Vários erros. Tem conceto??

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lelis

Member
Joined
Feb 3, 2015
Messages
23
Reaction score
1
Amigos,

Fiz uma brassagem a 6 dias atras. Uma weiss com fermento M20
Ocorreram alguns erros como:
- entupimento da válvula da panela do mosto;
- não consegui regular a temperatura de mosturação, ou ela subia muito próximo de 74 ou caia demais próximo dos 61. Fiz a mosturação por 60 minutos, e;
- esqueci de fazer os 10 minutos de mash-out.

A lavagem, fervura e início da fermentação foram feitos conforme previsto.

Comecei a fermentação na temperatura de 18 graus, subindo 1 grau por dia. Hoje estou a 24. Somente do segundo dia começou a sair bolhas pelo air lock, ainda assim discretas. A partir do 3o. dia não ví mais bolhas, e tb percebi que a densidade parou de cair e estacionou em 1,026 (já corrigida). A OG foi de 1,041, assim o ABV estimado é de apenas 2%, muito baixo.

O cheiro está bom, e a cor também.

Como consertar isso?? Jogo tudo fora??? faço novamente??

Retirei uma amostra e deixe em repouso por um dia. Segue foto de como ela está hoje.
 

Attachments

  • IMG_4519.JPG
    IMG_4519.JPG
    77.6 KB · Views: 91
Porque botar fora?
Tem que ter calma nesta hora.
Deixa o processo seguir e depois posta aqui o resultado. Aposto que tu não vai te arrepender disto. No mínimo vai servir como aprendizado.
 
Jogar fora é moda de dizer, kkkkk.

Mesmo quando estava fazendo a cerveja, percebia os erros e não parei. Queria ver o resultado de tudo isso, mas tb gostaria de saber se tem concerto no meio do processo.
Mas acho que vai ficar como aprendizado e o erro só será corrigido na próxima cerveja.
 
Mas por que parou a fermentação? Em que temperatura estava nesse dia, a cerveja? tava controlando com sensor colado no fermentador? quanto de fermento colocou pra qual volume da leva?

Com erros de brassagem basicamente não tem o que fazer agora. Erros de fermentação também não são muito permissivos, mas as vezes tem solução, depende muito. O mais correto é prestar atenção e identificar o que aconteceu e fazer diferente na proxima leva.

Se ficar ruim, jogue fora, se vc não achar ruim, beba...

Abraço
 
Thiago,

Eu não parei a fermentação. O processo continua. Só queria saber se tem como corrigir, ou se vou até o fim desta forma mesmo.

Meço a temperatura com um controlador, e sonda dentro de um poço térmico.

Usei um pacote de M20 para 19 litros.
 
Usei um pacote de M20 para 19 litros.


APARENTEMENTE (digo isso em caixa alta pois não sou muito experiente, então deixo que os mais entendidos te certifiquem disso), tu usou pouco fermento para os 19 litros. Eu partiria de 2 pacotes para essa leva.
 
Cara, a maioria dos problemas tu mesmo já sabe como resolver, aparentemente. Minha maior dúvida é nessa parte "não consegui regular a temperatura de mosturação, ou ela subia muito próximo de 74 ou caia demais próximo dos 61. Fiz a mosturação por 60 minutos, e;".

Cara, te digo tranquilamente......... é praticamente impossível uma queda de temperatura tão grande, de 74, pra 61. Ou seja, não tenho a mínima dúvida que tu estás é MEDINDO a temperatura de forma errada.

Então, pergunto.... como tu procedeu durante a mosturação?

Abraço,
 
Cara, a maioria dos problemas tu mesmo já sabe como resolver, aparentemente. Minha maior dúvida é nessa parte "não consegui regular a temperatura de mosturação, ou ela subia muito próximo de 74 ou caia demais próximo dos 61. Fiz a mosturação por 60 minutos, e;".

Cara, te digo tranquilamente......... é praticamente impossível uma queda de temperatura tão grande, de 74, pra 61. Ou seja, não tenho a mínima dúvida que tu estás é MEDINDO a temperatura de forma errada.

Então, pergunto.... como tu procedeu durante a mosturação?

Abraço,

Guenter,

Aqueci a água até a temperatura de 75 graus e juntei o malte moído.
A ideia era usar a mesma panela do mosto para a filtragem.
Para isso ia usar uma bomba para auxiliar na recirculação.
Quando lancei o malte, esperei ele mergulhar totalmente na água e liguei a bomba. Mantive o fogo aceso.
Funcionou bem por poucos minutos. o Fluxo de saída começo a baixar cada vez mais, e neste fase enquanto eu ligava e desligava a bomba para ver se funcionava direito, fui esquecendo da temperatura....e foi subindo...imagina.
Desliguei o fogo, e mantive a recirculação com a bomba, e cada vez saindo menos da panela. Nesta de eu prestar atenção mais no fluxo de saída do que na temperatura, ela baixou novamente.
Esta temperatura meço com um termômetro digital. Ele ficou em constante contato com o mosto, mas não na entrada da recirculação.

Quando desisti de usar a bomba, usei uma jarra mesmo para fazer a recirculação, aí comecei a controlar melhor a temperatura, mas aí já tinha ocorrido o problema. Até esqueci de fazer o mash-out.
 
Beleza.

Cara, esse é um caso clássico de complicar demais algo simples. Quem está iniciando não deve fazer essas coisas assim, de cara.... tem que ir fazendo as coisas aos poucos.

Na próxima, faça a infusão inicial. Misture tudo, e então, veja a temperatura que está......... tá correta? Então, tampe a panela, e não faça mais NADA durante 1h30 (não só 60 minutos).

Ao final da mosturação, AÍ SIM, ligue o fogo BRANDO.... e ligue a bomba......... MAS....... é OBRIGATÓRIO ter uma válvula na SAÍDA da bomba para regular o fluxo, e ao ligá-la, deve-se fazer sempre com vazão MUITO baixa (ou até fechada) e então ir abrindo para ter uma vazão legal.

- NUNCA regule a vazão da bomba pela entrada dela.
- NUNCA use a vazão máxima da bomba de cara, sem conhecer ou saber o que realmente está fazendo. Isso pode compactar tua cama de grãos, e entupir tudo (justamente o que deve ter ocorrido).

Meça a temperatura na parte de cima dos grãos, enterrando o termômetro alguns cm, tipo, 5cm.

Quando atingir a temperatura correta...... apague o fogo, e deixe a bomba ligada mais uns 30 segundos ou 1 minuto para homogeneizar a temperatura da panela.

É isso.... tenha em mente que a coisa precisa ser SIMPLES.

E outra.... mosturação com recirculação constante só deve ser usada em sistemas com controle por termostato. Em sistemas manuais, bomba só deve ser usada ao fazer rampas de temperatura, como de mash-out, ou em qualquer outra situação que o fogo esteja aceso........ de outra forma, bomba desligada. Em sistemas manuais, bomba só serve para substituir a jarra. Tendo isso em mente, não vais errar.

Abraço,
 
Guenter,

Obrigado pelo esclarecimento. Vou instalar esta válvula na saída dela. Realmente não tenho ela.

Agora quanto a tampar a panela e deixar por 90 minutos, qual o limite que a temperatura pode alcançar?? 60 graus?? Qual local na panela devo medir a temperatura??? em qualquer região desde que que seja a 5cm enterrado?

Agora, quanto à minha cerveja, posso manter as fermentações secundárias (3d a 25 graus), terciárias (7d a 0 graus), maturação e priming (na garrafa pro 15d em temperatura ambiente) sem qq alteração? ou posso alterar algo para melhorar o resultado??
 
Thiago,

Eu não parei a fermentação. O processo continua. Só queria saber se tem como corrigir, ou se vou até o fim desta forma mesmo.

Meço a temperatura com um controlador, e sonda dentro de um poço térmico.

Usei um pacote de M20 para 19 litros.

Não disse que vc parou a fermentação, mas segundo o que vc disse, ela parou de forma prematura:

Somente do segundo dia começou a sair bolhas pelo air lock, ainda assim discretas. A partir do 3o. dia não ví mais bolhas, e tb percebi que a densidade parou de cair e estacionou em 1,026 (já corrigida).

Borbulhou o airlock por 1 dia só? 1,026 tá muito alto pra ter estacionado aí. Ou sua mosturação complicada deixou algum amido não convertido que não pode ser fermentado, ou deu alguma treta aí na fermentação, por isso perguntei da quantidade de fermento e detalhes afins da fermentação.
 
Seu equipamento tá dando mais dor de cabeça do que benefícios. Será que não vale a pena botar a bomba de lado até você aprender o perfil do teu equipamento?

19 litros dá pra recircular na jarra de boas. Dá pra fazer BIAB se tu quiser. =)

Quanto ao controle de temperatura durante a mosturação, no meu equipamento, eu costumo fazer o seguinte:

De 30 em 30 minutos, eu ligo o fogo por um 1 minuto e meio. Isso me da os 66 graus constantes de mosturação. Faço por 90 minutos, simples assim. Fecho a panela, vou limpar, lavar ou sanitizar algo, volto, dou uma olhadinha, vou fazer outra coisa. No máximo, dou uma misturadinha no mosto pra medir com mais certeza.

Brassagem, pra mim, deve ser simples. Se a automação ou equipamento dá mais trabalho (montar/desmontar/limpar/sanitizar) do que fazer do jeitão simples, eu tiro da cozinha.

Meus dois centavos.
 
Não disse que vc parou a fermentação, mas segundo o que vc disse, ela parou de forma prematura:

Somente do segundo dia começou a sair bolhas pelo air lock, ainda assim discretas. A partir do 3o. dia não ví mais bolhas, e tb percebi que a densidade parou de cair e estacionou em 1,026 (já corrigida).

Borbulhou o airlock por 1 dia só? 1,026 tá muito alto pra ter estacionado aí. Ou sua mosturação complicada deixou algum amido não convertido que não pode ser fermentado, ou deu alguma treta aí na fermentação, por isso perguntei da quantidade de fermento e detalhes afins da fermentação.

Tiago,

Acho que o mais provável é que a mosturação deixou amido não convertido.
 
Tiago,

Acho que o mais provável é que a mosturação deixou amido não convertido.

Tenta fazer o teste do iodo, ele costuma ser confiável pra cervejas 100% malte de cevada... pega um pouco de mosto coloca numa cerâmica branca e pinga uma ou duas gotas de tintura de iodo... se ficar roxo/preto tem amido, se mantiver a cor alaranjada do iodo não. Acho que até da pra fazer na cerveja pronta.

Abraço
 
Tenta fazer o teste do iodo, ele costuma ser confiável pra cervejas 100% malte de cevada... pega um pouco de mosto coloca numa cerâmica branca e pinga uma ou duas gotas de tintura de iodo... se ficar roxo/preto tem amido, se mantiver a cor alaranjada do iodo não. Acho que até da pra fazer na cerveja pronta.

Abraço

Tiago,

Segue foto com teste do iodo.
 

Attachments

  • IMG_5026.JPG
    IMG_5026.JPG
    78.1 KB · Views: 71
Procure pensar SIMPLES, e não complicar.

Sobre a temperatura depois dos 90 minutos, tanto faz, o importante é a temperatura inicial.

Sobre qual local da panela...... simplesmente enterre o termômetro 5 cm nos grãos onde quiser... tanto faz onde. Eu faço no meio da panela... fico mexendo o termômetro (novamente, pense simples).

Quanto a fermentação, recomendo FORTEMENTE ser os posts fixos que fiz na área de Fermentação.

Abraço,
 
Tiago,

Segue foto com teste do iodo.

Pela imagem, a cor não parece indicar presença de amido, mas a foto pode enganar pela distorção de cores também. Fermentação normalmente é a parte que mais causa problemas, porque ela não perdoa muito grandes desvios. A mosturação, como diz o Palmer, é um processo muito robusto, aceita mais desvios, mesmo que não seja bom ou ideal, é preciso um grande excesso de descontrole pra dar errado.
 
Back
Top