Trasfega para priming e envase

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

borrife

Well-Known Member
Joined
Oct 23, 2014
Messages
279
Reaction score
17
Bom dia cervejeiros!


Tenho uma dúvida quanto à trasfega depois que acabar a maturação:


Trasfego pela torneira (levará fermento do fundo?) ou entornando gentilmente no outro fermentador?
 
Bom dia cervejeiros!


Tenho uma dúvida quanto à trasfega depois que acabar a maturação:


Trasfego pela torneira (levará fermento do fundo?) ou entornando gentilmente no outro fermentador?

Ou torneira ou Sifão, não entorne o fermentador pois o fermento se espalha muito fácil.

Dependendo da altura da torneira não leva quase nada de fermento.

O Auto sifão é uma ótima opção pois assim você pode retirar apenas a cerveja, sem aspirar o fermento.
 
Ou torneira ou Sifão, não entorne o fermentador pois o fermento se espalha muito fácil.

Dependendo da altura da torneira não leva quase nada de fermento.

O Auto sifão é uma ótima opção pois assim você pode retirar apenas a cerveja, sem aspirar o fermento.

provavelmente sairá uma quantidade maior na primeira torneirada, vou descartar os primeiros 200ml, o que acha?
 
provavelmente sairá uma quantidade maior na primeira torneirada, vou descartar os primeiros 200ml, o que acha?

Foi o que eu fiz na minha primeira brassagem, tirei 250 ml para medir a FG e o resto foi para o balde do priming.
 
Bom dia cervejeiros!

Tenho uma dúvida quanto à trasfega depois que acabar a maturação:

Trasfego pela torneira (levará fermento do fundo?) ou entornando gentilmente no outro fermentador?

Cara, depende da altura que tiver a tua torneira. Eu transfiro pela torneira do meu fermentador, porque tá acima o suficiente da região onde o fermento fica acumulado, assim a cerveja sai límpida.

Se não for o seu caso, faça através de sifão. NUNCA despeje a cerveja de um balde pra outro. Não é nem por causa de agitar a lama de fermento, muito pior que isso é a oxidação que vai ocorrer na sua cerveja, e sem dúvida vai acontecer se fizer dessa forma.

Abraço
 
Se tu maturação foi a frio o fermento, por causa da baixa temperatura vai estar bem compactado como uma lama densa no fundo do balde, então se tu tiver uma torneira mais ou menos dois dedos acima do fundo já não vai puxar o fermento. So tenha cuidado em não balançar o balde para não levantar fermento antes da trasfega e de preferência agite o menos possível a bebida pois o contato da cerveja com o oxigênio ira acelerar o processo de oxidação.
 
Opa!

Acredito que colocando na torneira uma mangueira de silicone que chegue até o fundo do recipiente (bombona, balde, etc) onde será feito o envase seja uma boa opção para evitar oxidação. Fazendo o descarte dos primeiros 200ml (use para medir a densidade) que o pessoal citou nas respostas.
Vou fazer assim na minha leva que esta clarificando a 0ºC no momento, espero que seja uma boa prática.
Assim não precisa comprar aqueles "auto sifões" e economiza um pouco de grana.. :ban:

[ ] 's
 
Opa!

Acredito que colocando na torneira uma mangueira de silicone que chegue até o fundo do recipiente (bombona, balde, etc) onde será feito o envase seja uma boa opção para evitar oxidação. Fazendo o descarte dos primeiros 200ml (use para medir a densidade) que o pessoal citou nas respostas.
Vou fazer assim na minha leva que esta clarificando a 0ºC no momento, espero que seja uma boa prática.
Assim não precisa comprar aqueles "auto sifões" e economiza um pouco de grana.. :ban:

[ ] 's

Eu faço exatamente dessa forma, como descreveu...
 
Opa! Bom saber!

Duvida: Em que momento você adiciona o priming?

[ ] 's
 

Latest posts

Back
Top