Weiss - Atenuação alta demais

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

scantoni

Member
Joined
Mar 25, 2016
Messages
14
Reaction score
3
Fiz uma leva de Weiss que entrou agora na segunda fermentação. Na última medição com densímetro a FG estabilizou em 1007, muito baixa, creio que a cerveja vai ficar no mínimo sem corpo. A OG era 1049.

Me ajudem no erro para melhorar as próximas.

Leva de 27L
3Kg Trigo
2,7Kg Pilsen
0,03Kg malte acidificado

15L para mostura
Parada ferúlica 10m a 45º (destacar mais o cravo)
Parada protéica 10m a 55º (talvez esta parada não seja nescessária)
Sacarificação 60m a 67º (acho que aqui devo aumentar para 68º)
Mash out 10m a 76º

Fly sparge com 28L a 76º

Fervura de 60m
20g Perle aos 60
Whilrfloc aos 45
20g Perle no final

A OG pós fervura ficou em 1049 para uns 26L, outro erro, devo ter usado muita água no sparge.

1 pacote de fermento wb-06, fiz um starter um dia antes com mosto a 1040 e agitador. Inoculei a 21º e fui baixando para 17. Após três horas começou atividade no airlock que se manteve por 6 dias depois parou. Mantive a fermentação por quatro dias em 17º depois fui subindo um grau por dia até hoje que esta com 23. O aroma e sabor ficaram com o cravo mais destacado que era oque eu queria, porém com essa FG baixa como será que fica após terminar a fermentação e maturar.
 
Fiz uma leva de Weiss que entrou agora na segunda fermentação. Na última medição com densímetro a FG estabilizou em 1007, muito baixa, creio que a cerveja vai ficar no mínimo sem corpo. A OG era 1049.

Me ajudem no erro para melhorar as próximas.

Leva de 27L
3Kg Trigo
2,7Kg Pilsen
0,03Kg malte acidificado

15L para mostura
Parada ferúlica 10m a 45º (destacar mais o cravo)
Parada protéica 10m a 55º (talvez esta parada não seja nescessária)
Sacarificação 60m a 67º (acho que aqui devo aumentar para 68º)
Mash out 10m a 76º

Fly sparge com 28L a 76º

Fervura de 60m
20g Perle aos 60
Whilrfloc aos 45
20g Perle no final

A OG pós fervura ficou em 1049 para uns 26L, outro erro, devo ter usado muita água no sparge.

1 pacote de fermento wb-06, fiz um starter um dia antes com mosto a 1040 e agitador. Inoculei a 21º e fui baixando para 17. Após três horas começou atividade no airlock que se manteve por 6 dias depois parou. Mantive a fermentação por quatro dias em 17º depois fui subindo um grau por dia até hoje que esta com 23. O aroma e sabor ficaram com o cravo mais destacado que era oque eu queria, porém com essa FG baixa como será que fica após terminar a fermentação e maturar.

Acho que o erro foi subir a temperatura.Mantendo aos 17-18ºC constante a atenuação seria adequada pro estilo,deixando mais corpo,provavelmente.
Sua rampa aos 67ºC já foi alta o suficiente em minha opinião.

No site Braukaiser,que é dedicado principalmente a cervejas alemãs,ele menciona que fermenta a 16-17ºC justamente pra não perder o corpo da weiss(dá uma olhada na seção "primary fermentation"):
http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Weissbier_Hell
 
Fiz uma leva de Weiss que entrou agora na segunda fermentação. Na última medição com densímetro a FG estabilizou em 1007, muito baixa, creio que a cerveja vai ficar no mínimo sem corpo. A OG era 1049.

Me ajudem no erro para melhorar as próximas.

Leva de 27L
3Kg Trigo
2,7Kg Pilsen
0,03Kg malte acidificado

15L para mostura
Parada ferúlica 10m a 45º (destacar mais o cravo)
Parada protéica 10m a 55º (talvez esta parada não seja nescessária)
Sacarificação 60m a 67º (acho que aqui devo aumentar para 68º)
Mash out 10m a 76º

Fly sparge com 28L a 76º

Fervura de 60m
20g Perle aos 60
Whilrfloc aos 45
20g Perle no final

A OG pós fervura ficou em 1049 para uns 26L, outro erro, devo ter usado muita água no sparge.

1 pacote de fermento wb-06, fiz um starter um dia antes com mosto a 1040 e agitador. Inoculei a 21º e fui baixando para 17. Após três horas começou atividade no airlock que se manteve por 6 dias depois parou. Mantive a fermentação por quatro dias em 17º depois fui subindo um grau por dia até hoje que esta com 23. O aroma e sabor ficaram com o cravo mais destacado que era oque eu queria, porém com essa FG baixa como será que fica após terminar a fermentação e maturar.
Com essa OG relativamente baixa, o WB-06 quase sempre vai baixar para esse patamar.

WB-06 é um fermento super atenuativo, que deixa 0g de maltotriose residual.

Ou seja, se quer mais corpo, mosture em temperaturas bem mais altas... comece tentando 69 graus.

Abraço,
 
Com essa OG relativamente baixa, o WB-06 quase sempre vai baixar para esse patamar.

WB-06 é um fermento super atenuativo, que deixa 0g de maltotriose residual.

Ou seja, se quer mais corpo, mosture em temperaturas bem mais altas... comece tentando 69 graus.

Abraço,

Tive o mesmo problema na minha terceira leva e o bicho atenuou para 1009 ficando sem corpo e muito seca.

Na que está fermentando agora, fiz o mesmo que o Guenther indicou, mosturei a 70C...espero que resolva esse probleminha aí...

Uma outra possibilidade para aumentar o corpo é utilizar um pouco de malte caramelo.

Posto meu resultado a essa temperatura, no fim dessa semana que é quando deve terminar minha primária.
 
Tive o mesmo problema na minha terceira leva e o bicho atenuou para 1009 ficando sem corpo e muito seca.

Na que está fermentando agora, fiz o mesmo que o Guenther indicou, mosturei a 70C...espero que resolva esse probleminha aí...

Uma outra possibilidade para aumentar o corpo é utilizar um pouco de malte caramelo.

Posto meu resultado a essa temperatura, no fim dessa semana que é quando deve terminar minha primária.

Fiquei curioso para saber o resultado, mesmo 6 meses depois hehehe
 
Back
Top