Tipo de Laranja para Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

franciscoalbu

Well-Known Member
Joined
Aug 2, 2015
Messages
49
Reaction score
4
Boa tarde galera,

Estou para fazer uma witbier mas como nunca fiz uma antes gostaria de saber de quem já fez uma qual laranja usou e qual foi o resultado obtido.

Abraço!
 
Eu usei a que tinha em casa, era uma laranja de umbigo (ao menos é o nome aqui no sul), excelente aroma. Eu usaria a que tivesse em mãos mesmo, de preferência um pé plantado em casa sem agrotóxicos.
 
Eu usei a que tinha em casa, era uma laranja de umbigo (ao menos é o nome aqui no sul), excelente aroma. Eu usaria a que tivesse em mãos mesmo, de preferência um pé plantado em casa sem agrotóxicos.
Se eu não me engano essa é a mesma que a laranja Bahia. Fiz a cerveja hoje, assim que ver o resultado posto aqui.
 
Já usei raspas de laranja do céu (sem a parte branca) em uma American Wheat e gostei bastante do resultado.
 
Usei limão siciliano e achei enjoativa. Usei lima da pérsia e achei pouco marcante. Em resumo, acertar a quantidade é mais importante do que que tipo de laranja usar, na minha opinião. Neste caso, eu acho que é só testando mesmo.
 
Pessoa, a cerveja ficou pronta e ficou muito boa! O aroma de Laranja está presente, sem ser enjoativo. No gosto ela está bem suave, ficou excelente!
 
Pessoa, a cerveja ficou pronta e ficou muito boa! O aroma de Laranja está presente, sem ser enjoativo. No gosto ela está bem suave, ficou excelente!

Quantas gramas de casca de laranja você utilizou? De quanto foi sua leva? 20 litros?
 
Quantas gramas de casca de laranja você utilizou? De quanto foi sua leva? 20 litros?
Utilizei 25g, adicionados nos 5min finais de fervura. Leva de 20L.
Dividi o lote em 2, um a maturação foi curta, de 3 dias. O segundo lote engarrafei tem 2 dias, vamos ver se o resultado desse segundo lote vai ser ainda melhor.
 
o que mais gostei foi Lima da Pérsia. 40g de casca para 20L ficou uma proporção boa (pra mim).
Isso dá em média 10 limas. Recomendo comprar as mais firmes, pois a casca é muito fina e a parte branca é bem amarga.
 
Minha ultima foi com casca de bergamota (tangirina, mixirica, e por ai vai). Usei 40g de casca tirada com aquele descascador de batata que parece um T, só tira a parte superficial da casca e nem chega perto da parte branca (que d[a amargor). ficou especial. Um colega alemão bebeu e falou que ficou melhor que a Hoegaarden
 
Minha ultima foi com casca de bergamota (tangirina, mixirica, e por ai vai). Usei 40g de casca tirada com aquele descascador de batata que parece um T, só tira a parte superficial da casca e nem chega perto da parte branca (que d[a amargor). ficou especial. Um colega alemão bebeu e falou que ficou melhor que a Hoegaarden
Que legal, estou pensando em usar desse jeito, queria só te fazer duas perguntas, em quantos litros você usou essa quantidade de raspas e quais rampas de temperatura você usou.Muito obrigado :mug:
 
Que legal, estou pensando em usar desse jeito, queria só te fazer duas perguntas, em quantos litros você usou essa quantidade de raspas e quais rampas de temperatura você usou.Muito obrigado :mug:


Eu usei Limão siciliano (2) + laranja bahia (2) + Lima (1)

1g por litro traz o aroma cítrico, porém não fica tão evidente...

Se quiser pode aumentar um pouco para 1,2g por litro..ir testando e tal...

Particularmente com 1g/L me agradou bastante, porém eu aumentaria um pouquinho somente...

Usei nessa proporção...

O Coentro usei 20g para 27 litros e ficou excelente, pois dá um toque aromático sem ficar demasiado...

Para a minha Wit fiz uma parada proteica de 10 min a 50ºC e mosturei a 67ºC

Lembrando que a proteica só é necessário quando se usa não maltados em quantidades consideráveis... Eu costumo fazer somente qd eh acima de 15% de não maltados...

Usei o fermento T-58 que não atenua tanto, deixando um certo dulçor...

Na próxima porém, eu mosturaria a 66ºC para ficar com um pouco menos de corpo...
 

Attachments

  • Capturar.PNG
    Capturar.PNG
    46.6 KB · Views: 156
Back
Top