Weiss Ácida?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lbguitel

Well-Known Member
Joined
Jun 16, 2016
Messages
69
Reaction score
19
E aí pessoal!

Fiz a minha primeira cerveja (weiss) a algumas semanas atrás e agora depois de todo o processo, fui provar e ela está bem ácida (não é azeda)! O cheiro e o gosto estão ok, porém, quando o gole desce na garganta vem aquela acidez, parece que vai dar uma azia (e dá)!

Alguém tem uma explicação pra isso?

Segue um resumo da receita:
20 litros
2,5 kg malte de trigo
2,5 kg malte pilsen
Fermento: WB-06 (hidratado) - 1 pct

10 min a 45 graus
60 min a 68 graus
10 min entre 76 e 78 graus

Ferv. 60 min lupulo amargor
Ferv. 10 min lupulo aroma

Fermentação a 17 graus por 3 dias, após subi 1 grau por dia até 22 graus. Depois baixei por 2 dias a 2 graus.

OG: 1056
FG: 1015

Priming 7g/litro - 10 dias na garrafa a 20 graus.

Aqui uma foto após 14 dias na garrafa e ainda ácida:
 

Attachments

  • IMG_0021.jpg
    IMG_0021.jpg
    198.4 KB · Views: 127
Dá uma pesquisada no fórum...

Já vi inúmeras pessoas relatarem essa acidez com o WB-06

Eu particularmente nunca tive problemas com ele.

A única diferença do seu perfil aí é que depois de completada a fermentação primária e secundária, deixo maturando por mais uma semana no balde a frio...

Experimente usar o fermento Bavarian Wheat da Mangrove Jack...o pessoal relatou que teve melhores resultados
 
Bom Dia Lucas!

Penso que o problema pode ser pouco fermento, você só usou 01 pacote de fermento para 20 litros, o ideal seriam 02 pacotes...isso pode ter gerado um stress na levedura durante a fermentação.
 
Bom Dia Lucas!

Penso que o problema pode ser pouco fermento, você só usou 01 pacote de fermento para 20 litros, o ideal seriam 02 pacotes...isso pode ter gerado um stress na levedura durante a fermentação.

Pois é, como foi a primeira vez, era pra ter dado 20 litros e deu 15 no balde de fermentação...
 
essa levedura tende a gerar uma certa acidez na cerveja para diminuir teria que ter um tempo de maturação maior a 0ºc tipo 2 semanas
 
Bom Dia Lucas!

Penso que o problema pode ser pouco fermento, você só usou 01 pacote de fermento para 20 litros, o ideal seriam 02 pacotes...isso pode ter gerado um stress na levedura durante a fermentação.

Eu já fermentei 20 litros com um saquinho só tb nas primeiras levas.

O resultado foi que trouxe mais aroma de banana e senti uma leve acidez, que não chega a ser essa sensação de azia mencionada.

Essa leve acidez foi embora ao deixar por mais uma semana na garrafa.

Acredito que como os amigos mencionaram, uma maturação a frio, mais longa pode reduzir esse efeito.

Eu sempre gostei dos resultados de minhas Weiss com o WB, mas eu acho ele um fermento um tanto quanto difícil de reproduzir as levas. Ele parece mais sensível a mudanças de perfis.

Vou testar o Mangrove nas próximas e ver se consigo padronizar melhor os resultados
 
Qual a razão para uma "maturação a frio" atenuar o gosto ácido da cerveja? Não me parece que esse procedimento possa ter algum tipo de influência no ph final da cerveja.
Entendo que isso pode ser melhorado utilizando uma água com ph um pouco maior, talvez uma quantidade maior de malte pale e eu, particularmente, penso em acrescentar em uma próxima leva de trigo um pouco de pêssego. A Brewfish tem uma wheat peach que, apesar de nunca ter provado, me parece ser muito saborosa.
Alguém aqui tem alguma experiência com pêssegos?
 
A maturação a frio ajuda a decantar o excesso de fermento em suspensão na cerveja, o que é uma grande probabilidade de sensação de acidez.
Acho que ela ficou pouco tempo a 2 graus. Poderia ficar umas duas semanas como o colega acima falou, ou então usar gelatina para clarificar.
Sim, com gelatina a weiss deixa de ficar turva, mas como sempre sobra um pouco de fermento no fundo da garrafa, o negócio é dar uma chacoalhada ao servir.

Abraço!
 
A maturação a frio ajuda a decantar o excesso de fermento em suspensão na cerveja, o que é uma grande probabilidade de sensação de acidez.
Acho que ela ficou pouco tempo a 2 graus. Poderia ficar umas duas semanas como o colega acima falou, ou então usar gelatina para clarificar.
Sim, com gelatina a weiss deixa de ficar turva, mas como sempre sobra um pouco de fermento no fundo da garrafa, o negócio é dar uma chacoalhada ao servir.

Abraço!

Já deixei uma Weiss a 0c por duas semanas e mesmo assim tinha uma turbidez bacana.
Porém usar gelatina eu não faria...pois ela ficaria cristal...
Nas outras levas pretendo maturar por somente uma semana a temperaturas baixas, pois acabou indo pouco fermento e senti que a cerveja acabou puxando ainda mais pro cravo...
 
Só pra atualizar o tópico.

Coloquei todas as garrafas na geladeira por 2 semanas e a acidez sumiu totalmente.

Acredito que foi uma "ejaculação cervejeira precoce". :D
 
Back
Top