Reidratação de levedura é (in)útil !? (Discussão)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Inglorious Brewers

Well-Known Member
Joined
Dec 28, 2018
Messages
247
Reaction score
274
Location
São Paulo
Discutindo recentemente em outra thread, foi me sugerido abrir uma específica para tratar do assunto "reidratação de leveduras" e existem muitos pontos a serem abordados aqui. Se você é um cervejeiro utilitarista (não há mal algum em ser) pule o texto todo e vá para conclusão, lá terá um resumo com "números" para te ajudar a fazer reidratação.

O primeiro ponto nessa discussão vem da literatura, a levedura desidratada tem sua parede celular fragilizada, ao colocá-la em um mosto rico em açúcar grande parte das células viáveis podem morrer devido a uma pressão osmótica que meio exerce sobre essas células [1, 2]. Desse ponto de vista, reidratar corretamente sua levedura irá restaurar a parede celular e a levedura ficará resistente a esse pressão osmótica, levando a um aumento da viabilidade. Pois bem, isso é um fato aceito e muito estudado, a reidratação de leveduras secas possui um amplo amparo científico e existem diversos protocolos de como realizar essa reidratação [3, 4, 5].

Desde que existe levedura desidratada existe, no mundo cervejeiro, a discussão se é ou não necessário a reidratação. A maior parte dos fabricantes diz não ser necessário, grande parte dos cervejeiros caseiros também não faz. Com o passar do tempo a discussão vem ficando mais complicada e confusa. Primeiro pelo motivo que alguns fabricantes, como a Fermentis estão expondo dados (nem um pouco claros) de que sua viabilidade não é reduzida caso não haja reidratação, além disso as pesquisas que por muitos anos estavam em um consenso sobre o protocolo de reidratação vêm divergindo bastante nos últimos tempos. No momento temos pesquisas mostrando que não há diferença de viabilidade no caso de reidratação [6], há também trabalhos que mostram que a maior viabilidade é conseguida com água pura [7], outros conseguiram maior viabilidade com solução de água com açúcar [8]. Além disso outras pesquisas mostram que a faixa de temperatura de maior viabilidade foi na faixa de 17ºC [8], outras entre 30 e 35ºC [10], há ainda aqueles que conseguiram em torno de 40°C [11]. Da minha experiência, é comum até 70% de redução de viabilidade em leveduras não hidratadas, mas isso varia bastante de laboratório para laboratório e de cepa para cepa, entretanto... já tenho sido informado por colegas que obtiveram recentemente 8% de perda de viabilidade.

Ok, está confuso, eu sei... mas vamos ver o que dizem os fabricantes sobre hidratação e temperatura:

Lallemand: 30 - 35ºC (água pura)
Fermentis: 25 - 29ºC (água pura) (página 6)
Mangrove Jacks: 20 - 25°C (água pura)
Scottlabs: abaixo de 40ºC (água pura)
Wyeast: Não informa
Whitelabs: Não informa

Os dados acima foram retirados de protocolos ou do site das fabricantes. A Mangrove Jack's não informa protocolo direto de reidratação porque afirmam que não há necessidade para isso, entretanto alguns distribuidores dizem que são informados pela Mangrove a temperatura que citei acima. No caso a Fermentis também afirma o mesmo, embora possua instruções em seu manual. A White labs não produz fermento seco para cerveja, apenas para destilados, mesmo assim diz não ser necessário reidratação. A Wyeast está no mesmo caminho, os manuais de utilização de levedura sequer fazem menção a isso. Se essas instruções existirem nos sites dessas empresas elas estão muito bem escondidas.

O que é que está acontecendo? O que está acontecendo é que mais pesquisas estão sendo feitas, melhores métodos laboratoriais estão sendo desenvolvidos, a biotecnologia está evoluindo e etc. Embora esse panorama seja bem confuso para quem não trabalha com ciência, ele é um tanto "normal", o que resta para o cervejeiro caseiro fazer não é tentar criar a situação mais perfeita do mundo para sua cerveja, isso não é possível e nem é a intenção do homebrew. O que o cervejeiro caseiro pode fazer é entender que a tecnologia está evoluindo e que a ciência se desenvolve na contradição, cerveja é ciência, e sabemos muito pouco sobre ela.

O que ainda é comum notar no caso de leveduras reidratas e não reidratadas:

- Aumento da fase de lag: não necessariamente por um grande período de tempo.
- Diminuição da formação de Krausen: Isso varia de levedura para levedura, mas é corriqueiro no caso de fermento não reidratado.
- Não costuma dar alteração sensorial (sabor, cor, aroma).
- Há relatos de fermentação mais lenta ou até travada, embora isso não seja comum pode ocorrer caso a saúde da levedura já estivesse comprometida.
- Evidência anedóticas alegam maior produção de diacetil. Embora sem sustentação científica e eu mesmo nunca tenha notado.

Conclusão:

Embora venha aumentando o número de artigos alegando que a reidratação não afeta em quase nada a viabilidade, e que outras faixas de temperatura parecem ser mais indicadas para a reidratação, um número esmagador de artigos ainda suporta a ideia de que a levedura desidratada precisa da reidratação para aumento da viabilidade, nesses protocolos a faixa de temperatura que é mais recorrentemente relacionada a aumento da viabilidade é entre 30 e 35ºC, sendo essa reidratação feita apenas com água. Note que isso não significa que você não possa fazer reidratação entre 35 e 40ºC, ou mesmo em 17ºC, ou ainda que não possa colocar um pouco de açúcar na água e até mesmo ser hardcore e inocular a levedura sem reidratar. É natural que a tecnologia evolua e no futuro provavelmente teremos certeza que a levedura não precisa mais de reidratação. Por agora o único conselho que eu deixaria é: se você vai estressar sua levedura além do normal (alta OG, alto ABV, volume grande, deficiência no controle de temperatura), se sua levedura é velha ou fará reaproveitamento da mesma, então faça a reidratação, caso contrário fica a seu critério.

Modo básico de reidratação: Em um copo ou outro recipiente qualquer coloque 10 ml de água mineral para cada grama de levedura, ferva a água por cerca de 5 min, cubra o recipiente com plástico filme e deixe esfriar. Quando chegar por volta de 30/35ºC inocule a levedura, mexa suavemente para que ela fique uniforme e deixe descansar por cerca de 30 min e então inocule no mosto. Alguns protocolos dizem para utilizar alguns nutrientes ou mesmo fazer pequenas adições de mosto, mas isso não é realmente necessário.


É isso aí, galera... dúvidas e discussões estamos aí!

Referências.

1 - Yeast Resistance to High Levels of Osmotic Pressure: Influence of Kinetics
2 - The Effects of Osmotic Pressure and Ethanol on Yeast Viability and Morphology
3 - Rehydration of Active Dry Brewing Yeastand its Effect on Cell Viability 4 - Saccharomyces cerevisiae viability is strongly dependant on rehydration kinetics and the temperature of dried cells
5 - The Influence of Rehydration on the Viability of Dried Micro-Organisms
6 - Dried Yeast: Impact of Dehydration and Rehydration on Brewing Yeast DNA Integrity
7 - The impact of dehydration and rehydration on brewing yeast
8 - Vitality enhancement of the rehydrated active dry wine yeast
9 - Effect of Rehydration Temperature of Active Dried Yeast on Wine Production and quality
10 - Characteristics of cellular membranes at rehydration of dehydrated yeast Saccharomyces cerevisiae
11 - Changes in wine yeast storage carbohydrate levels during preadaptation, rehydration and low temperature fermentations
 
Last edited:
Em se tratando de hidratar ou não, pura e simplesmente, eu concordo. O ideal é reidratar em água entre 30 e 35ºC; Em se tratando em otimizar a eficiência, eu falaria para adicionar ao mosto a 1,040 (SG) no dia anterior à brassagem. Não posso citar literatura, mas tenho feito isso com resultados ótimos. Um pouquinho de O2 e um agitador magnético completam o quadro.
:)
 
Em se tratando de hidratar ou não, pura e simplesmente, eu concordo. O ideal é reidratar em água entre 30 e 35ºC; Em se tratando em otimizar a eficiência, eu falaria para adicionar ao mosto a 1,040 (SG) no dia anterior à brassagem. Não posso citar literatura, mas tenho feito isso com resultados ótimos. Um pouquinho de O2 e um agitador magnético completam o quadro.
:)

Bom dia @Paivao, no caso sua reidratação é na verdade um starter, então é perfeitamente normal que tenha resultados muitos superiores ao da inoculação sem reidratar.
 
Bom dia @Paivao, no caso sua reidratação é na verdade um starter, então é perfeitamente normal que tenha resultados muitos superiores ao da inoculação sem reidratar.
Sim, também reidrato a levedura com água a 35ºC e depois parto para um starter (normalmente de 2l 1.036 SG) para um pacote em lotes de 20 a 30l de mosto. Tenho tido ótimos resultados, baixo tempo de aclimatação das leveduras (lag), fermentação limpa e o melhor, rápida.
 
Vi o pessoal falando em fazer testes

Quando fiz minha primeira leva usei levedura seca e sem hidratar, só joguei no mosto depois de transferi-lo para o fermentador.... Era uma APA com US-05 e só depois de inocular que percebi que tinha feito a besteira... Inoculação deve ter sido a uns 35-40 graus.

A breja fermentou normalmente, e na época eu ainda deixava a temperatura ambiente (uns 20-25 graus).
 
Bom dia @Paivao, no caso sua reidratação é na verdade um starter, então é perfeitamente normal que tenha resultados muitos superiores ao da inoculação sem reidratar.

Tem um vídeo do Jamal no youtube sobre uma experiência que ele fez comparando a hidratação com água e com mosto, com água levou vantagem. Eu só faria com mosto se a intenção fosse a replicação, mas aí já envolve um agitador pro resultado poder ser bom mesmo... se a intenção for só hidratar, água ali pelos 35º C meia horinha antes de inocular e pronto, simples e bem eficiente.
 
Back
Top