Uso de fermento fleischmann

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
63
Reaction score
24
Olá pessoal.
Faço cerveja a mais de dois anos e gosto de experimentar, sempre usei e reconheço os benefícios dos fermentos específicos. Cada fermento deixa um sabor e aroma diferente para cada tipo de cerveja. Porém fica a duvida, nao existe nenhum tipo de cerveja que se beneficia com o fermento simples biológico ? Ja vi gente fazendo pilsen, mas alguém ja utilizou este tipo de fermento?
Quais seriam os riscos e benefícios?

Abraço.

Anderson
 
Até onde sei,
o fermento de pão acentua a produção de CO2 em detrimento do etanol.
Já o fermento cervejeiro foi selecionado com base nas suas característica de produzir etanol.
 
Faz-se outras bebidas com fermento de pão. Inclusive, no Radical Brewing há várias receitas em que se recomenda usar fermento de pão. Um exemplo disso é o Kvass, que quero fazer neste verão.
 
Fiz uma cerveja experimental com fermento de pão, embase de malte pilsen e lúpulo Saaz.
Ficou bem ruim!!!!
Tinha um azedume que lembrava kayser
foram 10 litros produzidos, 8 desprezados.
 
Já usei muito fermento de pão na fermentação de guarapa, na minha opinião a cachaça com fermento de pão fica mais gostosa que com levedura selecionada....nunca percebi diferença entre os dois na produção de co2 e álcool. Mas pode ser que na cerveja seja BEM diferente.
 
Há poucos dias bebi um hidromel feito com fermento de pão (não sei se foi Fleischmann). Vou dizer que adorei o resultado, ficou muito aromático e, pra minha surpresa, seco e sem acidez. ele pode não fazer uma boa cerveja, mas tem suas virtudes em bebidas.

Acabei nunca fazendo o kvass que disse que faria, estou devendo.
 
Heresias a parte, fiz duas experiências positivas com o fleischmann. Acho que o segredo é fermentar em torno dos 15° C, depois de uns dias aumentar p 16, 17.
 
Fiz uma Toast Ale, com 20% de pão amanhecido e fermento Fleishmann. Ficou bem turva e com gosto forte de fermento, um pouco azeda. Dá pra tomar, mas não faria novamente. Já vi relatos de pessoas do forum que fizeram com outros fermentos e obtiveram resultados melhores. Um amigo meu fez com fermento Otker e a cerveja lembra de leve uma Weiss.
 
Fiz 20 litros de uma pilsen usando dr. oetker, estava sem densímetro na época, mas pelo que provei (tá no cold crash) não ficou muito gosto característico de fermento, e fermentou legal (7%) pelo meu paladar,essa semana vou engarrafar e upo aqui
 
Fiz 20 litros de uma pilsen usando dr. oetker, estava sem densímetro na época, mas pelo que provei (tá no cold crash) não ficou muito gosto característico de fermento, e fermentou legal (7%) pelo meu paladar,essa semana vou engarrafar e upo aqui
Fermentou em quantos graus? Acho q o segredo é usar pouco fermento e baixa temperatura, tipo uns 14°C. A última q eu fiz ficou muito ácida. Fermentei a 18°C. E usei bastante fermento, ao contrário das anteriores. Este fermento tb não flocula muito.
 
Fermentou em quantos graus? Acho q o segredo é usar pouco fermento e baixa temperatura, tipo uns 14°C. A última q eu fiz ficou muito ácida. Fermentei a 18°C. E usei bastante fermento, ao contrário das anteriores. Este fermento tb não flocula muito.
entre 20-22 primaria, secundaria pelos 30 (loucura mas é a temperatura ambiente daqui). acho que a questão de pouco fermento é complicado, acho que tem ser o ideal( eu compro o pacote grande do oetker, então coloco 11 g pra hidratar, pra um mosto de 20litros. Mas a temperatura acredito que influencia muito, ainda mais pra fermentos não cervejeiros, porque a regra é clara, quando mais alta a temp de fermentação, mais forte fica o gosto do bichinho. Abraço
 
Tchê, se tiver fé no divino, comece a rezar. Kkkk Vamos ver essa experiência.
asdhuadsuasuasuaus, boto fé no meu taco, tche, depois que vi uma mulher fermentando cerveja sem tampa embaixo de sol na africa acho toda expericencia válida...
 
Back
Top