Usando mergulhão para aquecer a água (ebulidor)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Sep 30, 2018
Messages
21
Reaction score
3
Location
Fortaleza
Pessoal,
Que acham de usar um mergulhão para ajudar no aquecimento da água para MOSTURACÃO e para fervura? E qual seria a melhor potência (em W) para uma panela de 20 litros, por exemplo?
 
Ebulidores comuns, baratos, em geral são de alta densidade. Se for o caso cuidado ao utilizar na fervura, pois deve caramelizar o mosto, principalmente se deixar ele parado na panela.
Pensando principalmente no uso durante a fervura, como o objetivo é AJUDAR no aquecimento, eu não utilizaria a "regra" de 1KW para cada 10L. Pensaria em algo em torno de 500w a 1000W para 20L.
Já se for utilizar apenas para aquecer a água de mostura.. aí acho que tanto faz a potência.. quanto maior mais rápido vai atingir a temperatura de strike.
 
Bom dia,

Utilizo um ebulidor de 2000w para auxiliar no aquecimento da água da panela de 20 litros.
Não o utilizo enquanto os grãos estão na panela, pois tenho medo de derreter o bag de voal, já que faço BIAB.
Geralmente aqueço a água para a mosturação com ele, o retiro e mosturo no fogão de casa mesmo.
Após a lavagem dos grãos, o utilizo novamente para atingir a fervura, quando então, volto ao fogão novamente, que mantém uma modesta fervura.
Até gosataria de o utilizar durante toda a fervura, mas a acho excessiva, gerando muita vibração na panela, transbordamento do mosto e disperdício dos lúpulos.
Acredito que 700w para cada 10 litros seria mais adequado. Pretendo utilizar um dimmer no futuro.
Resistências de alta densidade são aquelas utilizadas em chuveiros, que possuem uma pequena massa, mas aquecem muita água. Ebulidores são de baixa densidade.
Pode usar sem medo.

Abraços.
 
Pessoal,
Que acham de usar um mergulhão para ajudar no aquecimento da água para MOSTURACÃO e para fervura? E qual seria a melhor potência (em W) para uma panela de 20 litros, por exemplo?

Fala Luiz, tudo bem?

Cara, sou iniciante e estou fazendo apenas a minha 10 brassagem hoje (todas 10L), portanto veja que meu comentário se aplica para a minha situação, mas espero que te ajude de alguma forma.... Na minha casa uso um coocktop de duas bocas e sempre usei o mergulhão para esquentar a água para a Mostura.

Nas minhas últimas duas brassagens, para a fervura, utilizei apenas uma boca do meu fogão (ao invés de duas) e um ebulidor de 1000W (durante todo o tempo). Minha observação foi que a potencia do ebulidor não foi suficiente para caramelizar o mosto, de forma que a fervura correu tranquilamente. Inclusive, fiz um clone da Blue Moon com tempos de fervura superiores a 60min e não tive o problema de caramelização. O fogo do fogão estava próximo a 50% do máximo e minha panela é de alumínio, não INOX.

Minha experiência foi positiva, em todos aspectos. Não percebi diferença alguma com relação às brassagens anteriores apenas com o fogão. O único cuidado que tens que ter é com relação ao VOAL, caso faças BIAB e queira regular a temperatura em algum momento. Nesse caso mergulhão pode, sim, queimar o VOAL e te causar uma puta dor de cabeça.

Pra mim, tem funcionado muito bem tanto pra aquecer água pra mostura quando pra fervura - junto ao fogão. O cuidado que eu recomedaria - se é que posso recomendar algo hehe - é que regule com a temperatura da boca do fogão.

Essa é a experiencia que EU tive com o mergulhão... Não sei te dizer se existe algum outro ponto negativo que não tenha observado. Espero ter ajudado

abraço
 
Last edited:

Latest posts

Back
Top