Usando Damascos (movido para Receitas e Ingredientes)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

manjunior007

Well-Known Member
Joined
Nov 8, 2014
Messages
88
Reaction score
6
Gente, estou com vontade de fazer uma fruit Beer, com Damascos! Conheço a forma de colocar o suco da fruta 15 min antes da fervura terminar, mas acredito que isto não deva funcionar com damascos, nem com Bananas! Que processo eu posso utilizar para fazer uma Apricot ale?
 
A Magic Hat #9 usa polpa de damasco na secundária. O aroma de damascos é bem intenso quando tirada do keg. A versão engarrafada não tem tanto aroma. Tentei um clone, já que viciara na cerveja, mas não encontrei polpa em lugar algum. Uma boa solução, que eu não testei, seria triturar o damasco seco no processador e depois fazer um geleia no fogão, com água e pouco açúcar.
 
Talvez esta solução tenha efeito! Usando na própria fervura! 15 min antes do final
 
Eu fiz uma cerveja com damascos uns anos atrás. Usei damasco desidratado no final da fervura, num saco de voal, e depois levei junto para o fermentador.
 
Usei 1kg de uma mistura de damascos, tâmaras e passas para 20 litros, numa tripel. O sabor das frutas ficou aparente, mas sutil. Eu acho que daria para usar o dobro ou o triplo disso para um efeito mais pronunciado.

Uma coisa curiosa é que essa cerveja ficou com uma turbidez permantente que nenhum clarificante resolveu. E não era chill haze. Talvez seja por causa da pectina de alguma dessas frutas.
 
Interessante!! Talvez o sabor fique mais aparente em um tipo de cerveja menos complexa como a de trigo ale
 
alguém já tentou usar as primas do damasco?
nectarina, ameixa ou pêssego? são fáceis de encontrar.
 
A Magic Hat #9 é uma APA, ou, como eles mesmo dizem, quase uma APA.
Na nuvem do BS tem várias receitas de clones da MH#9. Vale a pena dar uma pesquisada.
 
alguém já tentou usar as primas do damasco?
nectarina, ameixa ou pêssego? são fáceis de encontrar.

Eu fiz uma para este natal, com ameixa fresca e morango.

Foi uma lager, cortei as frutas, coloquei eu uma panela com muito pouca água, 500g de mel e esquentei até ferver. Assim que ferveu eu desliguei o fogo.

Acrescentei na cerveja uma semana após ter iniciado a fermentação e deixei por mais umas 3 semanas.

Ficou uma cerveja bem refrescante e frutada, mas o gosto de fruta em sí era praticamente imperceptível, digo identificar qual fruta foi usada. Para 15 litros usei uma bandeijinha de morango e umas 8 ameixas.

Também já usei framboesa e mirtilos (raspberry e blueberry) em uma de trigo.

Nesta de trigo coloquei as frutas frescas e esmagadas na fermentação primária, deixei por uns 20 dias, depois coloquei mais uma leva de frutas e deixei por mais 4 dias. Ficou muito boa, com ótimo aroma e gosto das frutas. Só ficou um pouco carbonatada demais, quase tipo uma "Steam".
 
Pessoal, vivendo e aprendendo.
Eu brassei uma American Blonde Ale com adição de damasco ao fim da fervura (15min.) e tive problemas desagradáveis com sulfeto de hidrogênio (H²S, ovos podres) durante a fermentação.
Logo de cara fiz associação com o único ingrediente que não era costumeiro nas receitas, o damasco.
Primeiramente pesquisei a composição da fruta, procurando um excesso de enxofre, porém, ao fim descobri que o grande problema é a fruta na sua forma SECA, especialmente quando se conserva a aparência amarela.
No caso citado(damasco seco doce, damasco turco seco), a fruta passa por uma exposição a SO² (Dióxido de enxofre) para que conserve suas características aromáticas e de coloração.
Portanto, usando a fruta nesse estado, acredito que se aumente a carga de enxofre para as reações da fermentação.
Cuidado, se for possível usar o damasco na sua forma escura, é uma alternativa mais prudente.
 
Qual o fermento você usou?

Fermentos de trigo, especialmente o M20, solta um enxofre forte na fermentação.
 
Excelente as dicas por aqui. Mas, no que li no "Brew Like a Monk", qualquer "tempero" utilizado na cerveja onde quem bebe o identifique, indica que houve exagero neste tempero.

Como ainda não parti para utilizar esses adjuntos, não tenho opinião formada, só a de que se ficou bom, é porque ficou bom! kkk
 
Então, eu usei Fermentis S-04. Temperatura de 16-17ºC nos primeiros 4 dias, depois disso subi gradualmente para 22ºC na tentativa frustrada de dissipar o sulfeto.
Não creio que o problema esteja relacionado à quantidade excessiva de damasco,não. Na receita guardei a proporção de 3%, até porque era uma A. Blonde né?
 
Então, eu usei Fermentis S-04. Temperatura de 16-17ºC nos primeiros 4 dias, depois disso subi gradualmente para 22ºC na tentativa frustrada de dissipar o sulfeto.
Não creio que o problema esteja relacionado à quantidade excessiva de damasco,não. Na receita guardei a proporção de 3%, até porque era uma A. Blonde né?

Você usou damasco seco ou polpa? Se seco, como fez?
 
@Cipriani , me desculpe a demora.
Eu usei damasco seco. Parti ele em pedaços muito pequenos, praticamente moí.
 
Back
Top