Trocar Fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

fred3d

Member
Joined
Oct 16, 2017
Messages
9
Reaction score
2
Estou com 30l de breja fermentando, mas a geladeira está apresentando problemas com resfriamento.
Possuo outra geladeria menor, mas o fermentador não cabe nela.

É tranquilo eu trocar de fermentador?
Como procedo se for trocar de fermentador por um menor?
Transfiro tudo? Estou no segundo dia de fermentação.
Brassagem dia 14/10/2017

:confused:
 
Estou com 30l de breja fermentando, mas a geladeira está apresentando problemas com resfriamento.
Possuo outra geladeria menor, mas o fermentador não cabe nela.

É tranquilo eu trocar de fermentador?
Como procedo se for trocar de fermentador por um menor?
Transfiro tudo? Estou no segundo dia de fermentação.
Brassagem dia 14/10/2017

:confused:

O controle de temperatura é mais importante nos primeiros dias.

Dependendo da levedura que usou, em 2 dias sua cerveja terá praticamente terminado a fermentação primária. (Cervejas ALEs)

Se você conseguir manter um limite de 25c, já será o suficiente para terminar a primária e a secundária.

Meça a FG. Se estiver quase no seu alvo, nem precisa trocar.

Eu já fiz secundária fora da geladeira, em temperatura ambiente (22c~24c).
 
A cerveja é uma Lager... estou preparando uma HELLES...
Acho que a temperatura deva estar em torno de 18 graus, não tenho como medir agora
 
Acho que com 2 dias é mais arriscado você transferir do que deixar rolar... qual foi a levedura? Se for a W34/70 já vi algumas experiências(puramente empírico) que não notaram diferenças significativas com ele fermentado mais quente.

Mas como disse, se ela já atenuou mais que uns 50% do que deve atenuar, não tem muito mais o que fazer porque boa parte dos sabores são gerados no início da fermentação e essa parte já foi.

Talvez a cerveja ainda fique boa, pode precisar de mais maturação... leva a frente e aprenda com isso!
 
A cerveja é uma Lager... estou preparando uma HELLES...
Acho que a temperatura deva estar em torno de 18 graus, não tenho como medir agora

Lager sem controle de temperatura é osso...

Se estiver usando o W34/70 até suporta bem uns 12c

Acima disso, complica.

Se não tem controle preciso de temperatura, melhor fazer somente ALEs
 
O fermento que usei foi o M84 no envelope dele diz que o ideal de fermentação é entre 10-15 graus.
A geladeira voltou ao normal mas antes ela estava refrigerando pouco mas por volta de 12 graus... agora está em 9. Como fermentação é exotermica gera calor então no mosto tá em uma temperatura tranquila.

UFA...
 
Back
Top