US-05 temperatura de atuação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marcelo_N

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
145
Reaction score
23
Pessoal estou na dúvida em que temperatura mínima posso deixar o mosto para a atuação do US-05.

Gostaria de conduzir a fermentação na temp. mínima de atuação, para não gerar frutados muito salientes.

Embora o US-05 seja bem sutil para geração de frutados ele fermentaria o mosto a 15°C ?

O objetivo não é fazer uma lager mas uma ale com sabor com menos ésteres possível.

Com essa temperatura devo levar a fermentação mais tempo do que o normal? Ou add mais fermento?
 
oi marcelo,
o us-05 por si não vai produzir muita coisa de frutado a 18~19ºc... ainda assim ja ouvi falar dele aguentar e ser usado em temp mais baixas, com perfil de gosto diferente. temperaturas mais baixas requerem mais fermento tambem.
tambem vai demorar mais. mas passada a fase de reprodução das leveduras não terá mais muita mudança no perfil de gosto da fermentação, podendo elevar a temperatura alguns graus depois dos primeiros dias.
que cerveja exatamente vc tem em mente fazer?
 
Olá Tiago!

Cara, queria uma estilo Pilsen, blond ale, cream ale, ou até uma escura mesmo, mas todas seriam com OG bem baixa e seca de sabor então o frutado evidenciaria de alguma forma. Para nao gerar isso pensei em fermentar em baixa temp. mas não como lager.

Testei com o Nottingham mas não foi aquilo q eu esperava. Fiz no inverno em temp. até abaixo de 15° mas gerou um frutado que o US-05 não tem.
 
Marcelo, eu fermentei a temperatura ambiente uma American IPA com US-05 o resultado foi muito bom. Usei um sachê de 11,g para cerca de 7,5 litros no fermentador e em 9 dias atenuou 76%. O sabor não ficou frutado (não sei se os lúpulos ajudaram a anular um possível frutado), ainda mais levando em conta que a temperatura variou entre 19 e 22 graus.

Abraço!
 
Cara, então usaria uma receita de cream ale pra fazer esse teste. Numa blond nao seria o caso de uma fermentação fria... numa pilsen, bem... se vc quer fazer uma, pq não usar um fermento lager? se vc ja tem meios pra controlar temperatura, não é tão dificil assim... no caso vc pode né?

como vc ta saindo da faixa padrao de fermentação o jeito é experimentar. quantidade de fermento faz bastante diferença no carater final da cerveja tambem. se fizer um mosto leve pode experimentar 1 pacote, ou até 1.5, e ir ajustando a partir daí. pode fazer isso até fermentando mais quente que tambem pode fazer diferença. só cuidado pra nao exagerar que overpitching tambem pode dar offflavours
 
É esse o limite..... a praticidade do "ale" ... nao queria chegar na "complexidade" da fermentação lager e a demora tbm.


Imagino isso, teoricamente uma fermentação de 15 dias a 15º que teoricamente teria um resultado de uma ceva limpa.

A Fermentis indica a fermentação do US-05 de 12 a 22ºC.

Para inocular uma quantidade com segurança que quant. uso ou como calculo?

Valeeeu
 
É esse o limite..... a praticidade do "ale" ... nao queria chegar na "complexidade" da fermentação lager e a demora tbm.


Imagino isso, teoricamente uma fermentação de 15 dias a 15º que teoricamente teria um resultado de uma ceva limpa.

A Fermentis indica a fermentação do US-05 de 12 a 22ºC.

Para inocular uma quantidade com segurança que quant. uso ou como calculo?

Valeeeu

Marcelo, fiz algo semelhante um tempo atrás.
Usei somente malte pilsen na brassagem, e fermentei com US05 em temperatura mais baixa. Não ficou frutada e atenuou bem, olha só:

OG 1,056
FG 1,011

8 dias 15ºC (medido no fermentador)
2 dias 17ºC
1 dia 20°C

Maturei só 5 dias a 2ºC.
Usei 2 saches de US05, para 28 litros de cerveja. Não hidratei o fermento.
Experimentei a cerveja ontem. Não ficou frutada, e como usei pouco lúpulo e um só malte, acho q foi a cerveja mais sem graça que já fiz! ehhehe
Apesar de aumentar a temperatura no final, não achei nem um pouco frutada.

Valeu!

Tiago.
 
Pessoal,

Aproveitando a dúvida do Marcelo_N.
Segue algo que está acontecendo comigo no momento.

Fiz uma leva de 20 L de uma pale ale (kit do lamas), usei fermento US-05. Tenho uma geladeira dedicada só para a fermentação.

Quando coloquei o balde fermentador dentro dela, observei que a temperatura no interior da geladeira encontrava-se em torno de 11°C.

Se passaram 6 dias. Medi hoje a densidade e o valor encontrado foi : 1,057. A OG foi 1,058. Ou seja, quase não houve alteração. Não pude acompanhar o airlock porque estive viajando ao longo desses 6 dias.

Pergunto: Será que foi a temperatura ? Posso tentar aumentar a temperatura a essa altura do campeonato ?
Como eu sei que tudo se perdeu ?
 
@tiagoandrei,

Pega um pedaço de isopor e cola o sensor no balde, usando o isopor para proteger o sensor, fazendo com que ele leia apenas o balde, ignorando a geladeira.

O que importa pra nós é a temperatura do liquido, e não do ambiente.

Se não tiver sensor de temperatura, tenta subir uns 3 ºC e vai acompanhando o airlock. A temperatura do mosto tem uma tendencia a ser um pouco mais alta ( ~ 3, 4 ºC) que o ambiente.


Meus 2 centavos.
 
tiagoandrei deixaste nessa temperatura sempre?
Fermento US-05 ?

Provavelmente a inatividade é decorrente da temperatura, abaixo da ideal para a atividade do US-05.
Experimente aumentar a temperatura para no mínimo 15º.

A 15º (monitorado pelo tic 17 com sensor na parede do balde fermentador) observei atividade lenta do fermento. Provavelmente estava um pouco abaixo (14º)


Pessoal,

Aproveitando a dúvida do Marcelo_N.
Segue algo que está acontecendo comigo no momento.

Fiz uma leva de 20 L de uma pale ale (kit do lamas), usei fermento US-05. Tenho uma geladeira dedicada só para a fermentação.

Quando coloquei o balde fermentador dentro dela, observei que a temperatura no interior da geladeira encontrava-se em torno de 11°C.

Se passaram 6 dias. Medi hoje a densidade e o valor encontrado foi : 1,057. A OG foi 1,058. Ou seja, quase não houve alteração. Não pude acompanhar o airlock porque estive viajando ao longo desses 6 dias.

Pergunto: Será que foi a temperatura ? Posso tentar aumentar a temperatura a essa altura do campeonato ?
Como eu sei que tudo se perdeu ?
 
Cara, tem outra coisa que define MUITO a quantidade de ésteres gerado.............. quantidade de fermento.

Usa mais ou menos 1,5 gramas de fermento por litro, e fermenta a 18 graus.

Ésteres (entre outras coisas) são gerados em grande quantidade quando o fermento se replica.

Quanto mais fermento tu usar no início, menos vezes eles tem que se replicar.

Quanto menos replicação, menos ésteres.

Abraço,
 
Guenther,
1,5 g de fermento por litro ?
Dessa forma para 26 L no fermentador eu teria que usar 3 pacotes de 11,5g ??

Se for isso mesmo...to usando um pacote a menos
 
Usa mais ou menos 1,5 gramas de fermento por litro, e fermenta a 18 graus.

Abraço,

Guenther,

lendo o prospecto dos fermentos da Fermentis (no caso o US-05) eles falam coo dosagem recomendada de 50 a 80g por hectolitro,

http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFA_US05_PT.pdf

daria algo entre 1/3 e 1/2 da dosagem que tu recomenda.

Nas minhas poucas brassagens trabalhei com valores entre 60 e 70 g por hl.

Agora a dúvida, pois fermentou bem, mas alguns sabores podem ter sido perdidos (em witbiers com poucos esteres).
 
Guenther,

lendo o prospecto dos fermentos da Fermentis (no caso o US-05) eles falam coo dosagem recomendada de 50 a 80g por hectolitro,

http://www.fermentis.com/wp-content/uploads/2013/07/SFA_US05_PT.pdf

daria algo entre 1/3 e 1/2 da dosagem que tu recomenda.

Nas minhas poucas brassagens trabalhei com valores entre 60 e 70 g por hl.

Agora a dúvida, pois fermentou bem, mas alguns sabores podem ter sido perdidos (em witbiers com poucos esteres).


A questão é mais complexa do que simplesmete: "usei meio pacote para 20 litros e fermentou"....se você usar 1 grama vai fermentar também.

O que importa é o resultado que você quer obter. Em um fórum americano tem um tópico de centenas de páginas onde um membro experiente diz que as calculadoras estão erradas e que devemos usar a recomendação do fabricante, que ele sempre usou e suas cervejas eram excelentes. Depois de muito debate ele enviou 4 amostras para juizes reconhecidos e 2 deles não conseguiram apontar nenhuma falha aparente nessas cervejas. O que isso significa? Absolutamente nada. Depende do estilo, do perfil, etc. Esse é o hobby das possibilidades infinitas, por isso eu digo que eu sofro por saber que não terei tempo suficiente para brassar tudo o que eu gostaria antes de morrer.

Qual o estilo das tuas cervejas? Se você vai fazer uma cerveja mais leve, onde o malte tenha que brilhar, com classe, talvez um leve underpitch já faça a diferença, usa a mesma quantidade em uma IPA e talvez quase ninguém note a diferença.

Quando comecei eu era quase que um pregador dos "2 pacotes para cada 20 litros de ale com OG média-baixa", e discutia mesmo com outros homebrewers sobre isso. Hoje eu digo: funciona para você? Sua cerveja está boa? Então ta valendo.

Eu continuo usando a quantidade que a maioria da literatura defende e não pretendo mudar.

Estude, teste e faça o que for melhor para você.

OBS: se você tem pretensão de entrar em concursos aí a conversa é mais séria.
 
Por conta da baixa temperatura em Sampa, usando starter de 1 pacote US05, em 30 L, levou quase duas semanas para atenuar completo com 14 a 16C.
Mesmo antes da maturacao estava limpa e suave (mais q as levas anteriores da mesma APA), ate mais bebivel (o tal drinkability).
Nao sei se repetiria essa temperatura para esta receita especifica, mas funcionou.
 
A questão é mais complexa do que simplesmete: "usei meio pacote para 20 litros e fermentou"....se você usar 1 grama vai fermentar também.

O que importa é o resultado que você quer obter. Em um fórum americano tem um tópico de centenas de páginas onde um membro experiente diz que as calculadoras estão erradas e que devemos usar a recomendação do fabricante, que ele sempre usou e suas cervejas eram excelentes. Depois de muito debate ele enviou 4 amostras para juizes reconhecidos e 2 deles não conseguiram apontar nenhuma falha aparente nessas cervejas. O que isso significa? Absolutamente nada. Depende do estilo, do perfil, etc. Esse é o hobby das possibilidades infinitas, por isso eu digo que eu sofro por saber que não terei tempo suficiente para brassar tudo o que eu gostaria antes de morrer.

Qual o estilo das tuas cervejas? Se você vai fazer uma cerveja mais leve, onde o malte tenha que brilhar, com classe, talvez um leve underpitch já faça a diferença, usa a mesma quantidade em uma IPA e talvez quase ninguém note a diferença.

Quando comecei eu era quase que um pregador dos "2 pacotes para cada 20 litros de ale com OG média-baixa", e discutia mesmo com outros homebrewers sobre isso. Hoje eu digo: funciona para você? Sua cerveja está boa? Então ta valendo.

Eu continuo usando a quantidade que a maioria da literatura defende e não pretendo mudar.

Estude, teste e faça o que for melhor para você.

OBS: se você tem pretensão de entrar em concursos aí a conversa é mais séria.

Concordo plenamente...O que importa é a sua percepção de resultado com a quantidade que aplicou.

Minhas primeiras levas foram com underpitching e as cervejas ficaram ótimas. Porém minhas levas atuais com pitching correto, seguindo a calculadora do brewersfriend estão muito melhores...rs

Alguns problemas de underpitching podem ser contornados com maturações mais longas, que no caso das IPAs acaba tendo perda de aroma e pungência dos lúpulos.

Ontem mesmo tomei uma IPA com 30 dias na garrafa.

Resultado: Quase chorei de emoção no cantinho do sofá...kkk...Simplesmente deliciosa. É a quarta brassagem dela e dessa vez acertei em cheio o Pitching Rate \o/
 
Pessoal acompanho o fórum a algum tempo e finalmente consegui fazer minha primeira brassagem, uma cream ale e estou usando também o US-05, agora eis a duvida...

Por enquanto a fermentação está ocorrendo como esperado, após a atenuação do mosto sei que devo baixar a temperatura para que os sedimentos baixem para o fundo do fermentador, mas pra quanto baixar? E em que temperatura finalizar a maturação após o envase? Tenho a receita mas veio bem simplificada, pede apenas para manter a 18º por duas semanas.

Valeu galera... :mug:
 
Qual estilo? De forma geral, concluiu a fermentação, joga a "0"

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk
 
Pessoal acompanho o fórum a algum tempo e finalmente consegui fazer minha primeira brassagem, uma cream ale e estou usando também o US-05, agora eis a duvida...

Por enquanto a fermentação está ocorrendo como esperado, após a atenuação do mosto sei que devo baixar a temperatura para que os sedimentos baixem para o fundo do fermentador, mas pra quanto baixar? E em que temperatura finalizar a maturação após o envase? Tenho a receita mas veio bem simplificada, pede apenas para manter a 18º por duas semanas.

Valeu galera... :mug:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403851

Esse link vai te ajudar nas suas dúvidas
 
Marcelo, fiz algo semelhante um tempo atrás.
Usei somente malte pilsen na brassagem, e fermentei com US05 em temperatura mais baixa. Não ficou frutada e atenuou bem, olha só:

OG 1,056
FG 1,011

8 dias 15ºC (medido no fermentador)
2 dias 17ºC
1 dia 20°C

Maturei só 5 dias a 2ºC.
Usei 2 saches de US05, para 28 litros de cerveja. Não hidratei o fermento.
Experimentei a cerveja ontem. Não ficou frutada, e como usei pouco lúpulo e um só malte, acho q foi a cerveja mais sem graça que já fiz! ehhehe
Apesar de aumentar a temperatura no final, não achei nem um pouco frutada.

Valeu!

Tiago.

tguimaraes, tua cerveja ficou límpida maturando apenas 5 dias? Estou fermentando uma cerveja com essa levedura e estou pensando em deixar entre 5 a 7 dias também.
 
Marcelo, fiz algo semelhante um tempo atrás.
Usei somente malte pilsen na brassagem, e fermentei com US05 em temperatura mais baixa. Não ficou frutada e atenuou bem, olha só:

OG 1,056
FG 1,011

8 dias 15ºC (medido no fermentador)
2 dias 17ºC
1 dia 20°C

Maturei só 5 dias a 2ºC.
Usei 2 saches de US05, para 28 litros de cerveja. Não hidratei o fermento.
Experimentei a cerveja ontem. Não ficou frutada, e como usei pouco lúpulo e um só malte, acho q foi a cerveja mais sem graça que já fiz! ehhehe
Apesar de aumentar a temperatura no final, não achei nem um pouco frutada.

Valeu!

Tiago.
O US05 é o fermento mais neutro da fermentis, ele não traz sabor especial algum na fermentação.

Para frutados, T58 ou o S33

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
O US05 é o fermento mais neutro da fermentis, ele não traz sabor especial algum na fermentação.

Para frutados, T58 ou o S33

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
Todo e qualquer fermento tende a gerar mais frutado se você usar uma dosagem menor, ou ainda fermentar em temperatura mais alta.

T-58 e S-33 são belgas, mas S-04 e BE-256 por exemplo também geram frutados.

Abraço,
 
Todo e qualquer fermento tende a gerar mais frutado se você usar uma dosagem menor, ou ainda fermentar em temperatura mais alta.

T-58 e S-33 são belgas, mas S-04 e BE-256 por exemplo também geram frutados.

Abraço,
Sim, estava falando dentro de dosagens e temperaturas normais.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
tguimaraes, tua cerveja ficou límpida maturando apenas 5 dias? Estou fermentando uma cerveja com essa levedura e estou pensando em deixar entre 5 a 7 dias também.

GabrielT, eu nem lembro dessa leva especificamente. Quando quero a cerveja translúcida, uso gelatina. Se é esse seu objetivo, use gelatina.
De 2013 pra hoje já estudei bastante e faria uma leva dessas de maneira bem diferente. Inclusive hoje tenho usado mais a levedura Nottingham que a US-05, quando quero fermentar ales em temperaturas baixas.
 

Latest posts

Back
Top