos ball lock, e coloquei no postmix usado da Coca. A tampa pareceu funcionar beleza, mas os conectores não, ficaram vazando muito, mesmo eu apertando bem eles.

Ai fui ver o que poderia tá acontecendo e, ao comparar os dois postmix, vi que a rosca macho que fica fixa no postmix da Coca é menor, mais baixa. Ou seja, , ela não é alta o suficiente pra fazer com que a barracha do dip tube se fixe no lugar certo do terminal. Ai ficou vazando, nos dois...

Vou colocar a foto dos dois pra vcs entenderem. O primeiro é o postmix antigo pinlock, o segundo o novo.

WhatsApp Image 2022-02-07 at 15.08.55 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-02-07 at 15.08.55.jpeg


Fui procurar vídeos sobre o assunto e a turma não aborda essa diferença de tamanho da rosca. Só ensinam desenroscar o conector velho e conectar o novo (duhhhhhhhhhh!). Aqui também não achei nada, nem postagem esclarecedoras em outros lugares.

Alguém já fez a conversão? Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?

Abraço.
 
Last edited:
Felipe, pensei nisso!

Então ai com vc dois orings funcionou, ou vc teve que fazer mais alguma gambiarra? Foi só colocar e já deu?
Os meus eu já comprei convertidos, tenho um da coca e um da pepsi e ambos vieram com 2 orings. Já tentei tirar 1 oring pra testar e o tubo fica completamente solto, vazando tudo, com 2 fica show
 
Ei Pessoal!

Adquiri um postmix cornelius da Coca cola, usado. Comprei no Lamas daqui de bh. Ele é originalmente pin lock.

Esse postmix, assim como outros que eles vendiam, eram bem antigos, em estado razoável. A tampa é ainda daquele modelo antigo reforçado, e a válvula de alivio antiga, que vc tem que apertar com algo tipo uma chave de fenda. As borrachas, de um modo geral, estão bem velhas. Vou ter que trocar todas e também comprar uma tampa nova.

Nessa pegada, e pra passar pra ball lock, e pra testar e antes de comprar qualquer coisa, peguei um postmix ball lock que tenho (bem novo), desmontei e peguei a tampa nova dele e os conectores novos ball lock, e coloquei no postmix usado da Coca. A tampa pareceu funcionar beleza, mas os conectores não, ficaram vazando muito, mesmo eu apertando bem eles.

Ai fui ver o que poderia tá acontecendo e, ao comparar os dois postmix, vi que a rosca macho que fica fixa no postmix da Coca é menor, mais baixa. Ou seja, , ela não é alta o suficiente pra fazer com que a barracha do dip tube se fixe no lugar certo do terminal. Ai ficou vazando, nos dois...

Vou colocar a foto dos dois pra vcs entenderem. O primeiro é o postmix antigo pinlock, o segundo o novo.

View attachment 128023View attachment 128024

Fui procurar vídeos sobre o assunto e a turma não aborda essa diferença de tamanho da rosca. Só ensinam desenroscar o conector velho e conectar o novo (duhhhhhhhhhh!). Aqui também não achei nada, nem postagem esclarecedoras em outros lugares.

Alguém já fez a conversão? Alguém tem alguma sugestão do que posso fazer?

Abraço.
converti os meus tudo para ball lock tem dois tipos de rosca o que serve no cornelius rosca 19/32-18 e o que serve no Spartanburg rosca 9/16-18
 
converti os meus tudo para ball lock tem dois tipos de rosca o que serve no cornelius rosca 19/32-18 e o que serve no Spartanburg rosca 9/16-18

Leonardo, beleza, meu velho? Seguinte, o problema não é o tamanho da rosca, isso já ta certo aqui. A questão é o tamanho do pino macho, a altura dele. Isso que deu problema, pq o terminal pin lock parece ser menor.

Como vc fez, só colocou os conectores ball lock e deu certo? Não precisou nenhuma gambiarra pra não vazar?
 
Last edited:
Leonardo, beleza, meu velho? Seguinte, o problema não é o tamanho da rosca, isso já ta certo aqui. A questão é o tamanho do pino macho, a altura dele. Isso que deu problema, pq o terminal pin lock parece ser menor.

Como vc fez, só colocou os conectores ball lock e deu certo? Não precisou nenhuma gambiarra pra não vazar?
Bom dia sim só tirei um e coloquei o outro não tive essa impressão que falou do pino, mas tem pinos pra vender separadamente, meus postmix estão cheios agora mas depois posso ver o tamanha dos pinos pra você e te enviar umas fotos se ajudar
 
Pelo que pude entender, e calcular, a rosca 19/32 é apenas 1/32 de polegada maior que a 9/16, que no nosso sistema métrico dá 0.79mm de diferença, por isso to querendo comprar os conectores 9/16 para converter o cornelius da Coca-cola que eu arrumei, feito em 94, pois uma diferença dessa me parece aceitável, se o meu for a 19/32 a 9/16 deve apenas entrar mais justa, o que eu acho uma boa, apertou já era.
Acredito que o ideal, caso eu também encontre essa diferença na altura das roscas macho do post-mix, seria usar em vez de o-rings de borracha umas buchas de silicone que geralmente tem mais de 2mm de espessura, tipo aquelas de torneira de filtro de barro/suporte de galão, até já vi anúncios no Aliexpress dessas buchas de silicone em várias medidas.
Depois de convertidos eu posto aqui o resultado.
 
Back
Top