Variação no densimetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fabricioedgar

Active Member
Joined
Mar 7, 2016
Messages
31
Reaction score
14
Olá pessoal,

Estou fermentando uma sidra.
Medi a densidade (FG) 2 vezes após fermentar por 10 e 12 dias, mas estou com uma dúvida. As duas vezes que medi, o densimetro vai aumentando a densidade conforme vai passando o tempo.

Por exemplo... Medi e deu uma densidade de 1002 depois de 4 minutos a densidade estava em 1006. A temperatura continuava a mesma (20.5 °C).
No refratometro a densidade estabilizou em 5.5 brix e não alterou.

Qual densidade eu devo cobsiderar?
 
Está lembrando de remover o CO2 diluído no líquido? Ele pode ir formando bolhas que se prendem no densímetro e fazem ele subir, dando esse efeito de parecer que a densidade é maior do que realmente é.
 
Está lembrando de remover o CO2 diluído no líquido? Ele pode ir formando bolhas que se prendem no densímetro e fazem ele subir, dando esse efeito de parecer que a densidade é maior do que realmente é.

Nossa... nem sabia que tinha que fazer isso. Deve ser isso, percebi que tinha muitas bolhas no líquido depois de algum tempo.

Obrigado
 

Latest posts

Back
Top