Usar potes de palmito/azeitona para reaproveitar leveduras

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sepesaraiva

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2017
Messages
334
Reaction score
81
Eu estou pensando em começar a tentar reutilizar a lama e ja li algumas coisas sobre, vi uns videos tb e tal, e me surgiu uma duvida.

Vi que o pessoal usa potes de vidro igual de azeitona para fazer a lavagem e armazenar a levedura.
Eu consigo reaproveitar potes de alimento em conserva (picles, azeitona, palmito...) ou o mais indicado é comprar potes novos? Caso consiga, qual o melhor jeito de lavar/sanitizar para garantir que não vou ter nenhum problema de contaminação?

Valeu!!
 
Eu sempre usei de azeitona, nunca tive problemas, qualquer recipiente de vidro nao deixa resíduos ou cheiro do produto anterior, se vc lavar bem, eu uso detergente neutro pra lavar e pra sanitizar eu fervo eles. Veja o vídeo do jamal, faço igual ele.
 
Eu estou pensando em começar a tentar reutilizar a lama e ja li algumas coisas sobre, vi uns videos tb e tal, e me surgiu uma duvida.

Vi que o pessoal usa potes de vidro igual de azeitona para fazer a lavagem e armazenar a levedura.
Eu consigo reaproveitar potes de alimento em conserva (picles, azeitona, palmito...) ou o mais indicado é comprar potes novos? Caso consiga, qual o melhor jeito de lavar/sanitizar para garantir que não vou ter nenhum problema de contaminação?

Valeu!!

É tranquilo. Vidro é um material amigável à limpeza e a sanitização. O ponto mais fraco desses potes seria a tampa, por ter aquela parte emborrachada mais porosa. Mesmo assim não deve ser grande problema sanitizando ela... ou pode usar uma tampa de papel alumínio, já que não se deve vedar frasco com levedura dentro sob o risco de explodir ele.
 
Pode usar tranquilo. Lava bem, autoclava na panela de pressão e pronto.
 
Back
Top