Possíveis problemas na terceira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Maycon Oliveira

Active Member
Joined
Nov 12, 2018
Messages
33
Reaction score
4
Olá pessoal. Fiz minha terceira brassagem hoje. Fiz um lote de uma Blonde Ale simples, adaptada, sob encomenda do meu pai e um amigo. Nas minhas duas brassagens anteriores, tive problemas sérios com perda de volume, chegando terminar com 5,6L na primeira e 4,8L na segunda, sendo que faço lotes para 10L (uso BIAB). Dessa vez, tive mais cuidados quanto a isso: comecei com 16L de água, fiz um whirlpool melhor e deixei descansar um bom tempo para perder menos volume pro trub e acabei conseguindo encher o balde quase até a borda. Foi muito bom nesse quesito, mas tenho um receio: a receita, planejada levando em conta 70% de eficiência (eu não tenho ideia da minha eficiência), tava dando algo em torno de 1.044 de OG. No fim, quando fui transferir para o balde, percebi que a breja estava muito clara/pálida. Pensei que não devia ter problema, pois usei maltes claros (e não muito deles) e whirlfloc no fim da fervura. Quando fui tirar uma amostra para medir a OG, porém, tirei 1.032. Aí eu fiquei preocupado. O que será que rolou? A breja vai ficar aguada/rala ou só menos alcóolica mesmo? Foi água demais, malte de menos? Segue minha adaptação da receita:

Planejada para 10L, BIAB; volume de água inicial 16L.
1,75kg - Pale Ale Agrária Nacional
0,250kg - CaraPils Weyermann

5g - 60min - Hallertau Magnum
5g - 0min - East Kent Goldings

1/2 pastilha - Whirlfloc T

5g (1/2 pacote) - Nottingham Lallemand

Grato desde já pela ajuda. Tendo uma resposta para esse problema, posso me preparar melhor pois semana que vem devo repetir a receita. Qualquer coisa posso comprar mais malte ou usar menos água, se esse for o problema.
 
Muito parecido com o meu início no hobby: as primeiras levas com volume abaixo do esperado e a primeira leva usando densímetro levando um susto com a baixa OG. A resposta disso é que BIAB em casa (sem mexer o mosto pra evitar esfriar, sem fazer recirculação manual no fim da mostura, sem usar o tanto de água ideal na lavagem), consegue-se uma eficiência muito baixa mesmo. E não é motivo pra vergonha, é raríssimo conseguir 70% com BIAB por conta dos itens que citei.

A minha eficiência atual com BIAB é de 59% também, parece muito baixa, mas é normal. Logo, ciente disso, já faço as contas (regra de três) na hora de comprar os grãos já que a maior parte das receitas contempla 70%.
 
Muito parecido com o meu início no hobby: as primeiras levas com volume abaixo do esperado e a primeira leva usando densímetro levando um susto com a baixa OG. A resposta disso é que BIAB em casa (sem mexer o mosto pra evitar esfriar, sem fazer recirculação manual no fim da mostura, sem usar o tanto de água ideal na lavagem), consegue-se uma eficiência muito baixa mesmo. E não é motivo pra vergonha, é raríssimo conseguir 70% com BIAB por conta dos itens que citei.

A minha eficiência atual com BIAB é de 59% também, parece muito baixa, mas é normal. Logo, ciente disso, já faço as contas (regra de três) na hora de comprar os grãos já que a maior parte das receitas contempla 70%.

Eu imagino. É muito ruim a cerveja ter ficado tão abaixo? Meu pai e o amigo dele gostam de cervejas um pouco mais leves, então acho que essa deve encaixar um pouco no gosto deles. Estou com medo de ficar fraca/aguada demais.

A dúvida é mais pelo fato de que estou planejando uma Stout pra daqui a duas semanas. Vai ser a minha primeira cerveja do estilo e estava considerando se não vai ser necessário colocar mais malte no bicho pra evitar que fique muito rala.
 
Last edited:
Considere uma eficiência um pouco mais baixa em uma próxima leva.
Com o tempo você acaba ajustando sua eficiência e adequando as receitas.
Meu sistema é um single vessel e geralmente fica em torno de 65%.
Outros fatores podem contribuir também para uma eficiência tão baixa:
1)Moagem inadequada do malte.
2) temperatura inadequada ou tempo inadequado da brassagem.
3)fervura pouco intensa.
Dentre outros
 
Considere uma eficiência um pouco mais baixa em uma próxima leva.
Com o tempo você acaba ajustando sua eficiência e adequando as receitas.
Meu sistema é um single vessel e geralmente fica em torno de 65%.
Outros fatores podem contribuir também para uma eficiência tão baixa:
1)Moagem inadequada do malte.
2) temperatura inadequada ou tempo inadequado da brassagem.
3)fervura pouco intensa.
Dentre outros

A fervura e a moagem foram boas. Talvez desse pra moer um pouco mais, a tava ok sim. O tempo de brassagem foi o padrão, 60 min. Pra IPA que eu fiz antes dessa breja, a eficiência foi melhor. Eu usei mais malte mas não só isso, eu atingi uma OG bem parecida com a planejada, uns 2 pontos pra baixo talvez. Bom, eu tive algun problemas com uma grande quantidade de lúpulo em suspensão com essa IPA, então talvez o lúpulo tenha atrapalhado as leituras e na verdade minha eficiência tenha sido mais baixa. Quanto a temperatura da brassagem, eu parei de corrigir. Faz sentido a lógica de que, com a panela fechada, o ambiente não muito ventilado e um isolante como um pano por cima da panela, ela conserva bem a temperatura e é mais eficiente que ficar abrindo e fechando pra medir e arriscar trocas de calor com o ar, o que faria o mosto resfriar cada vez um pouquinho. Novamente, na IPA isso deu certinho. Nessa Blonde agora, eu inclusive fiz o teste do iodo antes da fervura e deu bom. Eu voto pela quantidade subestimada de malte. Pra próxima e pra Stout, vou comprar mais 500g de malte base pra cada e torcer pra dar certo. A quantidade de água pode ter atrapalhado? Eu acho que dá pra usar 15L em vez de 16L, mas mais baixo que isso, acho que eu vou acabar perdendo muito pro trub. Pra essa agora, que já tá no fermentador, nem vou ter a dor de cabeça de comprar DME pra tentar corrigir.
 
Dois kilos de malte é muito pouco para dez litros. Densidade Inicial estimada para sua receita é 1.037 com 60% de eficiência, calculado no beersmith.
Para aumentar um pouco a eficiência usando BIAB pode-se moer melhor o grão duas vezes por exemplo. Podes fazer uma pequena lavagem dos grãos com 5 ou 6 litros de água. Podes fazer um mashout por dez minutos para melhorar a viscosidade e o rendimento também. Abraço.
 
Back
Top