teste de iodo modificado ?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThadeuPenna

Well-Known Member
Joined
Jan 27, 2014
Messages
223
Reaction score
67
Neste final de semana fiz uma brassagem que pedia 90 minutos de sacarificação. Fiz uns testes de iodo usando mais gotas de mosto para uma gota de iodo. Mesmo quando a primeira gota de mosto dava negativo para amido, a segunda, terceira, etc. davam positivo (à medida que o tempo passava). Claramente existe um limiar de detecção de amido pelo iodo (não sou químico, portanto só se tornou óbvio depois que fiz os testes). Usando o refratômetro, não é lá muito preciso, consegui uns 3 ou 4 pontos na gravidade pré-fervura, indo da primeira para a terceira (não confiem muito, foi um experimento mal controlado). A minha questão é : o quanto ganhamos se pararmos o mash na segunda, terceira, etc. gota ? Isto poderia ser um teste de iodo mais simples: ver em que gota muda de cor, ao invés de usar uma gota só.
 
Neste final de semana fiz uma brassagem que pedia 90 minutos de sacarificação. Fiz uns testes de iodo usando mais gotas de mosto para uma gota de iodo. Mesmo quando a primeira gota de mosto dava negativo para amido, a segunda, terceira, etc. davam positivo (à medida que o tempo passava). Claramente existe um limiar de detecção de amido pelo iodo (não sou químico, portanto só se tornou óbvio depois que fiz os testes). Usando o refratômetro, não é lá muito preciso, consegui uns 3 ou 4 pontos na gravidade pré-fervura, indo da primeira para a terceira (não confiem muito, foi um experimento mal controlado). A minha questão é : o quanto ganhamos se pararmos o mash na segunda, terceira, etc. gota ? Isto poderia ser um teste de iodo mais simples: ver em que gota muda de cor, ao invés de usar uma gota só.

Cara, muitas vezes quando eu uso alguns cereais não maltados meu teste de iodo dá positivo, mesmo pré-gelatinizando o amido, fazendo longas sacarificações, etc... mesmo o mosto estando com aparencia, cheiro e gosto de completamente convertidos, o iodo acusa amido. Não sei como isso ocorre, já conversei com outros cervejeiros que gostam de usar cereais diferentes na cerveja e experienciam isso com frequencia também.

Nesses casos então, eu aconselho vc a confiar mais na aparencia do mosto e no tempo de sacarificação, do que no teste do iodo.

Primeira vez que isso aconteceu comigo acho que foi numa light lager, usando algo como 10% ou 15% de arroz. Fiquei meio apavorado, mas no final a cerveja ficou muito atenuada e completamente cristalina (só no lagering) o que mostra que não tinha amidos lá, mesmo o teste acusando. :confused:
 
Back
Top