FG sempre acima do esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 23, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
Belo Horizonte - MG
Boa noite! Venho acompanhando as postagens do fórum e sempre aprendendo com os posts. Estou com um problema que não sei o que posso fazer pra corrigir. Estou na 3° brassagem e todas elas a atenuação parou dando uma diferença de FG de 10-14 do esperado.

Na primeira não oxigenei o mosto o suficiente, e a temperatura deu algumas saídas da faixa, pensei que esse poderia ter sido o problema.

Nessas duas últimas a temperatura de sacarificação foi bem controlada. Estou fermentando uma Pale Ale com temperatura controlada, utilizando um poço termométrico e oxigenei no braço mesmo por 10 minutos.

Mosturação: 67°C
Temperatura de fermentação: 22°C
Levedura: US-05
OG: 1047
FG (até então): 1021

Onde posso estar errando e o que posso fazer para tentar terminar essa fermentação? Obrigado
 
Last edited:
Coloca mais detalhes da receita, como as temperaturas e tempos da mosturação, tempo de fermentação, se está medindo com densimetro ou refratometro, etc... assim fica mais fácil encontrar o que está ocorrendo...
 
Essa receita foi uma APA utilizada pelo método BIAB.

3,0 kg de Malte Pale ale
1,0 kg de Malte Carahell
25g de Lúpulo Cascade
Levedura US-05

Fiz uma rampa única de 67ºC, com variação de no máximo 2º por 60 minutos. Fiz uma fervura de 60 minutos também utilizando 15g de cascade a 50 minutos e 10g faltando 5 minutos para o término. A fermentação foi de 7 dias a 22ºC utilizando o termostato STC-1000 e poço termométrico. Para a retirada da amostra, esperei o líquido atingir esses 22ºC e utilizei um mini densímetro. A OG ficou em 1047 e após 4 dias ela estabilizou em 1021. Retirei duas amostras depois para confirmar se realmente parou a fermentação. Tentei aumentar a temperatura um pouco pra ver se haveria atividade das leveduras e chacoalhei o balde novamente. Como eu havia dito essa é a terceira brassagem que fica em torno de 10 a 14 de diferença na FG esperada.
 
Acho que vc pode considerar algumas coisas: essa sua receita tem muito malte especial, hidratar fermento, fazer uma mosturação numa temperatura mais baixa, temperatura de inoculação do fermento, formação de muitos açucares não fermentáveis.
 
Acho que vc pode considerar algumas coisas: essa sua receita tem muito malte especial, hidratar fermento, fazer uma mosturação numa temperatura mais baixa, temperatura de inoculação do fermento, formação de muitos açucares não fermentáveis.

Entendi. O fermento eu hidratei. Vou tentar seguir na próxima receita essas dicas de temperatura e de quantidade de malte especial. Muito obrigado pela ajuda.
 
Back
Top