Volume do Fermentador e Headspace

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

renatoat

Well-Known Member
Joined
Jul 23, 2013
Messages
296
Reaction score
87
Olá,

Achei uma ou outra recomendação sobre este tema, mas gostaria de saber a opinião/experiência de vocês.

Tenho um fermentador daqueles baldes alimentícios com 22,4L de volume total.

Tenho atingido um pouco menos de 20L no fermentador e, quando a fermentação está muito vigorosa, já utilizo blow off no lugar do airlock.

Para cervejas relativamente fracas (OG < 1.060), eu gostaria de tentar ganhar um pouco mais de cerveja, então estou pensando em tentar atingir no fermentador uns 21L (6,66% de headspace) a 21,5L (4,18% de headspace), já usando blow off desde o início da fermentação.

O headspace dessa forma ficaria bem limitado, aumentando a saída do krausen (que pode até ser benéfico... [1]), mas será que a quantidade de blow off pode ser prejudicial de alguma forma ou pode diminuir o volume de mosto?

Alguém fica no limite superior do volume do fermentador? Experiências/opiniões?

As recomendações principais provavelmente serão:
* Obter um fermentador maior - mas não cabe no meu freezer
* Não se preocupar com a diferença e 1L a 1,5L - só estou pesando prós/contras :)

Obrigado!

[1] http://braukaiser.com/blog/blog/2010/02/14/should-the-kraeusen-fall-back-into-the-beer/
 
Olá Renatoat,
Eu uso somente blow-off. Ainda estou começando no hobby, e uma vez
utilizei uns 27 litros naquelas bombonas de 30 litros. Ficou com um headspace bem reduzido. Saiu bastante Krauzen na mangueira, e tive que colocar a mangueira dentro de um recipiente bem maior pra garantir que não vazasse tudo pela geladeira. Mas no mais deu tudo certo.
Abraço
 
Sim, mas no meu entendimento, usar 27 numa bombona de 30L ainda seria proporcional ao que faço hoje, usando 20 num balde de 22,4L.

Vou fazer um teste com 21L, acho que já tá de bom tamanho.

Valeu!
 
Renato, não tive boas experiências fermentando no limite da capacidade...utilizo fermentadores cônicos de 50 litros, e sempre que programei a brassagem para volumes acima de 45, até 48 litros tive perdas significativas utilizando o airlock e também com o blow off, que costuma expurgar o krausen e faz uma bagunça danada na geladeira se você não montar um esquema para conter esse material. A solução foi reduzir o tamanho das levas para abaixo de 45 litros. Quando utilizava baldes de 30 litros para levas de 27/08, o problema era o mesmo.
 
Aproveitando o tópico, e fermentar uns 20L em um espaço para 50L pode acarretar algum problema? Só tenho feito até 20L mas penso em comprar uma bombona maior.
 
Back
Top