Trub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bagualas

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
83
Reaction score
11
Galera, buenas.

Estive a brassar uma Dunkel este final de semana e tive algo bem anormal, pelo menos é a primeira vez que acontece, estou na 4 brassagem.

Ao finalizar o resfriamento do mosto, efetuamos o whirlpool, deixamos por 30 mins o mesmo "baixar". Ao transferir para o fermentador percebi que o trub estava todo disperso. Nao havia se concentrado no meio, e sim estava ali, em meio ao mosto.

O que pode ter havido de errado? É algo normal numa cerveja escura?

De todo o trub que ficou foi quase 5L
 
Cara, como foi feito o resfriamento?

Uma coisa comum que leva a certos enganos é confundir o trub normal com o cold-break.

Trub normal (muitos chamam de Trub Quente) é composto basicamente de lúpulo e pedaços minúsculos de malte.

Cold-break são proteínas que se formam com rápido resfriamento (alguns chamam de Trub Frio).

Bom, ocorre que o trub quente é algo que já está dentro do mosto, ele só precisa decantar, e decanta BEM rápido. Esse trub é áspero, ou seja, promove uma boa formação, pois como ele é abrasivo, o cone de forma e não se desmancha facilmente.

Já o trub frio, ou cold-break, é composto de proteínas. O cold-break é como um sabão, ele é extremamente fino e escorregadio. Ou seja, dificilmente o coldbreak forma um cone. Na verdade, quando ele é realmente formado, ele cai por cima do trub quente (já formado), formando uma película. No entanto, às vezes ele se forma e fica boiando, nem vai pro fundo.

Veja essas fotos:
Brewing+035.JPG


DSC_7061.jpg


Aí..... o que acontece com a GRANDE maioria dos homebrewers, iniciantes ou experientes? Eles confundem isso aí com trub normal, e descartam todo o líquido.

Ledo engano.

Essas proteínas só se formam com rápido resfriamento, e quando não há rápido resfriamento, só se formam depois de várias horas. O que ocorre normalmente então? Se o cara teve um resfriamento rápido e muito bom, dentro da panela (com chiller de imersão por exemplo), o cold-break se foram no resfriamento, e isso é ótimo. Se essas proteínas não se formaram na panela e só ficou aquele trub verde de lúpulo (aquele cone lindo), isso quer dizer o que? Que nenhum cold-break se formou, e todas essas proteínas (que poderiam ficar, em parte, na panela) vão pro fermentador e irão decantar somente lá dentro, o que aumenta a chance de chill-haze. Com chillers de placas, onde passamos tudo direto pro fermentador, o cold-break vai se formar sempre dentro do fermentador, não há o que fazer. Nesse caso, pra quem tem fermentador cônico, pode-se purgar o mesmo depois de algumas horas.

Bom, resumindo, o que eu quero dizer com tudo isso?

Quero dizer que quando vcs verem esse tipo de trub "boiando", não se apavore. vá extraindo o mosto até o fim, e veja que ao chegar lá no fundo, quando o nível do mosto baixar, o cone de trub "normal" vai estar lá, formado, e aquilo tudo que vc está puxando nada mais é que cold-break........ e essa é uma situação ótima pois você está puxando só uma parte desse cold-break, e uma outra boa parte está ficando dentro da panela.

Por que eu digo que isso é ótimo? Porque a literatura, apesar de difusa sobre a questão do cold-break, diz que apesar dele aumentar a chance de chill-haze (turbidez da cerveja quando está gelada), essas proteínas também podem ser benéficas para o fermento.... ou seja, a recomendação é que sempre se leve "um pouco" de cold-break para o fermentador.

Pra citar, se você tem CERTEZA que o trub inteiro (mesmo o trub quente) estava totalmente flat na panela........ isso, de acordo com a minha experiência, pode ser resultado de uso excessivo de floculantes como whirlfloc, por exemplo.

Abraço!
 
Buenas mestre,

Realmente identico ao da primeira foto. Seria o cold-break entao. Levei sim alguma coisa para o fermentador, entretanto no "medo" de levar trub junto ao fermentador nao deixei ir tudo. ficou algo em torno de 4L separado. Usei 1 pastilha de whirlfloc.
O resfriamento foi com chiller, entretanto a agua usada da torneira estava geladissima o que resultou em um resfriamento rapido.

Achei estranho nao encontrar no final da panela o cone. Nao tinha trub ali...

Quanto a turbidez pelo cold-break acho que é possivel solucionar com gelatina né?

abracao e obrigado as respostas
 
Por isso que esse cold-break todo se formou.... choque de temperatura no resfriamento, e isso é ótimo. Não precisa ter medo de levar trub.... aliás, não sei pq os cervejeiros tem esse pavor.

A gelatina resolve o chill-haze sim, uma parte dele, mas é preciso lembrar que raramente isso vai acontecer, mesmo ao natural.

Abraço,
 
Buenissimo!
Sim quanto ao trub nao sei porque do medo, inclusive li um artigo esses dias de uma experiencia que o cara vez de fermentar com e sem trub e nao viu diferencas.

Obrigado xiru!
 
Por isso que esse cold-break todo se formou.... choque de temperatura no resfriamento, e isso é ótimo. Não precisa ter medo de levar trub.... aliás, não sei pq os cervejeiros tem esse pavor.

A gelatina resolve o chill-haze sim, uma parte dele, mas é preciso lembrar que raramente isso vai acontecer, mesmo ao natural.

Abraço,

Guenther, além do chill-haze citado, vi uma recomendação uma vez que dizia que os lipídios que vem do malte e que estão dentre as proteínas no cold break comprometeriam a estabilidade da cerveja pronta, ou seja, diminuiriam o tempo de frescor dela. O que vc acha disso?

Abraço
 
olá,
bons esclarecimentos, porém tenho uma dúvida/problema:
como usava fermentadores pequenos(baldes e garrafão de água), e agora estou usando um fermentador de 480 lt inox com refrigeração, me veio esse problema de uma turbidez mais destacada.
sei que a gelatina resolveria boa parte do problema, mas tem 300 lt maturando, se eu for usar gelatina, vai sair uma grana.
ainda vou apanhar bastante nessas levas grandes, mas como eu poderia minimizar o chill-haze para as próximas levas?

equipamento:
panelas de 100 lt efetivos
resfriamento contrafluxo com água gelada (fluxo de cerveja e da água gelada ajustáveis)
aerador com oº na entrada do fermentador (não sei o nome, mas é o treco com vidro, onde se ve a aeração)

cerveja: OG 1,037 FG 1,005 - ESQUECI DO VER NA FERVURA
malte pilsen
malte carapils
cascade
columbus
willfloc
s4

obs.: coloquei uma válvula ball-lock no meio do fermentador, mas ficou acima dos 300 lts, me fumei, era para ter instalado mais em baixo, na faixa dos 200 lts, não pude monitorar a cerveja como planejado por lá.

já fiz toda a purga como aprendi: um pouco (350 ml) nos primeiros dias de fermentação(após o 2º), depois aumentei para 1 litro, haja lama, no início da maturação. já não tem acúmulo de fermento visível.
será que o que eu estou vendo ainda é cerveja ainda não decantada, digo isso por está falando da extração que está sendo feita por baixo. ainda está maturando(3º dia a 0,5º), a propósito, fermentou opr 7 dias.

extrai 2 litros e meti co² na pet, ta show, porém o veuzinho!!!!
o tanque está bem estanqueado, mas por dúvida meti um pouco de co² para poder fazer a extração.

toda ajuda será bem vinda, estou precisando....
 
Pelo tempo de fermentação que vc indicou a turbidez provaelmente não é chill-haze e sim levedura em suspensão... De qualquer forma como é uma leva grande o problema de chill haze deve ser comum já que o mosto demora bastante a resfriar e resfria por partes.

Tanto a levedura em suspensão quanto chill haze podem ser resolvidos com agentes clarificantes ou filtragem. Pro tamanho de leva que vc ta fazendo ainda é mais economicamente viável usar clarificantes.

Gelatina não custa caro. Existem lojas especializadas que vendem pacotes grandes, de Kg. Também há no mercado outros clarificantes específicos pra cerveja, com diversas aplicações ou seja, pra resolver turbidez de fontes diversas.
 
Galera, buenas.

Estive a brassar uma Dunkel este final de semana e tive algo bem anormal, pelo menos é a primeira vez que acontece, estou na 4 brassagem.

Ao finalizar o resfriamento do mosto, efetuamos o whirlpool, deixamos por 30 mins o mesmo "baixar". Ao transferir para o fermentador percebi que o trub estava todo disperso. Nao havia se concentrado no meio, e sim estava ali, em meio ao mosto.

O que pode ter havido de errado? É algo normal numa cerveja escura?

De todo o trub que ficou foi quase 5L
 
Aconteceu comigo hoje... na minha 3° brassagem e coincidentemente em uma cerveja escura (Weizenbock).. o Trub nao decantou e tive que tentar tirar o q deu com uma peneira, mas nao foi muito eficiente... o foda é que isso pode atrapalhar o envaze
 
Aconteceu comigo hoje... na minha 3° brassagem e coincidentemente em uma cerveja escura (Weizenbock).. o Trub não decantou e tive que tentar tirar o q deu com uma peneira, mas nao foi muito eficiente... o foda é que isso pode atrapalhar o envaze

Relaxa. Depois vai tudo pro fundo no cold crash. Eu não faço whirpool, mando todo o volume da panela pro fermentador. Nunca tive problema de turbidez.
 
Back
Top