Trub no Fermentador.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Pessoal, acabei levando muito trub para o fermentador. Quando fui medir a densidade original (OG), no próprio densímetro decantou muito trub. Depois de inoculado o fermento, pude perceber a decantação do trub no fermentador. As minhas dúvidas (conclusões) são as seguintes:

1- esse trub pode alterar o sabor da minha cerveja (?).

2- minha medida de OG está acima do valor correto e não pode ser levado em conta para o cálculo do ABV (?).

3- esse trub pode diminuir a fermentação ou de alguma forma prejudicá-la, pois ao decantar o trub arrasta para o fundo o fermento (?).

Estou mais ou mesno certo nas minhas conclusões?
 
Pessoal, acabei levando muito trub para o fermentador. Quando fui medir a densidade original (OG), no próprio densímetro decantou muito trub. Depois de inoculado o fermento, pude perceber a decantação do trub no fermentador. As minhas dúvidas (conclusões) são as seguintes:

1- esse trub pode alterar o sabor da minha cerveja (?).

Sim, pode deixar um amargo mais áspero no geral.

2- minha medida de OG está acima do valor correto e não pode ser levado em conta para o cálculo do ABV (?).

A princípio isso não afeta em nada a medição do ABV.

3- esse trub pode diminuir a fermentação ou de alguma forma prejudicá-la, pois ao decantar o trub arrasta para o fundo o fermento (?).

Não.
 
Pessoal, acabei levando muito trub para o fermentador. Quando fui medir a densidade original (OG), no próprio densímetro decantou muito trub. Depois de inoculado o fermento, pude perceber a decantação do trub no fermentador. As minhas dúvidas (conclusões) são as seguintes:

1- esse trub pode alterar o sabor da minha cerveja (?).

2- minha medida de OG está acima do valor correto e não pode ser levado em conta para o cálculo do ABV (?).

3- esse trub pode diminuir a fermentação ou de alguma forma prejudicá-la, pois ao decantar o trub arrasta para o fundo o fermento (?).

Estou mais ou mesno certo nas minhas conclusões?

Cara, o Guenther já respondeu a parte técnica do negócio, mas posso te dizer o seguinte, no Carnaval fiz minha primeira brassagem e ontem eu engarrafei (em flip-top). Exatamente como você fez eu também levei bastante trub para o fermentador, meu whirlpool foi horrível e na hora de transferir pro fermentador veio muita coisa junto. Minha OG e FG ficaram muito próximas da receita original, muito próximas mesmo. Ontem quando fui engarrafar tirei uma amostra para provar....e cara era cerveja!!!! Gosto e cheiro de cerveja, emoção total! Acabei engarrafando muito menos do que eu queria, e a cerveja estava turva (não fiz cold crash, nem usei nada para sedimentar), mas ficou melhor do que o esperado!
 
Não esquenta.

Na minha primeira leva eu me confundi e despejei o fermento na panela.

Para não correr o risco de ir pouco fermento para o fermentador, despejei tudo no balde, 100% do trub.

Não deu nada, a cerveja ficou boa (ainda mais sendo a primeira), provavelmente só um pouco mais amarga do que deveria, mas mesmo assim boa.
 
Eu me preocupava muito com isso, mas depois de ver esse experimento fiquei mais sossegado.

http://brulosophy.com/2014/06/02/the-great-trub-exbeeriment-results-are-in/

Pellin,

Na experiência descrita, o fermento só foi inoculado depois de 4 horas na câmara fria. Depois desse tempo, conforme a foto, o trub já estava bem compactado no fundo do fermentador. Acho que isso faz toda a diferença. Na verdade eu nem sabia que podia esperar tanto para inocular o fermento.

Essa situação é totalmente diferente da minha. No meu caso, eu coloquei o fermento quando o trub ainda estava dissolvido no mosto. Por isso a minha pergunta sobre o prejuízo na fermentação. A mim parecia que o trub poderia de certa forma, a medida que decantasse, arrastar o fermento também para o fundo, sobrando pouco na superfície.

Sobre a densidade, Gunther, se o trub, que é mais denso do que o mosto, foi levado para o densímetro e o trub não é açúcar fermentável, será que o cálculo do ABV não ficará comprometido? Pois o mosto estava mais "pesado" por causa do trub e não por causa da quantidade de açúcar fermentável. Quando for medir o FG, o trub não estará junto e, portanto, a cerveja ficará mais "leve" e não será por causa da transformação do açúcar em álcool.

Não sei se falei muita besteira.

Abraços.
 
Pellin,

Na experiência descrita, o fermento só foi inoculado depois de 4 horas na câmara fria. Depois desse tempo, conforme a foto, o trub já estava bem compactado no fundo do fermentador. Acho que isso faz toda a diferença. Na verdade eu nem sabia que podia esperar tanto para inocular o fermento.

Essa situação é totalmente diferente da minha. No meu caso, eu coloquei o fermento quando o trub ainda estava dissolvido no mosto. Por isso a minha pergunta sobre o prejuízo na fermentação. A mim parecia que o trub poderia de certa forma, a medida que decantasse, arrastar o fermento também para o fundo, sobrando pouco na superfície.

Sobre a densidade, Gunther, se o trub, que é mais denso do que o mosto, foi levado para o densímetro e o trub não é açúcar fermentável, será que o cálculo do ABV não ficará comprometido? Pois o mosto estava mais "pesado" por causa do trub e não por causa da quantidade de açúcar fermentável. Quando for medir o FG, o trub não estará junto e, portanto, a cerveja ficará mais "leve" e não será por causa da transformação do açúcar em álcool.

Não sei se falei muita besteira.

Abraços.

Entendi Cipriani, sua dúvida é pertinente.
E quanto ao tempo pra inocular, ultimamente ando com preguiça de resfriar até a temperatura ideal. Deixo sempre de um dia pro outro (bem fechado) na geladeira ate atingir 18° e inoculo. Nunca tive problema algum, pelo contrário, só vejo melhorias.
 
Preocupe-se com sanitização, taxas de inoculação e perfil de tempertura corretos durante a fermentação.

O resto é detalhe, e detalhe se resolve com tempo e ajustes no processo.

Eu uso sifão e levei quase todo o trub pro fermentador na primeira vez. Depois de 3 ou 4 provas eu percebi que estava tomando trub, e não cerveja. E olha que o trub tava razoavelmente bom até. =D

O trub é sedimento sólido e decanta sem alterar as taxas de alcool/açucar do mosto, por isso, **acho** que você não deve se preocupar com as medições no densímetro não.

Meus 2 centavos.
 
Pellin,

Na experiência descrita, o fermento só foi inoculado depois de 4 horas na câmara fria. Depois desse tempo, conforme a foto, o trub já estava bem compactado no fundo do fermentador. Acho que isso faz toda a diferença. Na verdade eu nem sabia que podia esperar tanto para inocular o fermento.

Essa situação é totalmente diferente da minha. No meu caso, eu coloquei o fermento quando o trub ainda estava dissolvido no mosto. Por isso a minha pergunta sobre o prejuízo na fermentação. A mim parecia que o trub poderia de certa forma, a medida que decantasse, arrastar o fermento também para o fundo, sobrando pouco na superfície.

Sobre a densidade, Gunther, se o trub, que é mais denso do que o mosto, foi levado para o densímetro e o trub não é açúcar fermentável, será que o cálculo do ABV não ficará comprometido? Pois o mosto estava mais "pesado" por causa do trub e não por causa da quantidade de açúcar fermentável. Quando for medir o FG, o trub não estará junto e, portanto, a cerveja ficará mais "leve" e não será por causa da transformação do açúcar em álcool.

Não sei se falei muita besteira.

Abraços.
Só afetaria se ficasse perfeitamente "diluído" no mosto. Não é o caso... ele é sólido, vai pro fundo.

É o mesmo que eu medir a densidade da água dentro de um balde que tem pedras no fundo. Não faz diferença.
 
Estou aproveitando esse post para mais uma dúvida, porque talvez tenha conexão com o fato de ter levado muito trub para o fermentador.

Bom, a fermentação transcorreu bem. Tentei com baldes e gelos manter a temperatura inicial perto de 18 graus. Isso durou dois dias. Depois, deixei à temperatura ambiente de 23 graus aproximadamente.

Depois de uns cinco dias a pressão no fermentador encerrou totalmente e o nível do líquido do airlock ficou equilibrado. Esse equilíbrio durou uns três dias. Notei que a pressão interna do fermentador começou a aumentar. Como meu fermentador é transparente, pude ver que a fermentação ocorria na lama (é esse o termo mais indicado?) sedimentada no fundo. A fermentação lembrava geisers explodindo nesses sedimentos e espalhando pela cerveja.

No Palmer, vi que essa fermentação pode ocorrer em alguns casos e pode trazer off-flavors para cerveja.

Decidi fazer uma trasfega para outro balde, retirando da fermentação esses sedimentos, e esperar a coisa se estabilizar. Depois, engarrafar.

Alguém tem alguma experiência sobre isso? Essa é minha terceira leva e nunca tinha acontecido antes.

Abraços.
 
Bom, a fermentação transcorreu bem. Tentei com baldes e gelos manter a temperatura inicial perto de 18 graus. Isso durou dois dias. Depois, deixei à temperatura ambiente de 23 graus aproximadamente.
Abraços.

Temperatura ambiente de 23ºC corresponde a "Nem tenho ideiaºC" na cerveja. A temperatura ambiente e a da cerveja são diferentes, e, pra nós, é a temperatura da cerveja que manda no jogo. :D

Se não leu, leia -> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404076

Na próxima, tente isso. É tosco, mas funciona bem pra mim. Já to indo pra minha terceira fermentação nesse treco e tem atendido bem.
Mudou sensivelmente a qualidade da minha cerveja sem aumentar tanto a carga de trabalho, e você vai usar o TIC depois na sua geladeira. WIN-WIN situation.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242


Sobre a transferência para um segundo balde, a não ser que você tenha motivos e objetivos específicos para isso, não é necessário, segundo o pessoal mais experiente do fórum.

Inclusive, essa *acho que vi em algum lugar* que essa orientação do Palmer já foi corrigida nas versões mais recentes do How to Brew, mas não tenho certeza. Assim como muitos, li apenas a primeira, gratuita, de 1996.

Pode deixar a cerveja fermentar toda no fermentador primário e transferir apenas na hora de envasar.

Meus dois centavos.
 
Jefferson,

O que me chamou a atenção foi a fermentação ter reiniciado e o lugar onde ela estava ocorrendo.

Para mim, não havia razão para a fermentação ter reiniciado, pois não houve aumento de temperatura e muito menos ocorrer no meio do trub.

Achei estranho e como a cerveja já havia atingido um FG aceitável, resolvi eliminar o risco dessa "fermentação na lama" trazer algum risco.
 
Cara, cuidado com esse termo FG Aceitável. Se tem açúcar fermentavel pra ser consumido, tem que deixar ser consumido, mesmo que a fg fique baixa. Faça medição de densidade por 3 dias consecutivos pra ter a certeza.
Outra coisa, essas erupções podem ser apenas CO2 residual se desprendendo. Fazer trasfega nao e muito recomendado a não ser, como citado acima, vc tenha plena certeza do motivo a fazer isso.
Abraço
 

Latest posts

Back
Top