1ª Brassagem - Pale Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jack3

Member
Joined
Jan 4, 2016
Messages
20
Reaction score
3
Fala pessoal! Blz?!

Hoje terminei o processo de engarrafamento da minha primeira brassagem e gostaria de compartilhar com vcs. Como foi a minha primeira cerveja, resolvi seguir boa parte da receita a risca.

Material
- 1.5kg Malte Pilsen
- 1kg Malte Pale Ale
- Lúpulo de amargor (não sei informar qual por que estava lacrado num saco sem nome)
- Lúpulo de aroma(não sei informar qual por que estava lacrado num saco sem nome)
- Fermento US05
- OG aguardado: 1,045-1,060 / OG obtido: 1,090
- FG aguardado: 1,010-1,015 / FG obtido: 1,027
- Quantidade de litros que deveria ter terminado: 9L
- Quantidade de litros que terminou (apos o engarrafamento): 3.6L

Mostura

Utilizei 7,5L de água mineral comprada para fazer o processo de mostura e tentei manter na temperatura de 67 graus mas tive um descuído e uma hora beirou 80 graus...desliguei o fogo e depois mantive em 67...para a fase de mash out, elevei a temperatura ate 74 graus por 10 minutos.

Antes de iniciar a lavagem e filtragem, esperei 15 minutos para que os grãos abaixassem na panela.

Lavagem/Clarificação

Coloquei um balde alimentício abaixo de onde estava a panela com o mosto e utililizando uma espécie de "copo" fui retirando o mosto para verificar se a coloração estava límpida ou não. Enquanto não estivesse limpida, ia despejando o mosto novamente na panela utilizando uma escumadeira - fiz este processo por uns 30 minutos e sempre mantive a torneira da panela de brassagem aberta..enquanto não estava enchendo o copo, o mosto ia caindo no balde.

Quando o mosto começou a sair límpido, iniciei o processo de lavagem utilizando 7,5L de água na temperatura de 76 graus. Fiz isso com quase toda a água de lavagem mas minha panela de brassagem estava com a bazooka entupindo toda hora, essa foi a parte que mais demorou por que a torneira estava entupida e saia muito pouco água.

Fervura

Despejei todo o mosto que estava no balde alimentício na panela da água de fervura e ao iniciar a fervura, adicionei o lúpulo de amargo e depois de 45 minutos, adicionei o lúpulo de aroma e a pastilha de whirfloc - a fervura durou 60 minutos. Fiz o whirpool e deixei descansar por 10 minutos.

Resfriamento

Utilizei um chiller e água corrente para resfriar o mosto até a temperatura de 20 graus. Ao colocar o chiller na água, parece que tudo que tinha se concentrado no centro através do whirpool se espalhou!

Fermentação

Utilizei um balde alimentício e o fermento sem hidratar (nas próximas, vou utilizar ele hidratado). Deixei fermentando por 6 dias na temperatura ambiente que variava de 23 graus ate 29 graus - imagino que no balde, a temperatura estava bem acima disso. Também não retirei a tampinha do airlock e ele estava borbulhando muito no primeiro e segundo dia...nos outros dias, ele não dava nem sinal de vida. Nessa fase, eu media a densidade e quando estabilizou em 1,025, retirei pra mandar pra maturação.

Maturação

Utilizei outro balde alimentício também em temperatura ambiente. Como o calor diminuiu, a temperatura se manteve entre 20-25 graus. Nessa fase, o balde ficou bem estufado.


Resumidamente, este foi todo o meu processo. Hoje engarrafei as 6 garrafas e, segundo a receita, preciso deixar elas 10 dias engarrafadas em temperatura ambiente e depois posso botar pra gelar e tomar.

Dúvidas e Erros

- Acredito que um dos pontos onde mais errei foi em não controlar a temperatura de fermentação/maturação. Para as próximas, vou comprar uma geladeira/frigobar/qlqrcoisaquerefrigere. Já comprei o controlador para utilizar nesses processos.

- Resfriamento: foi um processo muito demorado, muita água jogada fora e parecia que iria abaixar nunca. Agora estou pensando em encher uma bombona com água, gelo e sal para utilizar no processo de resfriamento. Comprei uma bomba d'água para mandar a água gelada pro chiller e devolver pra bombona. É uma idéia aceitável ou muito ruim?

- Outro ponto foi a mostura que eu fui fazer outra coisa e quando percebi, a temperatura beirava 80 graus. Isso pode ter "acelerado" o mash out?

- Experimentei a cerveja algumas vezes e o gosto estava de uma pale ale (uma bem forte kkk) só a coloração que ficou um pouco mais escura do que o esperado.

- Na fase de lavagem/recirculação, a bazooka entupia demais e isso sempre atrapalhava por que quando eu estava chegando perto de estar limpido, entupia, eu tinha mexer e começava o processo novamente. Tem alguma dica para a bazooka entupir menos ou seria melhor partir para um fundo falso?

- Pergunta besta: não tenho abridor de balde então removi o lacre de segurança deles. Posso utilizar os baldes sem os lacres de segurança em novos processos de fermentação/maturação?

- A quantidade de cerveja gerada por muito abaixo do esperado. Isso é um sinal que eu errei na quantidade de água?

Acho que é isso, pessoal. Se alguém puder citar outros pontos onde eu errei no meu relato, seria de grande ajuda.

Obrigado! :)
 
Você usou algum software para te auxiliar na receita? Pelo que parece, você teve alguns problemas com a questão da água. Pelo pouco que sei, a relação entre Litros de água por kilo de malte deve ser de 2.5 a 3.0. Já a água usada na recirculação deve ser 1,5 da água utilizada na mostura. Pelo menos assim, acredito que você já terá uma idéia.

Além disso, o que poucas pessoas falam, mas que faz uma diferença enorme (pelo menos pra mim) é a medição da densidade pré-fervura. Eu transfiro pra panela de fervura líquido suficiente para alcançar essa densidade.
 
Eu comecei da mesma maneira com levas de 10 litros e sem geladeira, incrivelmente ficou boa a cerveja. Tem vários pontos que podem ser melhorados sim.

- temperatura de fermentação controlada, isso faz toda diferença. E no seu caso baixou a temperatura pra 20 pra inocular o fermento, mas depois deixou a temperatura ambiente mais alta. A moral de resfriar a cerveja é chegar na temperatura aproximada que você programou pra fermentar e depois mantê-la.

- resfriamento como você usa panelas pequenas pode até usar um balde com água e gelo e colocar a panela, ajuda bastante. Mas faça como você achar melhor, não tem mistério. Aproveitando o embalo eu faria o whirpool depois de resfriar e remover o chiller de imersão, então faça e não mexa. Espere uns 15 min pra decantar e depois passe pro fermentador.

- na recirculação/ clarificação que vem antes da lavagem, não importa o tempo que leve mas sim que fique da maneira que você quer, bem clarificada e depois não mexa nos grãos pra não ter que fazer tudo de novo. Reveja sua bazuca se está entupindo.

- pro balde até uma chave de fenda ajuda na hora de abrir. Não precisa retirar o lacre.

Tem mais conselhos que posso dar, mas tenho que trabalhar agora ehehe depois eu volto, vale lembrar que são dicas com base pessoal minha, legal é você pesquisar mais todos esses pontos e achar o que fica melhor pra você, abraço.
 
Você usou algum software para te auxiliar na receita? Pelo que parece, você teve alguns problemas com a questão da água. Pelo pouco que sei, a relação entre Litros de água por kilo de malte deve ser de 2.5 a 3.0. Já a água usada na recirculação deve ser 1,5 da água utilizada na mostura. Pelo menos assim, acredito que você já terá uma idéia.

Além disso, o que poucas pessoas falam, mas que faz uma diferença enorme (pelo menos pra mim) é a medição da densidade pré-fervura. Eu transfiro pra panela de fervura líquido suficiente para alcançar essa densidade.

Não utilizei, apenas segui a receita que veio junto do kit! Depois que terminei de fazer, eu vi isso no livro do Palmer. Não vai mais ter este erro na próxima leva! :)
 

Latest posts

Back
Top