Variação do OG vs. Variação de Volume ??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pcmarq

Member
Joined
Nov 17, 2017
Messages
5
Reaction score
0
Recentemente comecei a fazer experimento com partial-mash num setup de BIAB all grain.
O objetivo é ferver uma quantidade de mosto menor e o colocar água gelada para baixar a temperatura mais rapidamente na pós fervura.
Nesses experimentos tenho notado que consigo baixar a temperatura de forma muito rápida (de temperatura de fervura a 22c em 7 minutos e 18c em menos de 20 minutos). Além de agregar água eu deixo a panela numa bacia com gelo.

A minha dúvida.

Meu objetivo hoje numa leva de 9,5 litros era ter 3,5L de mosto pós fervura e adicionar 6L de água a 2c.
Depois da mostura eu tinha 7 litros de mosto a 1.080. Dessa imaginei que o meu calculo de GU era 7 L x 80 GU = 560 GU total
Ao reduzir na fervura a quantidade para 6L medi o GU e era 1.098, Portanto o GU total 6L x 98GU = 588
E fui fazendo várias medições. Depois 5.6L a 1.107 que dava um GU total de 599 e a ultima 4,9L a 1.128 que dava GU total 627.
Após o termino da fervura eu tinha 3,5L e agreguei os 6L de água gelada e consegui o volume previsto inicialmente de 9,5L com uma OG de 1.060 (GU total 570)

Gostaria de saber se alguém tem alguma idéia do que possa ser essa variação no GU total que não seja erro de medição.
A medição do GU tenho um bom nível de confiança no meu refractometro, mas o volume é calculado com uma régua (uso a formula da área da circunferência (panela com raio de 28), multiplicando-se pela altura.

Agradeço idéias.

Apenas para compartilhar minhas experiências segue o que tenho achado desse método.

Prós
- Resfriamento muito rápido e fácil
- Tempo da brassagem diminuiu tanto pelo resfriamento como limpeza mais simples. Os chillers e outras alternativas sempre foram muito complicados e gastavam muita água e a limpeza era complicada.
- Notei que a cerveja fica mais limpida e menos off-lavours

Contras
- Meu nível de eficiência caiu de 81% na média para 72% na média
- Cerveja escurece mais e necessito de mais lúpulo para atingir o mesmo aroma/sabor/amargor

Obs: já é meu terceiro experimento de partial-mash e noto essa variação no GU em todas as vezes. Nas brassagens que faço full-mash o GU total bate.
 
Calcula o volume total usando um erlenmeyer, garrafa ou algo com volume conhecido.
Provavelmente o erro é de medição do volume.
Mas o seu nível de eficiência está fantástico. Tem certeza mesmo que é isso? 81%? Fazendo 120l, eu aceito um rendimento de 68%, se ganhar algo em troca (uma cerveja de alta gravidade, por exemplo). Mas com panelas maiores e meios melhores, o rendimento costuma subir.
 
Obrigado pela resposta Paivão.

O problema atual é que como estou em testes eu fico medindo a GU e o volume durante a fervura (pois preciso de um volume de mosto pequeno para usar água gelada no fim), mas acho que você me deu uma idéia. Antes da fervura eu usar meu equipamento e marcar com riscos dentro da panela (alumínio) alguns volumes. Durante a fervura fica dificil ficar tirando o mosto, medindo e voltando para a panela.

Eu fiz alguma cervejas com objetivos de 1.052, 1.055 e 1.063. Notei que a eficiência cai muito para as maiores, como a 1.063. Acho que isso se deve pois a concentração de grão é grande e o mosto quando eu tiro o saco está muito denso, então muitos açucares ficam presos nos grãos. Para mostos mais diluídos perco menos dos açucares. Pelo andar vou ter que fazer ainda muitos testes até conseguir controlar o processo.

Com relação a eficiência quando comecei o meu nível era por volta de 62-63% e fui fazendo alguns testes. No início o pessoal da loja moia o grão para mim e como uso BIAB a moagem poderia ser mais fina pois eles moem pensando em quem usa bazooka ou fundo falso e portanto a casca precisa estar mais intacta.
Então comprei um moedor e comecei a moer mais fino e aumentou um pouco (chegando perto dos 72%), mas saia um pouco de grão do saco que eu tinha na época. Ai o pulo do gato foi fazer um saco de Voil e comecei a moer bem fino mesmo. A eficiência pulou para os 81-81-83% em cervejas menores (por volta de 1.050) e 78-80% em maiores (por volta de 1.060). Depois que eu tiro o saco eu coloco num escorredor, jogos uns litros de água por cima e dou uma espremida (nunca notei taninos na cerveja acabada).
 
Back
Top