Vazamento pela torneira nos primeiros dias de fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 3, 2019
Messages
8
Reaction score
5
Location
São José dos Campos
Olá, pessoal! Tudo bem?

Sou novo nesse mundo cervejeiro e passei por uma situação bem desagradável na minha segunda receita. Fiz a brassagem no sábado e, a princípio, tudo certo... Porém, ontem, segunda-feira eu cheguei em casa do trabalho e vi que ocorreu um vazamento da cerveja pela torneirinha do balde fermentador. Deve ter vazado cerca de 1L de cerveja no máximo.

Minha OG foi 1052. Ao medir a densidade após constatar o vazamento, obtive 1015. A receita diz que é pra chegar em 1010.

O airlock simplesmente morreu. Nem finge que tá vivo... Por isso, tenho algumas preocupações:

-Pode ser que simplesmente a fermentação esteja ainda acontecendo em seus estertores, e pela perda da cerveja (que ocorreu num fluxo BEM lento ao longo desses 2 dias de vazamento) a "pressão" interna do balde tenha dado uma desregulada e as leveduras não estão produzindo co2 suficiente para empurrar o ar para fora?

- Minha maior preocupação: se entrou ar pelo airlock e a fermentação realmente parou, isso significa que eu posso ter uma oxidação da cerveja pela presença de oxigênio lá dentro?

-caso 1015 seja a minha FG, eu deveria já engarrafar pra evitar essa oxidação, e pular o processo de maturação? Nesse caso, a maturação também ocorre dentro da garrafa?

Agradeço imensamente a opinião dos colegas!!

Abraço!!
 
Calma Padawan .... hehehe

já deve ter lido isto por aqui: "Air-lock não é densímetro!"

O airlock borbulhar só indica desprendimento do CO2 da cerveja e uma certa pressão positiva dentro do fermentador.

Ter entrado ar pelo air lock não é o fim do mundo (vide as fermentações abertas) a não ser que teu ambiente seja um antro de contaminantes.

Quanto a oxidar, há uma super valorização do problema, pois a nível de homebrewing no caso de uso de priming tu vai ter oxigênio envolvido. No mais se a tua intenção não for uma cerveja de guarda ou mega lupulada, a oxidação não será um problema sério nas tuas primeiras brassagens.

Quanto ao vazamento, troca logo esta torneira ...
 
Calma Padawan .... hehehe

já deve ter lido isto por aqui: "Air-lock não é densímetro!"

O airlock borbulhar só indica desprendimento do CO2 da cerveja e uma certa pressão positiva dentro do fermentador.

Ter entrado ar pelo air lock não é o fim do mundo (vide as fermentações abertas) a não ser que teu ambiente seja um antro de contaminantes.

Quanto a oxidar, há uma super valorização do problema, pois a nível de homebrewing no caso de uso de priming tu vai ter oxigênio envolvido. No mais se a tua intenção não for uma cerveja de guarda ou mega lupulada, a oxidação não será um problema sério nas tuas primeiras brassagens.

Quanto ao vazamento, troca logo esta torneira ...


Opa! Obrigado pelo toque!

Esqueci de dizer... A receita é de uma ESB, Então nada MUITO lupulado, e nada de dry hopping... Vou me ater ao tempo de maturação normalmente então!!

Valeu!!

Abraço!
 

Latest posts

Back
Top