Primeira Brassagem - IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Pessoal, gostaria de dividir que nesse Sábado fiz minha primeira brassagem.

Foi um clone da Punk IPA da Brewdog, cerveja bem lupulada. Fizemos tudo para chegarmos em uma leva de 10 litros no fermentador, mas ficou um pouco menos do que isso.

Alguns pontos importantes:

- Início muito bom, durante o preparo do mosto a temperatura se manteve constante nos 60 minutos, caiu apenas 2 graus no total. Adicionamos a água a 75, temperatura ficou em 69 após os grãos e terminou nos 67 no fim.
- A circulação ocorreu tranquilamente, circulamos por 30 minutos e deu para notar a diferença no líquido.
- Fizemos Fly Sparge e surgiu minha primeira dúvida. Devemos também circular a água do sparge ou apenas colocamos a água e já transferimos para a panela de fervura? O que eu fiz foi: recirculei, depois de 30min transferimos esse mosto para a panela de fervura, quando ficou 1 dedo de água acima da cama de grãos fechamos a torneira e começamos o sparge, colocamos a água aos poucos mas transferimos direto para a panela de fervura, não recirculamos essa água.
- Medimos a Densidade para termos uma idéia e ficou em 1039, muito próximo do que a receita estimava antes da fervura
- Ponto negativo: esquecemos do teste do iodo, que deveria servir como teste para essa nossa primeira leva
- Fervura: ponto positivo para nosso fogão de alta pressão, pois a fervura levantou rapidamente e foi muito intensa, bonito de ver. Foram 3 adições de lúpulo e ocorreu tudo certo.
- Ponto negativo: Whirlpool…assim que a fervura acabou comecei o whirlpool, fiz por alguns minutos…mas depois vi que não funcionou direito.
Daqui para frente o processo ficou um pouco complicado. Fizemos em uma chácara, muita chuva, e muito vento, tava muito propício para uma contaminação.
- Resfriamento do mosto: ponto muito negativo. Como a leva era pequena, decidimos esfriar em um tanque com gelo, nessa movimentação da panela mexemos demais e isso acabou por perturbar toda a sedimentação. Sem contar de que enquanto a panela estava no tanque, pingaram umas 2-3 gotas de água…estou com medo que tenha contaminado.
- Em uns 30 minutos chegamos em 20 graus e transferimos para o fermentador…MUITO sedimento foi junto, para mim esse foi o processo em que tivemos mais dificuldades…fiquei desapontado.
- Chacoalhei o balde por uns 4-5 minutos, temperatura em 20 graus e inoculei o fermento. Ponto negativo: esquecemos de hidratar.
- Ontem fui um dia frio onde estavamos, inoculamos o fermento perto das 18 horas e às 20 a temperatura ambiente desceu para 17 graus.
- Hoje transportamos o fermentador para nossa casa, a temperatura do quarto onde está o balde está em 19 graus. Hoje, 20 horas, e o airlock está borbulhando legal.

É isso pessoal, muito para melhorar para nossa próxima brassagem:

- Vamos fazer um chiller de imersão, acho que vai ajudar a esfriar rápido e também evitar movimentar a panela demais.
- Provavelmente teremos nossa geladeira com controle de temperatura e poço térmico para a fermentação, vai ajudar bastante.
- Me arrependi de fazer levar de 10 litros…faremos de 20 litros na próxima
- Esquecemos de medir a densidade depois da fervura…faz parte.

No mais, nos divertimos demais e prontos para a próxima!

Abraços.
 
Pessoal,

apenas um update. Essa leva foi engarrafada no último domingo e agora está carbonatando.

A temperatura de fermentação deixou bastante a desejar, mas mesmo assim o gosto está muito bom. Infelizmente não "pegou" aquele aroma carregado de lúpulo que eu esperava. A cerveja atenuou legal e a FG ficou muito próxima do esperado.

Algumas lições importantes que eu tiro:

- Ter calma. Eu fiquei paranóico e checava o airlock a cada 30 minutos. Cheguei até a tirar o airlock por alguns segundos para dar uma espiada dentro do balde
- Fazer cerveja dá trabalho, então não quero mais fazer levas de 10 litros, a partir de agora no mínimo 20 litros. Toda vez que eu tinha que tirar 250ml para medir a densidade me dava um ruim de pensar que era um copo a menos de cerveja
- Investir em equipamento. Fiz o resfriamento dentro de um tanque mas já adquiri um chiller de imersão. A fermentação também foi na loucura, e já comprei uma geladeira para as próximas levas. A patroa queria uma nova porque a nossa de casa já está bem surrada então fiz moral em casa comprando uma nova e a véia vai pra cerveja
- Se divertir! Cada processo, desde a brassagem com a família junto fazendo um churrasco até o engarrafamento, nos divertimos demais e com certeza é um hobby que eu e minha esposa vamos levar para frente
- Se você pensa que fazendo cerveja em casa você vai comprar menos...errado...pelo menos para mim. Agora to provando várias para entender a nuance de cada uma dentro do seu estilo, tentando desenvolver os sentidos para quando fizer a minha eu poder comparar

E é isso! Semana que vem abro a primeira para provar!
 
Pessoal,

Algumas lições importantes que eu tiro:

- Ter calma. Eu fiquei paranóico e checava o airlock a cada 30 minutos. Cheguei até a tirar o airlock por alguns segundos para dar uma espiada dentro do balde

Acho que é porque foi a primeira. Uma coisa boa desse nosso hobby é que ajuda a desenvolver a paciência também.

- Fazer cerveja dá trabalho, então não quero mais fazer levas de 10 litros, a partir de agora no mínimo 20 litros. Toda vez que eu tinha que tirar 250ml para medir a densidade me dava um ruim de pensar que era um copo a menos de cerveja

Concordo plenamente! Acho que nem vale à pena começar com equipamento para 5 litros (o que não foi o seu caso). Dá trabalho e leva bastante tempo para ficar pronta, para no final dar uma meia dúzia de garrafas só.

Eu faço entre 20 3 30 litros. Não fico tirando amostra para acompanhar a gravidade. Deixo pelo menos umas duas semanas ou mais antes de tirar alguma amostra.

Depois que você já tiver feito algumas levas (e tiver já um "estoquinho" de cerveja sua para ir bebendo), fica mais fácil esperar.

- Investir em equipamento. Fiz o resfriamento dentro de um tanque mas já adquiri um chiller de imersão. A fermentação também foi na loucura, e já comprei uma geladeira para as próximas levas. A patroa queria uma nova porque a nossa de casa já está bem surrada então fiz moral em casa comprando uma nova e a véia vai pra cerveja

A geladeira vai te facilitar muito a vida!

- Se divertir! Cada processo, desde a brassagem com a família junto fazendo um churrasco até o engarrafamento, nos divertimos demais e com certeza é um hobby que eu e minha esposa vamos levar para frente

Isso é o mais importante!

- Se você pensa que fazendo cerveja em casa você vai comprar menos...errado...pelo menos para mim. Agora to provando várias para entender a nuance de cada uma dentro do seu estilo, tentando desenvolver os sentidos para quando fizer a minha eu poder comparar

Comigo foi a mesma coisa. Agora, antes de brassar algum estilo, procuro comprar algumas garrafas de diferentes marcas daquele estilo, para ter uma base sobre o que quero alcançar.

E é isso! Semana que vem abro a primeira para provar!

Parabéns pela Cerveja!!
 
Aí ta a fera! Ficou bonita, como eu disse, o gosto deixou um pouco a desejar pelos vários erros na fermentação, mas mesmo assim melhor que muita porcaria por aí!
 

Attachments

  • IMG-20150316-WA0006.jpg
    IMG-20150316-WA0006.jpg
    95.7 KB · Views: 117
Back
Top