Variação de Temperatura - Inércia Térmica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ximils

Well-Known Member
Joined
Dec 18, 2017
Messages
100
Reaction score
65
Camaradas,

Fiz minha primeira brassagem em 10/12, a cerveja foi fermentada com controle de temperatura e foi para o cold crash hoje.

Configurei a temperatura para 18°C com 0,2° de histerese. Ocorre que o controlador liga a geladeira aos 18,2°C e a temperatura geralmente baixa até 17,7° ou 17,6°C. Essa variação de 0,5/0,6°C é aceitável ou prejudica a fermentação?

Abraços,
Edmilson Pereira
 
Onde está o sensor? Se estiver solto na geladeira, a chance de o líquido ter chegado a esta temperatura é baixa. Se estiver fixado à parede do balde, aplica-se o mesmo. Caso esteja no poço térmico ou dentro do balde, realmente o líquido esteve nesta temperatura.

A variação dessa quantidade não é prejudicial à fermentação, inclusive há quem use 1oC de histerese. Eu, por exemplo, uso 0,5oC e realmente notei que a temperatura cai um pouco, cerca de 0,2oC. Nunca me preocupei. Meu termostato possui 2 relés, então liguei uma lâmpada halogena que aciona 0,2oC abaixo do setpoint e assim mantém.

Caso o sensor esteja para fora (fixado ou solto), pode gelar bastante por estar próximo à placa fria ou dos dutos de ar, então procure manter o sensor a meio caminho disto, por exemplo, virado a 90o dos dutos ou placa fria, assim terá uma "média" entre a parte de trás e a porta.

Sugiro mudar a histerese, 0,5oC deve garantir a mesma variação, acionando menos o motor, o que aumenta a vida útil de seu aparelho. Uma variação desta magnitude não atrapalhará a fermentação, basta que não seja brusca. Caso disponha de setup pra isto, pode usar a lâmpada, como eu fiz. Cortou minhas preocupações.
 
Opa, sensor em poço termométrico, pegando a temperatura real da garapa.

Quando estava subindo a temperatura 1°C por dia durante a fermentação secundária até chegar em 25°C, coloquei uma lâmpada fluorescente dentro da geladeira. Não sei se meu controlador tem dois relés e não entendo absolutamente nada de elétrica (e muito provavelmente irei morrer desse jeito). Comprei um controlador montado que já vem com o lugar para colocar o plugue da geladeira, pronto para ligar na tomada. Daí a lâmpada ia aquecendo lá no ritmo dela e a geladeira ligava quando ultrapassava 0,2°C do programado.

Como minha bombona é branca, tomei o cuidado de usar uma luminária negra com a lâmpada para baixo e colocar um papelão embaixo do fermentador para evitar ao máximo a incidência de luz que pudesse prejudicar a cerveja.

Obrigado pelas orientações, camarada.

Grande abraço,
Edmilson Pereira
 
Aqui também uso 0,2C de histerese e acontece o mesmo, a temperatura acaba caindo uns 0,3C além da temperatura setada.
Não vejo problemas nem para a fermentação e nem para a geladeira.
 
Aqui também uso 0,2C de histerese e acontece o mesmo, a temperatura acaba caindo uns 0,3C além da temperatura setada.
Não vejo problemas nem para a fermentação e nem para a geladeira.



Faço o mesmo. O freezer liga bem pouco.
 
Back
Top