teste de intensidade da fervura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Marco_SP

Well-Known Member
Joined
Feb 15, 2018
Messages
51
Reaction score
5
Salve cervejeiros

Gostaria de uma opinião de vcs sobre minha panela elétrica

Segui a sugestão que li aqui mesmo e comprei uma resistência de 3.000 W para 30 L (1 KW para cada 10 L )

Hoje fiz o teste e o gravei o video da fervura:

https://youtu.be/5yr5NCSs8fo

Pelas imagens vcs acreditam que estou obtendo uma fervura suficientemente intensa?

A pergunta é pq meço a resistência em 19 ohms

corrente = tensão / resistência => 220 / 19 = 11.6 A

potência = tensão X corrente => 220 x 11.6 = 2.552 W

Portanto, estou pensando se a resistência veio de fato com os 3.000 W que eu comprei...
 
Pelo vídeo, na minha opinião não está a fervura mais intensa mas acho adequado. Existem teorias sobre fervuras mais ou menos intensas que não vou entrar no mérito.

Realmente já vi comentários que as resistências não chegam à potência denominada, mas não tenho conhecimento técnico pra dizer o pq.

A única coisa que notei é que a panela está muito cheia e tem um risco grande de boil over. Você dimensionou os fios? se a resistência for 220 o recomendado é bitola >=1.5mm

Abs! :mug:
 
valeu @Saba

os fios são de 4mm, superdimensionei pra não ter que refazer a instalação no caso de um upgrade

busco mesmo uma fervura "suficientemente intensa", ou seja, sem exageros

para esse teste usei água até o limite teórico da panela, numa brasagem real provavelmente vou descer o nível do líquido em uns 2 cm

Cheers ! :mug:
 
Salve cervejeiros

Gostaria de uma opinião de vcs sobre minha panela elétrica

Segui a sugestão que li aqui mesmo e comprei uma resistência de 3.000 W para 30 L (1 KW para cada 10 L )

Hoje fiz o teste e o gravei o video da fervura:

https://youtu.be/5yr5NCSs8fo

Pelas imagens vcs acreditam que estou obtendo uma fervura suficientemente intensa?

A pergunta é pq meço a resistência em 19 ohms

corrente = tensão / resistência => 220 / 19 = 11.6 A

potência = tensão X corrente => 220 x 11.6 = 2.552 W

Portanto, estou pensando se a resistência veio de fato com os 3.000 W que eu comprei...
Marco, beleza?
Com relação ao seu cálculo de potência não se esqueça que 3000W é valor nominal, ou seja,vai ter perda ai, em calor, som, etc.

Abrax

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
olá @sakatrappa

essa relação sugerida de 1.000 W para cada 10 L de mosto, para obtenção de uma fervura suficientemente intensa, é (se entendi corretamente) empírica, ou seja, baseada na experiência dos cervejeiros. Portanto, acredito que eventuais perdas já estejam implicitamente consideradas, apesar é claro de haver uma variação considerável de eqpto para eqpto.

Abraço
 
Depois assista a este vídeo:


[ame]https://www.youtube.com/watch?v=qcRrW0U5vwk[/ame]


A partir do lvl 3 já faz o serviço

abs
 
obrigado @bbhv

eu tenho impressão de que a minha fervura no teste esteve em 3+, mas como a viscosidade do mosto é maior que da água, fico meio sem parâmetro pelo aspecto do líquido fervendo... acho q o jeito vai ser testar mesmo.

abraço! :mug:
 
salve cervejeiros

passando apenas para confirmar que constatei, na 1a brassagem elétrica, que a resistência 220 V de 3.000 W nominais (19 ohms medidos) apresentou ótimo desempenho de fervura na panela de 30 L, inclusive provocando um "quase" boil-over devido à formação de espuma (que previni desligando momentaneamente a resistência, removendo com espumadeira, e ligando em seguida)

abraço à todos :mug:
 
olá @sakatrappa

essa relação sugerida de 1.000 W para cada 10 L de mosto, para obtenção de uma fervura suficientemente intensa, é (se entendi corretamente) empírica, ou seja, baseada na experiência dos cervejeiros. Portanto, acredito que eventuais perdas já estejam implicitamente consideradas, apesar é claro de haver uma variação considerável de eqpto para eqpto.

Abraço

Até mesmo por influências externas. Faz diferença colocar pra ferver num ambiente de 35 ou 10ºC, se está num lugar fechado ou aberto com vento etc.
 
Back
Top