Volumes / Agua panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bagualas

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
83
Reaction score
11
Buenas pessoal,

Tenho algumas dúvidas ainda no meu processo. Hoje nao sei ao exato quanto devo usar de agua para mostura e quanto para lavagem.

Meu interesse é fazer entorno de 25L porém dificilmente estou chegando a este volume de envase. acredito ser por erros na lavagem ou perda na panela (evaporacao?)

Como estou trabalhando:

aprox: 3.6L por KG na mostura. Entao eu uso 18/19L para 5kG de malte. Se eu uso 6KG parto para 21L...

Na lavagem 4L por kilo.

Me baseio em receitas da WE que ja tem os numeros, gostaria de entender de onde vem estes números, e se basta eu adicionar mais agua na relacao malte/agua. E tambem se muda conforme o estilo.

Abraco
 
O seguinte:

Queres tirar por volta de 25L, vais precisar levar para fervura quase uns 30 litros (entre perda de evaporação +/- 10% e trub).

Para 6Kg de malte é mais ou menos esse o cálculo:

3,5L por Kg = 21L

Vais perder 6L por absorção do malte, ficando com 15L.

Como vais precisar de 30L na fervura, vais lavar com 15/17L para atingir esse volume.

Ficou um pouco mais claro?

Absss
 
Cara, queres resolver o teu problema de uma vez?

Simples, pare de regular EXATAMENTE quanto de água vai adicionar na lavagem, só tenha certeza que tem água o suficiente, e vá lavando até obter o volume que pretende pré-fervura. Essa técnica de ficar bitolado em quanto de água adicionar tira o foco principal que é conseguir o volume projetado pré-fervura, e normalmente leva o cervejeiro a erro.

Abraço,
 
@VictorCoelho
Quanto a uso de software eu acho que sou meio perdido na configuracao das panelas hehhe

@Ronaldo
Ficou mais claro sim!!

@Guenther Mestre,

Era realmente essa minha dúvida... devo lavar até atingir a quantidade de agua que quero na fervura, contando perda por evaporacao entao? Nao tenho que chegar a uma densidade exata durante a lavagem? Relacao de uso de agua para KG's de maltes, como funciona? Ta meio certo meu calculo? Eu ficando mais "solto" das receitas acredito que vou conseguir a eficiencia que preciso :)

Obrigado galera!!
 
@VictorCoelho
Quanto a uso de software eu acho que sou meio perdido na configuracao das panelas hehhe

@Ronaldo
Ficou mais claro sim!!

@Guenther Mestre,

Era realmente essa minha dúvida... devo lavar até atingir a quantidade de agua que quero na fervura, contando perda por evaporacao entao? Nao tenho que chegar a uma densidade exata durante a lavagem? Relacao de uso de agua para KG's de maltes, como funciona? Ta meio certo meu calculo? Eu ficando mais "solto" das receitas acredito que vou conseguir a eficiencia que preciso :)

Obrigado galera!!
Exato cara. Sinceramente, eu não entendo por que ficar calculando exatamente a quantidade de água da lavagem... só tenha água o suficiente, e vá lavando até conseguir a litragem que precisar.

Exemplo, quando faço levas de 25 litros, vou lavando até ficar com 30 na panela.

Mas claro, tem a velha pergunta: "Guenther, e se não acertar a densidade?". Cara, na minha opinião, o cervejeiro tem que ter uma eficiência previsível, ou pelo menos buscar isso.

Então podemos ter alguns casos:

A) Densidade um pouquinho acima ou um pouquinho abaixo do esperado: nesse caso, eu não faço nada. Variações pequenas como +- 3 pontos não fazem praticamente diferença, e a vantagem de manter a litragem é que não precisarei refazer cálculos de lúpulo, nem a cor vai mudar.

B) Densidade MUITO acima ou abaixo. Bom, aí o cara pode adicionar mais água, ou ferver mais, só que nesse caso é preciso calcular quanto mais ou menos vai ter no final da fervura e refazer seus cálculos de adições de lúpulo caso ache necessário. A cor, nesse caso, certamente não será mais a projetada devido à variação de litragem.

Abraço,
 
Era o que eu precisava ouvir!!
Obrigado xiru!

Exato cara. Sinceramente, eu não entendo por que ficar calculando exatamente a quantidade de água da lavagem... só tenha água o suficiente, e vá lavando até conseguir a litragem que precisar.

Exemplo, quando faço levas de 25 litros, vou lavando até ficar com 30 na panela.

Mas claro, tem a velha pergunta: "Guenther, e se não acertar a densidade?". Cara, na minha opinião, o cervejeiro tem que ter uma eficiência previsível, ou pelo menos buscar isso.

Então podemos ter alguns casos:

A) Densidade um pouquinho acima ou um pouquinho abaixo do esperado: nesse caso, eu não faço nada. Variações pequenas como +- 3 pontos não fazem praticamente diferença, e a vantagem de manter a litragem é que não precisarei refazer cálculos de lúpulo, nem a cor vai mudar.

B) Densidade MUITO acima ou abaixo. Bom, aí o cara pode adicionar mais água, ou ferver mais, só que nesse caso é preciso calcular quanto mais ou menos vai ter no final da fervura e refazer seus cálculos de adições de lúpulo caso ache necessário. A cor, nesse caso, certamente não será mais a projetada devido à variação de litragem.

Abraço,
 
Tem também o lance da densidade 1,010 no final da filtragem.
Acredito que é uma mão na roda como orientação da quantidade de água que estamos usando pra lavar o mosto.
Descobri isso hoje. :smack: hehehe. Vivendo e aprendendo.

Abraços.
 
Tem também o lance da densidade 1,010 no final da filtragem.
Acredito que é uma mão na roda como orientação da quantidade de água que estamos usando pra lavar o mosto.
Descobri isso hoje. :smack: hehehe. Vivendo e aprendendo.

Abraços.

Explica aí esse lance hehe
 
O lance da densidade 1,010 que o MacBozo se refere seria de que não é adequado lavar os grãos a partir do momento que se atinge essa densidade, porque o pH fica alto e começa a levar taninos das cascas dos grãos, deixando gosto adstringente pra cerveja.

Mas pra isso ai tem que lavar muito, raramente acontece. Se vc tem um pressentimento de que está lavando demais, basta medir a densidade da lavagem naquele momento. Se por acaso estiver pelos 1,010, é só parar de lavar e adicionar água diretamente na panela de fervura pra atingir o quanto faltaria pro volume pré-fervura. Mas repito, isso dificilmente acontece.
 
Back
Top