Variação de temperatura - postmix

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tguimaraes

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2013
Messages
239
Reaction score
40
Pessoal, tenho um freezer grande onde está um postmix com cerveja carbonatada a 0ºC (temperatura do líquido). Vou fazer uma leva e quero fermentá-la no mesmo freezer, pra isso vou elevar a temperatura do freezer para 18ºC, depois subir até 23ºc, depois cold crash, etc. Como não tenho mais nenhum freezer disponível, o postmix com a cerveja já carbonatada vai ficar dentro desse freezer mesmo.
Isso pode ser um problema para a cerveja que está no postmix? Essa variação de temperatura com a breja já carbonatada pode gerar algum off-flavour?

Valeu!
 
Basicamente, depende da cerveja. Mas não é nada crítico, tendo em vista que fermentação geralmente vai durar uns 10 ~ 15 dias. Seria o mesmo "problema" de guardar uma cerveja quente em garrafa, basicamente tu acelera as reações (oxidação, principalmente).
Quanto mais quente, mais rápidas as reações (algumas cervejas, principalmente mais alcoólicas, com mais maltes caramelo/torrado, se beneficiam de maturação a quente)
Quanto mais frio, mais lentas as reações e mais tempo a cerveja permanece "fresca" (mais intensas as características do lúpulo, bem menor a oxidação. Cervejas frescas e lupuladas, principalmente aromáticas, se beneficiam de maturação a frio).

Quanto a trocar a temperatura da cerveja, não traz maiores problemas. A única coisa que provavelmente vai ocorrer é que vai aumentar a pressão no teu headspace, pois mais CO2 vai se desprender do líquido. Mas não deve ser problema, se teu post mix tiver com vedações em dia...
 
Não tem problema. Como já falaram, dependendo da cerveja você pode acelerar algumas reações, etc. Mas fiz isso em pelo menos umas 10 levas minhas e sinceramente somente nas minhas IPAs senti levemente uma diferença, mas de novo, quase inmperceptível (para mim).

Apenas se atente que a incorporação de CO2 no líquido está diretamente ligada a temperatura.
 
Ok.
Vou usar o mesmo freezer então. Antes de subir a temperatura, vou baixar um pouco a pressão no postmix.

Valeu!
 
vou aproveitar essa dúvida e perguntar sobre uma lenda...

A história da cerveja "choca" que ouço desde sempre que se pegar uma cerveja que estava na geladeira e tirar fora dela e depois "gelar" novamente acaba deixando choca? Fato?ou mito?

Pensando em tudo que aprendi até hoje, tem sim um pouco de fato já que como bem destacado temperatura elevada pode gerar maior oxidação, mas se for pensar assim, uma cerveja que após o envaze nunca mais voltou para uma temperatura baixa estaria já esta choca concordam?

Acho que a dúvida principal aqui é se ao resfriar a tao baixo e depois elevar e por fim resfriar novamente pode mudar algo na carbonatação...meu chute, nada muda na carbonatação porém se tiver oxigênio ali, eventualmente um incremento na oxidação.
 
vou aproveitar essa dúvida e perguntar sobre uma lenda...

A história da cerveja "choca" que ouço desde sempre que se pegar uma cerveja que estava na geladeira e tirar fora dela e depois "gelar" novamente acaba deixando choca? Fato?ou mito?

Pensando em tudo que aprendi até hoje, tem sim um pouco de fato já que como bem destacado temperatura elevada pode gerar maior oxidação, mas se for pensar assim, uma cerveja que após o envaze nunca mais voltou para uma temperatura baixa estaria já esta choca concordam?

Acho que a dúvida principal aqui é se ao resfriar a tao baixo e depois elevar e por fim resfriar novamente pode mudar algo na carbonatação...meu chute, nada muda na carbonatação porém se tiver oxigênio ali, eventualmente um incremento na oxidação.


Poder mudar a carbonatação pode, mas é uma questão mais física e acho que casos mais extremos: a tampa que é de metal, dilata e contrai com calor e frio, podendo vazar o gás. Mas não sei de testes reais quanto a isso.
 
vou aproveitar essa dúvida e perguntar sobre uma lenda...

A história da cerveja "choca" que ouço desde sempre que se pegar uma cerveja que estava na geladeira e tirar fora dela e depois "gelar" novamente acaba deixando choca? Fato?ou mito?

Pensando em tudo que aprendi até hoje, tem sim um pouco de fato já que como bem destacado temperatura elevada pode gerar maior oxidação, mas se for pensar assim, uma cerveja que após o envaze nunca mais voltou para uma temperatura baixa estaria já esta choca concordam?

Acho que a dúvida principal aqui é se ao resfriar a tao baixo e depois elevar e por fim resfriar novamente pode mudar algo na carbonatação...meu chute, nada muda na carbonatação porém se tiver oxigênio ali, eventualmente um incremento na oxidação.

Mito, obviamente... A quantidade de CO2 é a mesma na garrafa.
 
Bom daí sim. O CO2 não fica preso no líquido congelado, ele sai na sua totalidade. Quando a garrafa congela completamente, ela explode.

certo, mas quando você fala que a quantidade de CO2 na garrafa é a mesma eu penso o seguinte que na garrafa há CO2 incorporado ao líquido e parte dele no headspace. Sendo assim ao resfriar e aquecer nao ocorre o "desprendimento" do CO2 do líquido?

Vou usar um exemplo. é de conhecimento de todos que ao carbonatarmos uma cerveja precisamos deixar a mesma alguns dias para que o líquido absorva o gás, sendo assim temos em um primeiro momento parte do gás fora do líquido.

Sendo assim voltamos a dúvida anterior, de forma simplificada...uma vez absorvido o gás pelo líquido este independente da variação de temperatura nao será mais desprendido?(salvo situação extrema de congelamento já citada)?

Quanto a explodir a garrafa tenho minhas duvidas pois pode ocorrer um congelamento parcial, sendo assim já que congelou desprendeu e a garrafa segue lacrada, esse gás após o descongelamento nao retornaria ao líquido?
 
Back
Top