Torneira do fermentador entupida

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

eeduardor1

Well-Known Member
Joined
Feb 3, 2015
Messages
47
Reaction score
4
Olá Pessoal, fiz minha primeira brassagem no dia 05/03, e ontem, 17/03, já perto do fim da fermentação secundária(23ºC), fui tirar uma amostra para medir a densidade, quando a torneira entupiu, chegando inclusive a sair uma gota quase sólida de levedo.
É normal a temperaturas altas (23ºC) o trub não ficar perfeitamente decantado, podendo sair na torneira? Ou a floculação tá excessiva?

Usei 1 pacote de levedura Nottingham pra 16,5L de uma IPA com OG 1.073.

Obrigado!
 
Não estresa com isso não.

Tem muitos fatores, como altura da torneira, ela pode estar bem baixa.

Se vc realmente quer usar a torneira, deixa a torneira aberta, tampa o furo do airlock, (pode ser com o dedo mesmo) e da um empurrão na tampa para baixo, a pressão vai desentupir a torneira.
 
Não estresa com isso não.

Tem muitos fatores, como altura da torneira, ela pode estar bem baixa.

Se vc realmente quer usar a torneira, deixa a torneira aberta, tampa o furo do airlock, (pode ser com o dedo mesmo) e da um empurrão na tampa para baixo, a pressão vai desentupir a torneira.


Acho difícil ser a altura, o balde veio do Lamas BrewShop, na altura padrão, imagino eu. E vou usar a torneira mesmo, pra encaixar o tubo enchimento.
Obrigado pela dica! Vou fazer isso no fim da maturação.

Abraço!
 
Cara, totalmente normal.... já ocorreu comigo inúmeras vezes.

E não é "o trub não ficar perfeitamente decantado", é fermento.

Abraço,
 
Mas depois do cold break, esse fermento decanta?
Obrigado, mais uma vez, Guenther.
 
Dentro do fermentador, sempre há:

- Trub normal (lúpulo, etc)
- Cold break (proteínas)
- Fermento

Trub normal decanta em 1 hora ou pouco mais que isso.

Cold break decanta depois de várias horas.

Fermento já começa a decantar depois de 1 ou 2 dias em alguma quantidade, que se acumular perto da torneira, pode entupir.

Abraço,
 
Dentro do fermentador, sempre há:

- Trub normal (lúpulo, etc)
- Cold break (proteínas)
- Fermento

Trub normal decanta em 1 hora ou pouco mais que isso.

Cold break decanta depois de várias horas.

Fermento já começa a decantar depois de 1 ou 2 dias em alguma quantidade, que se acumular perto da torneira, pode entupir.

Abraço,

E quando entope qual o procedimento ?
 
Não existe um "procedimento" correto. Tem que desentupir como achar melhor, ou não desentupir.

Eu raramente uso a torneira de qualquer maneira... sempre uso sifão pra transferir, pois assim regulo quanto eu quero tirar de cerveja, até onde quero ir, etc.

Abraço,
 
Aconteceu comigo recentemente, também possuo o balde do lamas, o que aconteceu comigo foi que deixei clarificando e o fermento mais um double dry hopping de aproximadamente 250g para 25L decantou e trancou, o que fiz foi sanitizar algumas braçadeiras plasticas, abrir a torneira e enfiar ela no contra sentido, fiz isso repetidas vezes e desentupiu. Entendo o nervosismo mas vai com calma que dá.
 
Já aconteceu comigo essa situação. A solução foi ligar a mangueira na saída da torneira e sugar a sujeira. Mas fica atento porque vai começar a sair cerveja logo em seguida. Precisa estar atento para fechar a torneira.
 
Back
Top