Utilização das leveduras do lote anterior

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Há quanto tempo essa levedura terminou de fermentar? Quando ela decantou na cerveja?

Kurk,
Uma semana e meia faz que fermentei uma cerveja lager e guardei a lama.
Assim que terminou a fermentação, guardei toda a lama em 2 garrafas de vidro de 1 litro sanitizadas na geladeira.

Passado 1 semana da coleta da lama, iniciei a tentativa de lavagem. Como ficou 1 semana na geladeira, ficou uma camada de cerveja em cima de tudo, e o resto bem decantado. Essa camada de cima de cerveja eu descartei.

Adicionei 1 litro e água esteril e não separou em 3 camadas. Adicionei mais 800ml de água e formou uma separação sutil (que postei na foto anterior), mas pelo menos formou algo.

Transferi para uma garrafa de 600 ml sanitizada a parte que consegui separar de cima (ainda passou um pouco da de baixo) e o resultado de 1 semana na geladeira é esse da foto abaixo.
 

Attachments

  • lavado.jpg
    lavado.jpg
    630.2 KB · Views: 220
Perguntei isso porque acho que vc não tem uma camada de células mortas e trub aí. Claro que existem células mortas e resíduos, mas não em quantidade suficiente para criar estratificação. Eu descartaria o sobrenadante e utilizaria toda essa levedura aí (só calcule a taxa de inoculação antes).
 
Perguntei isso porque acho que vc não tem uma camada de células mortas e trub aí. Claro que existem células mortas e resíduos, mas não em quantidade suficiente para criar estratificação. Eu descartaria o sobrenadante e utilizaria toda essa levedura aí (só calcule a taxa de inoculação antes).

Kurt, eu pensei nisso também. Até por que, quando transferi o mosto para o balde de fervura, eu usei uma peneira de voil para obter uma cerveja mais clara, se tratando que estava fazendo uma lager para um aniversário e teríamos convidados da família que estranhariam a turbidez (kkkkk sabe como é né?)

No beersmith está falando para usar 226ml para a próxima lager que vou fazer.
Pergunta: uso 226ml só do fermento decantado no fundo dessa garrafa da foto, ou homogenizo a mistura e meço 226ml?
 
Estou armazenando o slurry pela primeira vez, e depois do processo de lavagem fiquei com o conteúdo da foto. Tenho 2 potes de 300ml com slurry até a metade. Estou na mesma situação que você, não lembro de ter visto uma separação clara entre levedura saudável e trub, por isso acabei assumindo o que o Kurt disse: que a maior parte disso aí é levedura saudável.

Porém, antes de reaproveitar numa brassagem pretendo fazer um teste: congelei 1L de mosto que sobrou da panela de fervura de uma Pale Ale que fiz em janeiro, e no mês que vem vou utilizá-lo num starter com um pouco do slurry armazenado. Assim eu aproveito pra testar o meu agitador e pegar o jeito do processo. Se tudo der certo, na semana seguinte eu faço uma Porter com o resto do slurry.

A minha dúvida momento é: quantas células por ml eu chuto que existem aí? 1 bi? Ou menos?
Perguntei isso porque acho que vc não tem uma camada de células mortas e trub aí. Claro que existem células mortas e resíduos, mas não em quantidade suficiente para criar estratificação. Eu descartaria o sobrenadante e utilizaria toda essa levedura aí (só calcule a taxa de inoculação antes).
uploadfromtaptalk1457035435811.jpg
 
A minha dúvida momento é: quantas células por ml eu chuto que existem aí? 1 bi? Ou menos?

No beersmith está falando para usar 226ml para a próxima lager que vou fazer.
Pergunta: uso 226ml só do fermento decantado no fundo dessa garrafa da foto, ou homogenizo a mistura e meço 226ml?

Existe uma estimativa que pode ser feita nesses casos. Se vcs deixarem decantar bem o fermento, de forma que ele fique uma massa compacta no fundo do vidro, isso equivale aproximadamente a 2,5bi/g. Contudo, fica difícil tirar ele do fundo, então dá pra descartar o sobrenadante deixando só 0,5cm de líquido sobre o fermento e homogeneizando a solução. Dá pra considerar isso como 2bi/g ou, se quiser ser mais conservador, 1,5bi/g (acho este valor mais apropriado porque não dá pra saber a vitalidade das células e muitas podem morrer na inoculação).

Na dúvida, pode-se fazer essa separação e, no dia da brassagem, fazer um mosto bem concentrado (OG 1.080) e colocar 5% de mosto (em relação ao volume do fermento) nele, só pra ativar. Se formar uma solução com aspecto leitoso é porque está funcionando. O que ficar preso no fundo são células mortas e não vão cair no fermentador quando vcs jogarem isso dentro.

Com o tempo, vcs vão aprendendo a identificar as cepas e o tempo que cada uma leva pra começar a morrer depois de cada tipo de cerveja ter sido fermentada.
 
Na dúvida, pode-se fazer essa separação e, no dia da brassagem, fazer um mosto bem concentrado (OG 1.080) e colocar 5% de mosto (em relação ao volume do fermento) nele, só pra ativar. Se formar uma solução com aspecto leitoso é porque está funcionando. O que ficar preso no fundo são células mortas e não vão cair no fermentador quando vcs jogarem isso dentro.

Em qual temperatura eu devo fazer isso? Por volta dos 30,0C?

Quanto tempo é necessário para que as células saudáveis sejam ativadas e as células mortas se depositem no fundo?
 
Em qual temperatura eu devo fazer isso? Por volta dos 30,0C?

Quanto tempo é necessário para que as células saudáveis sejam ativadas e as células mortas se depositem no fundo?

Isso pode ser feito à temperatura ambiente por 12h.
 
Perguntei isso porque acho que vc não tem uma camada de células mortas e trub aí. Claro que existem células mortas e resíduos, mas não em quantidade suficiente para criar estratificação. Eu descartaria o sobrenadante e utilizaria toda essa levedura aí (só calcule a taxa de inoculação antes).

Kurt,

No beersmith está falando para usar 226ml para a próxima lager que vou fazer.
Pergunta: uso 226ml só do fermento decantado no fundo dessa garrafa da foto, ou homogenizo a mistura e meço 226ml?
 
Utilizei 250ml do fermento decantado no fundo do recipiente mesmo. Descartei a água em excesso que estava em cima, deixei um pouquinho para homogenizar, e fiz um starter de 24hs com DME. Agora é aguardar o resultado. Inoculado à 15hs atrás. Aguardando ansioso atividade o airlock...
 
Passado 33hs da inoculação medi a densidade e não houve nenhuma alteração. Tirei uma amostra e o cheiro está normal, porém o sabor está bem estranho. Um sabor que nunca senti antes. Um toque azedo no final.
Vou esperar completar 3 dias da inoculação. Se a densidade não mudar e o azedo prevalecer ou piorar, vou abrir o fermentador para ver o aspecto como está.
Estou com pressentimento que algo deu errado... :(
 
Realmente não fermentou nada a minha cerveja. Acredito que algo possa ter dado errado na ativação do fermento e pode ter matado todas as celulas. Não seu o que pode ter sido (fiz o mesmo processo com o agitador magnetico que sempre fiz em todas as cervejas). Peguei a outra parte de lama que guardei e joguei direto no fermentador. Sem ativar. No dia seguinte o airlock já estava trabalhando e densidade baixando. O gosto azedo baixou bem já. Está só de fundo. Aguardar para ver os resultados finais e informo a todos.
 
Em que temperatura você inoculou o starter?
Qual foi a variação de temperatura nas 24h?
Deu pra notar atividade do fermento?
Por quanto tempo você ferveu o DME?
Que água você utilizou?

Passado 33hs da inoculação medi a densidade e não houve nenhuma alteração. Tirei uma amostra e o cheiro está normal, porém o sabor está bem estranho. Um sabor que nunca senti antes. Um toque azedo no final.
Vou esperar completar 3 dias da inoculação. Se a densidade não mudar e o azedo prevalecer ou piorar, vou abrir o fermentador para ver o aspecto como está.
Estou com pressentimento que algo deu errado... :(
 
Pessoal, fiz a lavagem bonitinho conforme está escrito, mas tenho algumas dúvidas de iniciante.

Retirei a lama na quinta-feira (10/03), fiz a lavagem e tenho a lama separada.

Posso inocular esta lama direto na cerveja?
 
Em que temperatura você inoculou o starter?
Qual foi a variação de temperatura nas 24h?
Deu pra notar atividade do fermento?
Por quanto tempo você ferveu o DME?
Que água você utilizou?

Em que temperatura você inoculou o starter? ENTRE 29 E 30 GRAUS
Qual foi a variação de temperatura nas 24h? É AI QUE ACHO QUE FOI O ERRO. MEU AGITADOR MAGNETICO CASEIRO (COOLER) PARECE QUE AQUECEU UM POUCO E PASSOU CALOR PARA O ERLENMEYER.
Deu pra notar atividade do fermento? SIM. COM 12HS JA DAVA PARA NOTAR
Por quanto tempo você ferveu o DME? 10MIN
Que água você utilizou? ÁGUA FILTRADA

Apenas repeti o processo de toda cerveja que faço. o que estranhei foi o cooler esquentar e passar um pouco do calor para o starter. Deve ter sido ai que matou a levedura. Nunca tinha esquentado.
 
Deixei o meu erlenmeyer com água no agitador magnético por 12hs e medi a temperatura para saber se foi isso que matou a levedura.

A temperatura da água após 12hs estava em 32 graus. O motor (ventiladorzinho) do agitador caseiro que montei esquenta e acaba passando para o erlenmeyer. Quando coloquei a água da torneira estava a 27 graus.

32 graus é o suficiente para matar as leveduras. Sempre escutei falar para nunca passar dos 30 graus.

Coloquei uma placa de isopor de 1cm para ver se ajudava, mas diminui muito o magnetismo devido a distancia e o "peixinho" não fica no centro (foge para o lado)
Acho que vou ter que montar outro agitador magnético...
 
Deixei o meu erlenmeyer com água no agitador magnético por 12hs e medi a temperatura para saber se foi isso que matou a levedura.

A temperatura da água após 12hs estava em 32 graus. O motor (ventiladorzinho) do agitador caseiro que montei esquenta e acaba passando para o erlenmeyer. Quando coloquei a água da torneira estava a 27 graus.

32 graus é o suficiente para matar as leveduras. Sempre escutei falar para nunca passar dos 30 graus.

Coloquei uma placa de isopor de 1cm para ver se ajudava, mas diminui muito o magnetismo devido a distancia e o "peixinho" não fica no centro (foge para o lado)
Acho que vou ter que montar outro agitador magnético...
Se 32 graus é suficiente para matar a levedura então por quê recomendam hidratar o fermento seco com água a 41 graus??
 
Se 32 graus é suficiente para matar a levedura então por quê recomendam hidratar o fermento seco com água a 41 graus??

Também já li isso. Entre 35 e 41 graus.
A fermentis recomenda 20ºC à 29ºC para ALE e 21ºC à 25ºC para Lager.

Agora fiquei na dúvida:
Matei a levedura ou coletei o material errado da lama?
 
Também já li isso. Entre 35 e 41 graus.
A fermentis recomenda 20ºC à 29ºC para ALE e 21ºC à 25ºC para Lager.

Agora fiquei na dúvida:
Matei a levedura ou coletei o material errado da lama?
Dei uma pesquisada e li que manter o Starter a uma temperatura mais alta não é mesmo saudável para a levedura, ela pode até se multiplicar mais rapidamente mas isso faz com que as membranas celulares fiquem mais fracas. Li também que nessa temperatura a viabilidade e estabilidade da levedura fica comprometida.
Concluo então que para a hidratação da levedura seca até podemos aumentar a temperatura porém manter essa temperatura por muito tempo pode sim comprometer o resultado, que é o que provavelmente aconteceu no seu caso.
Eu raramente faço starters, estou me aparelhando melhor pra começar a fazer mais constantemente. Não tenho stir plate mas eu deixo o meu starter em uma garrafa pet dentro da geladeira a uma temperatura controlada.

Abs,

Cleber
 
Ola amigos, muito bom o tópico! Estou com o mesmo problema do @wagnerlibardi.

Fiz a lavagem da levedura conforme as instruções porém nos meus potes, apesar de terem ficado umas 4 ou 5 hrs descansando, em nenhum momento houve separação das camadas. Eu uso o método BIAB e brassei uma leva de 40l com o US-05. Sobrou bastante fermento na bombona, e mesmo diluindo e agitando bastante a solução não ficou bem líquida homogênea, parece que ficaram umas bolinhas, que não tenho certeza serem a levedura aglomerada. Será possível não ter uma quantidade significativa de sujeira ou células mortas? Será que esta tudo certo? Segue uma foto dos potes. OBS: na foto aparenta uma certa sujeira no fundo, mas é reflexo da superfície onde os potes estavam.

Alguém teria alguma sugestão ou algo pra acrescentar? @Guenther, alguma sugestão?

Desde já muito obrigado!
 

Attachments

  • lama.jpg
    lama.jpg
    87.4 KB · Views: 150
Ola amigos, muito bom o tópico! Estou com o mesmo problema do @wagnerlibardi.

Fiz a lavagem da levedura conforme as instruções porém nos meus potes, apesar de terem ficado umas 4 ou 5 hrs descansando, em nenhum momento houve separação das camadas. Eu uso o método BIAB e brassei uma leva de 40l com o US-05. Sobrou bastante fermento na bombona, e mesmo diluindo e agitando bastante a solução não ficou bem líquida homogênea, parece que ficaram umas bolinhas, que não tenho certeza serem a levedura aglomerada. Será possível não ter uma quantidade significativa de sujeira ou células mortas? Será que esta tudo certo? Segue uma foto dos potes. OBS: na foto aparenta uma certa sujeira no fundo, mas é reflexo da superfície onde os potes estavam.

Alguém teria alguma sugestão ou algo pra acrescentar? @Guenther, alguma sugestão?

Desde já muito obrigado!


Nada a acrescentar... a técnica é simples. Se não houve separação, é sinal que está tudo homogêneo.
 
Boa tarde povo...

Na última leva q envasei (Session IPA 20L) fiz a coleta da levedura mas fiquei com receio de ter coletado muito trub e pouca levedura.

Após envasar a cerveja, sobrou apenas cerca de 1.5L de trub no fermentador, estava bem compactado e foi o menor volume de perda que já tive (acho que pq foi a melhor filtragem / recirculação que já fiz em uma brassagem). Adicionei a água fervida, homogenizei e depois fui fazendo a separação para pote grande -> potes pequenos.

Não vi a formação daquela camada esbranquiçada, apenas uma camada sólida homogênea e a cerveja sobrenadante (foto em anexo).

Pretendia usar essa coleta para fermentar uma leva dupla de 40L mas estou com medo de não ter leveduras viáveis o suficiente. Como posso testar isso? Se fizer um starter eu poderia confirmar se está tudo OK?:confused:

Abs!
 

Attachments

  • IMG_1257.jpg
    IMG_1257.jpg
    91.2 KB · Views: 169
Boa tarde povo...

Na última leva q envasei (Session IPA 20L) fiz a coleta da levedura mas fiquei com receio de ter coletado muito trub e pouca levedura.

Após envasar a cerveja, sobrou apenas cerca de 1.5L de trub no fermentador, estava bem compactado e foi o menor volume de perda que já tive (acho que pq foi a melhor filtragem / recirculação que já fiz em uma brassagem). Adicionei a água fervida, homogenizei e depois fui fazendo a separação para pote grande -> potes pequenos.

Não vi a formação daquela camada esbranquiçada, apenas uma camada sólida homogênea e a cerveja sobrenadante (foto em anexo).

Pretendia usar essa coleta para fermentar uma leva dupla de 40L mas estou com medo de não ter leveduras viáveis o suficiente. Como posso testar isso? Se fizer um starter eu poderia confirmar se está tudo OK?:confused:

Abs!

Faça um starter com DME. Certamente será facil observar alguma atividade.
 
Mas o ideal é não colocar no agitador magnético? Para poder ver a formação de espuma?

Enviado de meu SM-G903M usando Tapatalk

Mesmo com o agitador forma-se espuma, a não ser que se use o Fermcap (redutor de espuma) em grande quantidade.

Dependendo da levedura é meio difícil perceber atividade no Starter.

Mas resumindo, se você pesar o recipiente e o peixinho para saber o quanto eles pesam, anotar e após fazer o starter, descartar o sobrenadante, o peso final da lama deverá ser pelo menos o dobro do que iniciou. (a não ser que inicie com uma quantidade muito grande de fermento no starter).

Eu sempre faço 1l~1.5L usando no máximo 50ml de levedura...
 
Back
Top