Uniformidade do mosto durante a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fiori01

Member
Joined
Jun 20, 2016
Messages
8
Reaction score
3
Prezados, mais uma dúvida básica de iniciante semi-paranóico..

O contexto é a medição da atenuação.

Ao coletar a amostra do balde fermentador, mantido 100% estático, posso assumir que ela é representativa do mosto como um todo?
Ou seja, não existem faixas com pequenas variações alcoólicas e de sólidos desde a superfície até o fundo do balde (onde está localizada a torneira)?

Creio que agitar levemente não seja uma boa ideia... Certo?

Obrigado!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Cara, as coisas tendem a ser homogêneas quando olhada de escalas menores, se você olhar em ml talvez sua pergunta faça sentido, mas tratando-se de litros, o topo do balde vai estar ao fundo do balde em quesito atenuação e nível alcoólico, eu não me preocuparia com isso.
 
Pelo fato do fermento Ale trabalhar na superfície, pequenas diferenças de temperatura, decantação e densidade, talvez possa haver alguma diferença mínima entre o topo e o fundo do fermentador.

Mas...

Para o resultado final e para definir se a fermentação acabou ou não isso é irrelevante.
 
Prezados, mais uma dúvida básica de iniciante semi-paranóico..

O contexto é a medição da atenuação.

Ao coletar a amostra do balde fermentador, mantido 100% estático, posso assumir que ela é representativa do mosto como um todo?
Ou seja, não existem faixas com pequenas variações alcoólicas e de sólidos desde a superfície até o fundo do balde (onde está localizada a torneira)?

Creio que agitar levemente não seja uma boa ideia... Certo?

Obrigado!



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não, não precisa agitar nada.

Se o fermento gerasse um tipo de álcool que fosse de baixa solubilidade, ok, mas não, ele gera etanol, que tem altíssima solubilidade de faz o líquido ficar completamente homogêneo.

Fora isso, são células espalhadas pelo líquido gerando álcool.... não um bicho num canto do fermentador gerando álcool de forma localizada em um espaço gigante.

Abraço,
 
Não, não precisa agitar nada.

Se o fermento gerasse um tipo de álcool que fosse de baixa solubilidade, ok, mas não, ele gera etanol, que tem altíssima solubilidade de faz o líquido ficar completamente homogêneo.

Fora isso, são células espalhadas pelo líquido gerando álcool.... não um bicho num canto do fermentador gerando álcool de forma localizada em um espaço gigante.

Abraço,

Guenther, e no caso de ser uma Lager fermentando? Digo isso não pelo alcool, mas pela posição da torneira, embaixo, junto com o trub, que pode conter além de particulas não solúveis, uma quantidade de proteinas soluveis, ou outros elementos que acabam decantando com o tempo e com as baixas temperaturas da fermentação. Isso influenciaria uma amostra tirada por essa torneira?
 
Guenther, e no caso de ser uma Lager fermentando? Digo isso não pelo alcool, mas pela posição da torneira, embaixo, junto com o trub, que pode conter além de particulas não solúveis, uma quantidade de proteinas soluveis, ou outros elementos que acabam decantando com o tempo e com as baixas temperaturas da fermentação. Isso influenciaria uma amostra tirada por essa torneira?
Bom, aí é algo completamente diferente.

Eu estou falando de líquido puro... se você tirar grande quantidade de borra pela torneira, sem dúvida vai alterar.

A questão é que ninguém mede densidade num líquido cheio de borra. Turbidez normal de líquido fermentando, ok.

Abraço,
 
Bom, aí é algo completamente diferente.

Eu estou falando de líquido puro... se você tirar grande quantidade de borra pela torneira, sem dúvida vai alterar.

A questão é que ninguém mede densidade num líquido cheio de borra. Turbidez normal de líquido fermentando, ok.

Abraço,

Eu perguntei isso justamente pois estou com essa duvida. Tenho uma Lager fermentando e de costume evito ao maximo abrir o fermentador durante todo o processo, assim, para medir a densidade tenho tirado mosto pela torneirinha, só que sem saber ao certo se posso estar sendo enganado pela turbidez. O mosto sai bem turvo mesmo. Talvez se eu deixar esse mosto decantar um pouco antes de medir pode ajudar, não?
 
É o que normalmente eu faço... só meço a densidade depois de várias semanas, ou seja, depois de uma longa Fermentação Secundária, e longa Clarificação..... aí antes de embarrilar ou engarrafar, eu meço. :)

Abraço,
 
Back
Top