Urgente. Devo inocular mais???

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jackraulg

Member
Joined
Jul 26, 2016
Messages
24
Reaction score
0
Oi pessoal.
Quem puder me dar uma luz.
Fiz uma blonde ale agora a tarde e hidratei o fermento em um Erlenmeyer.
Foram 200 ml de agua para 20g de fermento s-04.

Quando fui ver, o fermento estava saindo pela boca do erlenmeyer (que era muito pequeno). Saiu uma quantidade bem razoável, ficando mais liquido do que "massa".

Usei mesmo assim para minha leva de 20Litros, pois o mosto já estava pronto só esperando o fermento.

A principio não deve ter contaminado pois estava em um local bem estéril.
Será que devo inocular mais um pacotinho de 11g e acrescentar no fermentador agora?

A primeira inoculação foi as 14:30 com o mosto a 22ºC.
O fermentador está no momento na geladeira para que a temperatura do líquido baixe até 18ºC.

Gratoo!!
 
Só inocularia mais um se sua breja fosse de alta densidade....acima de 1.070
Você não deve ter perdido metade do fermento, e um sachet dá e sobra pra 20 litros de mosto..... a pesar de algumas calculadoras .

É minha opinião.
Abc.
 
Oi pessoal.
Quem puder me dar uma luz.
Fiz uma blonde ale agora a tarde e hidratei o fermento em um Erlenmeyer.
Foram 200 ml de agua para 20g de fermento s-04.

Quando fui ver, o fermento estava saindo pela boca do erlenmeyer (que era muito pequeno). Saiu uma quantidade bem razoável, ficando mais liquido do que "massa".

Usei mesmo assim para minha leva de 20Litros, pois o mosto já estava pronto só esperando o fermento.

A principio não deve ter contaminado pois estava em um local bem estéril.
Será que devo inocular mais um pacotinho de 11g e acrescentar no fermentador agora?

A primeira inoculação foi as 14:30 com o mosto a 22ºC.
O fermentador está no momento na geladeira para que a temperatura do líquido baixe até 18ºC.

Gratoo!!
Agora que já começou a fermentar não tem porque se estressar com isso.

Abraço,
 
Só inocularia mais um se sua breja fosse de alta densidade....acima de 1.070
Você não deve ter perdido metade do fermento, e um sachet dá e sobra pra 20 litros de mosto..... a pesar de algumas calculadoras .

É minha opinião.
Abc.

Cuidado, um sachê não é suficiente para 20l na maioria dos casos. E isso não é uma questão de opinião, é controle de qualidade. As calculadoras não são criadas com base em opinião.
 
Ela começou a borbulhar e formar o Krauser depois de umas 12h de inoculação. Acho que tá tranquilo. Vamos ver se vai atenuar tudo. Se faltar muito para o fim da atenuação, aceito e parto pra próxima (e bebo assim mesmo) ou tento inocular mais pra finalizar?

Grato!
 
Cuidado, um sachê não é suficiente para 20l na maioria dos casos. E isso não é uma questão de opinião, é controle de qualidade. As calculadoras não são criadas com base em opinião.

Minha opinião é baseada em algumas dezenas de brassagens. Normalmente utilizando 11g para 20 litros sem prejuízo para a cerveja.

Inclusive essa é a indicação dos fabricantes..... mas deixa pra lá , esse assunto já foi exaustivamente debatido aqui no forum.

Abcs.
 
Back
Top